Darwinia (Robert Charles Wilson)

Cerridwen
Edição Única

Darwinia (Robert Charles Wilson)

Postby Cerridwen » 07 Oct 2009 11:59

Darwinia
Robert Charles Wilson

Image

Editora: Saida de Emergência
Colecção Bang!
Título Original: Darwinia
ISBN: 9789896371494
Núm. páginas: 320
Géneros: Romance Histórico, Fantasia

Vencedor do Philip K. Dick Award.

Sinopse: «Em 1912, a História, tal como a conhecemos, foi mudada pelo Milagre. De um momento para o outro o Continente Europeu desaparece misteriosamente e é substituído por uma estranha terra de monstros antediluvianos e florestas infernais conhecida por Darwinia. Para uns, o Milagre é um acto de retribuição divina; para outros, a oportunidade de formar um novo império. Guilford Law, um rapaz de catorze anos, testemunhou o Milagre na forma de estranhas luzes no céu sobre o oceano. E anos depois abandona a América, governada por fundamentalistas religiosos, determinado a viajar para Darwinia e explorar os seus mistérios. Junta-se a uma expedição como fotógrafo que sobe o Reno e penetra finalmente nas profundezas ocultas do continente.

Mas o que Guilford vai descobrir está muito para lá do que poderia imaginar. O que começa como uma aventura e se transforma numa luta pela sobrevivência, termina com a derradeira revelação do destino da Humanidade no Universo.»

"Wilson é um escritor que estimula a mente do leitor. Quando pensamos que sabemos para onde ele vai, encontramo-nos num sítio completamente diferente." - Robin Hobb

Leitura de um excerto do livro

Thanatos
Edição Única

Re: Darwinia

Postby Thanatos » 07 Oct 2009 14:41

Se é que a minha opinião possa interessar a alguém eu recomendo vivamente este livro.

A acrisalves no seu blog escreveu uma crítica. Os defeitos que ela lhe encontrou (ler o final da mesma) não o foram para mim, antes pelo contrário.

Porque é que ficou classificado como romance histórico e fantasia é que para mim é um enigma, mas o pessoal do marketing da SdE deve saber alguma coisa que eu desconheço.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Oct 2009 14:49

Cerridwen wrote:De um momento para o outro o Continente Europeu desaparece misteriosamente e é substituído por uma estranha terra de monstros antediluvianos e florestas infernais conhecida por Darwinia.

:blink: :biggrin:

A proposta parece estimulante. O título do livro também é apelador. Ou pelo menos bonito.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Oct 2009 14:54

Thanatos wrote:A acrisalves no seu blog escreveu uma crítica. Os defeitos que ela lhe encontrou (ler o final da mesma) não o foram para mim, antes pelo contrário.

Rascunhos wrote:E é exactamente no excesso de imaginação que a história peca – algumas das premissas são demasiado surreais e seguem um caminho demasiado abstracto.

Estou a ficar deveras interessado.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 07 Oct 2009 14:58

Eu gostei, mas a meio pensei WTF. Pois, se existe algo que, a meio da leitura, me faz parar, distanciar do texto e ter esse pensamento, é excessivo :wink:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 07 Oct 2009 15:04

Thanatos wrote:Se é que a minha opinião possa interessar a alguém eu recomendo vivamente este livro.

Para mim interessa e muito, e lamento que tão poucas vezes tenhamos noticias sobre o que tens lido e as tuas opiniões.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Oct 2009 15:15

acrisalves wrote:Eu gostei, mas a meio pensei WTF. Pois, se existe algo que, a meio da leitura, me faz parar, distanciar do texto e ter esse pensamento, é excessivo :wink:

Acontece-me poucas vezes, mas quando acontece normalmente é bom sinal.

E é ainda mas raro fora da Ficção Científica. A leitura do Diaspora, por exemplo, originou estranhezas destas a pontapé. Ainda quero ver se escrevo qualquer coisa a propósito desse livro. Só para ficar aqui um registo.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 07 Oct 2009 15:18

Samwise wrote:
acrisalves wrote:Eu gostei, mas a meio pensei WTF. Pois, se existe algo que, a meio da leitura, me faz parar, distanciar do texto e ter esse pensamento, é excessivo :wink:

Acontece-me poucas vezes, mas quando acontece normalmente é bom sinal.

E é ainda mas raro fora da Ficção Científica. A leitura do Diaspora, por exemplo, originou estranhezas destas a pontapé. Ainda quero ver se escrevo qualquer coisa a propósito desse livro. Só para ficar aqui um registo.

Fico à espera ! Já vi por aí o livro.

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 26 Nov 2011 13:26

Acabei ontem à noitinha de ler o Darwinia e tive que vir deixar a minha opinião antes que me passe o efeito do deslumbramento. Porque foi mesmo assim que me senti quando o acabei: completamente deslumbrada.

Entrei na leitura sem grandes expectativas. Ou melhor, estava a contar com qualquer coisa de história alternativa, e, efectivamente, é assim que começa: em 1912 todo o mundo assiste a um fenómeno inexplicável que se lhes assemelha a uma aurora boreal. Todo o mundo, excepto a Europa, para quem o fenómeno é desaparecer para sempre e surgir, em lugar da civilização, uma floresta povoada de flora e fauna estranhos (e, pela sua maioria, mortais). Este acontecimento confunde todos os cientistas e académicos, e passa a ser denominado O Milagre, e assumido como prova irrevogável do Criacionismo. Os Darwinistas caem em desgraça na sociedade e o novo continente é ironicamente apelidado de Darwinia.
Fast-forward até 1920. Dos EUA parte uma expedição rumo a Darwinia, pelo Reno até Bodensee e depois atravessando os Alpes, para desbravar um continente que até então tinha frustrado todas as anteriores tentativas de exploração. Nela vai Guilford Law, fotógrafo fascinado pelo Milagre desde pequeno. A partir daqui, a história segue contornos de uma aventura pulpesca, com exploradores a enfrentar o desconhecido e as adversidades. Pelo meio vamos sabendo o que se passa com a esposa e a filha de Guilford, que foram deixadas numa Londres-em-construção, e com Elias Vale, um homem em constante contacto com uma entidade que ele identifica como um deus, e que lhe permite comunicar com os mortos como pretexto para se aproximar de personalidades influentes no meio científico e político americano.

Assim, logo à partida, aquilo que eu pensava ser um romance de história alternativa revelou-se desdobrado também em aventura e qualquer coisa de sobrenaturalesco. De repente, a meio do livro, a história abandona as personagens e levamos com um banho de ficção científica, para depois retornarmos ao "normal". Mas depois dessa exposição, embora a história continue na mesma, nós, enquanto leitores informados, começamos a vê-la com contornos completamente diferentes. E a história alternativa, a aventura, o sobrenatural e a ficção científica fundem-se lentamente na narrativa e culminam numa muito literal (mas nada tradicional) batalha Bem vs. Mal.
O efeito que esta mélange teve em mim é difícil de descrever. Só consigo dizer que adorei a mistura, e o derrubar de expectativas, e o proverbial arrancar do tapete debaixo dos pés, e a estranha ligação entre eventos que nos fazem pensar "ah!".

A única coisa negativa que levo deste livro é que, uma vez lido, spoila as futuras releituras :P .

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Nov 2011 13:31

Sofiushka wrote:A única coisa negativa que levo deste livro é que, uma vez lido, spoila as futuras releituras :P .

Infelizmente, há muitos livros que partilham deste defeito... :mrgreen:

Já me havia esquecido disto, e voltei a ficar com interesse "em cima". :)

Bubbles
Livro Raro

Re: Darwinia (Robert Charles Wilson)

Postby Bubbles » 05 Dec 2011 14:38

Sofiushka, obrigada pela critica! Darwinia vai direitinha para a wishlist :tu:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Return to “Autores U - Z”