The War of the Worlds - A Guerra dos Mundos - H. G. Wells

Samwise
Realizador

The War of the Worlds - A Guerra dos Mundos - H. G. Wells

Postby Samwise » 05 May 2005 10:22

Sendo um dos primeiros clássicos literários do género "Ficção científica", este livro foi escrito e publicado em finais do século 19 (?!).
Lê-lo agora, pela primeira vez, retira-lhe algum do impacto com que de certeza foi recebido na época. Mas não lhe retira qualquer valor. Continua a ser uma obra potente, audaciosa e, sobretudo, imaginativa. É verdadeiramente curioso e aprazível ler o livro.
Narra a história de uma invasão marciana (extraterrestres vindos de Marte, portanto) que tem como intuito encontrar um planeta habitável que contenha recursos utilizáveis. Como recursos utilizáveis entenda-se comida, ou seja, nós os humanos.
A abordagem utilizada faz jus o título da obra. Trata-se exactamente de uma guerra entre mundos. A nossa tecnologia contra a tecnologia dos invasores. É uma abordagem completamente belicista, expondo, por vezes de maneira brutal, os efeitos catastróficos de uma verdadeira guerra.
É claro que as tentativas dos humanos passam por ridículas face ao poderio tecnológico muito mais avançado das forças invasoras. Como se diria em americano: "We get our asses kicked!".
A obra é, no contexto global, uma crítica feroz aos efeitos que a humanidade tem sobre o meio ambiente e sobre as espécies animais, que trata barbaramente. No livro a nossa posição na cadeia alimentar desce um degrau. Passamos de predador a presa. Aqui e ali, na narração do livro, encontramos esta ideia mais explicita, através da voz de alguns personagens.
Não faltam as descrições pormenorizadas da fisionomia dos marcianos (que são uma delícia de ler) e da forma como o choque atmosférico a atinge.

Um grande clássico num pequeno texto...

Aguardam-se neste momento as duas mais recentes adaptações da obra ao cinema.
Uma delas foi realizada por Steven Spielberg e conta com Tom Cruise no principal papel. É uma revisão modernista da obra. Passa-se nos nossos dias.

http://www.imdb.com/title/tt0407304/
http://www.waroftheworlds.com/

A outra, que muita gente nem sabe que existe, é mais fiel ao conto original. Está catalogada como a primeira adaptação autêntica do conto original.

http://www.imdb.com/title/tt0425638
http://www.pendragonpictures.com/WOTWKEY.html

Estou com enorme curiosidade em ver as duas!

Para mais informações sobre este livro vejam, aqui mesmo no separador "Sci-Fi", o texto nos "100 melhores romances de FC". :P

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Re: The War of the Worlds - A Guerra dos Mundos

Postby Thanatos » 05 May 2005 10:39

A segunda adaptação "mais fiel" é tão má, mas tão má que não admira que seja tão obscura. :)

Entretanto pode-se referir a adaptação dos anos 50 pela mão de George Pal e Byron Haskins que embora mova a acção para os USA e faça dos trípodes OVNIS entre outras barbaridades é, à distância destes 50 anos, uma pérolazinha do cinema série B.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 May 2005 18:12

É assim tão má????

O trailer deixou-me com água na boca....

Eu vi a tal versão de 1950... acho que a preto e branco... mas só me lembro da parte final.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 05 May 2005 18:23

Samwise wrote: É assim tão má????

O trailer deixou-me com água na boca....

Eu vi a tal versão de 1950... acho que a preto e branco... mas só me lembro da parte final.

Sam

É assim tão má????

Não, é pior ainda :twisted: Mas depois logo vês. Só para te dar um cheirinho digamos que Red Dwarf e o Dr Who têm melhores efeitos. <_<

Há muitos anos que este projecto andava a fazer as rondas dos estúdios e lembro-me até de ver os storyboards e designs de produção na SFX. Infelizmente parece que conseguiram dinheiro para terminar o filme. :wacko:

Hummmm a versão que eu vi em DVD é a cores. Mas pode ter sido colorido. No IMDB diz que é Technicolor e black and white. Tenho de investigar.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 06 May 2005 12:17

Também vi esse filme e era a preto e branco. Arranjei uma gravação antiguinha em VHS da RTP1.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 May 2005 12:43

Sim!

A versão que eu vi foi na RTP... para aí há uns vinte anos. Eu era mesmo muito puto! Na altura fiquei horrorizado com o filme! Era mais forte que um filme de terror!

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 May 2005 12:56

E existem imensas fotos do DVD a cores... vai pelas external reviews.

Eu penso que o filme saiu a cores e a preto e branco. Na altura as TVs não eram a cores e assim era mais fácil «vender» o produto para syndication. Mas isto sou eu a falar de cor. Continuo a investigar mas as fontes pouco ou nada referem sobre a cor do filme.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Jun 2005 17:57

http://www.apple.com/trailers/paramount/waroftheworlds/

Estou completamente babado!!!!

Vejam o trailer principal em Full-Screen....!

Spielberg does it again. O filme que mais quero ver este ano!

SamW

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 20 Jun 2005 18:40

ThUnDDeR wrote: Outro que também quero ver mas ainda vou ter que esperar bastante é As Crónicas de Nárnia que vai sair neste Natal. Tive a ver os teasers e fiquei boquiaberto, apesar de nunca ter lido a saga de C. S. Lewis

:cry: eu queria ler isso..... mas ainda não comprei :cry:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Aug 2005 10:52

Nesta semana de férias desforrei-me... quatro idas ao cinema!

Duas enormes decepções ("Star Wars III" e "Batman Begins"), uma confirmação pela negativa ("Dark Water") e um grande filme... este mesmo: "War of the Worlds"!

Gostei e de que maneira! A adaptação e modernização da história está fabulosa. As interpretações são todas (sem excepção) de grande nível e os efeitos especiais... Wow!

Um 9 em 10! Acho que ajudou eu ter lido o livro há uns meses atrás...

SamW

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 06 Sep 2005 15:55

Eu acabei hoje de ler este livro :mrgreen: É simplesmente... arrepiante!

Acho que nunca me custou tanto ler um livro como este. Não por ser mau, longe disso! É que está tão bem escrito que dá arrepios :stars: As descrições do pânico e da fuga dos humanos, a sensação de impotência perante a invasão, o sermos relegados para "pequenas formigas"...

É realmente excelente, e para mais, faz-nos pensar ;)
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Sep 2005 18:38

Agora imagina este livro há um século atrás... As pessoas daquela época a lerem essas descrições de que falas. Mesmo arrepiante!
E não sabiam que havia um género lietrário chamado "SCI-FI"... :lol: (talvez tivesse sido bom para o TRiiAd ter vivido nessa época... lia tudo e mais alguma coisa e não refilava :P )

SamW

Return to “Autores U - Z”