VOLLUSPA - Antologia de Contos de Literatura Fantástica

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
shadow_phoenix
Dicionário

Re: VOLLUSPA - Antologia de Contos de Literatura Fantástica

Postby shadow_phoenix » 04 Dec 2011 13:46

Lady Entropy wrote:10) O Último - Joel Pulga
Gostei muito. Partilha o pódio com o do Álvaro para melhor conto da Antologia. Ao contrário do A Máquina, não perde muito tempo a expor informação, e comecei a gostar do conto desde o inicio -- ao contrário do do Álvaro que demorou um bocado a convencer-me. A personagem principal é a minha favorita da antologia, o tipo de personagens que adoro, o velho e último guerreiro, isolado -- e que escolhe um fim em grande em vez de se encolher num canto e esperar pelo seu destino.
O setting é tão... abruptamente diferente que torna o velho guerreiro ainda mais destacado, mais perdido, logo, aguçou logo o meu interesse.
Boa história, devidamente épica com bom plot twist, personagem principal que é o melhor que a história tem, e bom setting.
Trio perfeito.
Nota: :bow: (Adorei! Recomendado!)

Cuidado com os elogios, porque ainda fico mais convencido do que já sou :devil:

Só espero é que na antologia não apareça Joel PULGA...

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 04 Dec 2011 13:52

dracopt wrote:Cuidado, olha que vou mais cedo do que imaginas! wink wink, nudge nudge, know what I mean know what I mean? ;)

Não, não sei o que you mean. Suponho que queres dizer que em breve vens ao Porto :D mas isso para mim não tem problema nenhum, telefonas-me e vens comigo ao Guarany e levas um chocolate tal que até andas de lado. O chocolate do Guarany é tão espesso que quando lhe espetas a colher, ela fica de pé.

dracopt wrote:Provavelmente aqui, medindo pela Enciclopédia que o Afonso já publicou, faz-te falta a forma como as vinhetas se interligam, aí sim formando uma narrativa maior...

Bjs,
Roger

Sim, mas isto é suposto ser um conto, não uma amostra grátis a obra do autor. Aliás, acho uma falta de chá tremenda fazer isso. Se alguém me pedisse um conto, eu dava-lhes um conto, não aparas do meu livro. Eu recuso-me a aceitar que tenho que ler um livro para poder entender um conto.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 04 Dec 2011 14:53

Leto:

em relação ao que se temf alado e discutido no outro thread sobre o papel da crítica, tenho a dizer uma coisa:
Se estás em duvida quanto à qualidade do teu manuscrito, envia-o para pessoas que saibas que são altamente críticas. Quando eu e a Lady Entropy somos assim chatas e más, não é para parecermos convecidas. Para notares o cumulo, cheguei a cortar páginas de um conto, porque o dr. Thanatos disse que aquelas páginas estavam uma bostice. É sempre bom ter opiniões de pessoas que, ou entendem da coisa, ou já têm experiência. A sensação que me dá se enviares um livro para uma editora é que recebes um grande NONO, revês o livro e recebes outro NO-NO. (e agora estabelecer a ponte com o thread dos críticos) - Neste caso dá sempre jeito enviar a alguém que entenda de literatura (e por entender não significa que leia muito, aliás é recorrente ver nos blogs de agora, pessoas que lêm milhentos livros e depois as opiniões são secas e mais parecem fichas de leitura).

Isto tudo para dizer que não é preciso ter medo, nem esconder. Eu quando peço a alguém para ler é mesmo para levar na cabeça e levar também umas boas chapadas. No conto da Antologia BBDE! o meu namorado queria que eu retirasse o capítulo final: conclusão - mandei-o dar uma curva. outra coisa para dizer que nem sempre as pessoas mais próximas são as melhores. Se quiseres opiniões podes sempe colocar aqui um pedaço e nós dizemos coisas ^^ Acima de tudo não deixar nada na gaveta. Nós escrevemos para mostrar, fazer show-off e com o show-off vem as críticas e o crescimento.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 04 Dec 2011 15:23

Ani, quando o teu namorado pediu para cortares isso seria importante perceber o porquê dele. No meu entender quando se dá uma opinião ela deve ser fundamentada para que quem a recebe possa pesar os prós e os contras.

Lembro-me que quando opinei sobre o conto da Carla Ribeiro no Correio do Fantástico tive o cuidado de mencionar as incoerências.

Por vezes há textos que nem com a melhor das boas vontades conseguem ter salvação. É assim a vida, não se acerta todas. Deve-se é tirar alguma lição e seguir em frente. Ou tentando novamente ou mudando de direção. A verdade é que há muitas formas de mostrar criatividade e escrever é apenas uma delas.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 04 Dec 2011 15:27

Sim ele referiu que achava essa parte fora de tom com o registo diferente. Falei com outras pessoas e disseram para manter. Se tu dissesses para eu retirar ia-te perguntar o porquê (lembro-me de uma discussão por causa do Pedro Ventura e o seu Goor que a editora queria que ele matasse uma personagem e ele recusou-se). Neste caso, se a leto tivesse submetido o seu conto para outras pessoas verem, talvez algumas coisas teriam sido evitadas ;) Que isso não signifique que se deva baixar os braços :p

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 04 Dec 2011 15:32

Pois foi precisamente a mudança no tom que me fez considerar o teu conto. Dividi-o em três secções e como nas melhores tragédias o terceiro ato é o ato da redenção, do denouement, da dor partilhada e consentida com o leitor. Por esse terceiro ato é que ganhei estima ao teu conto e chegou à seleção final.

Sim, não convém baixar os braços à primeira rejeição ou crítica mais azeda. Mas se isso for persistente convém reavaliar as coisas...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Leto
Manifesto

Postby Leto » 04 Dec 2011 16:01

Anibunny wrote:Leto:

em relação ao que se temf alado e discutido no outro thread sobre o papel da crítica, tenho a dizer uma coisa:
Se estás em duvida quanto à qualidade do teu manuscrito, envia-o para pessoas que saibas que são altamente críticas. Quando eu e a Lady Entropy somos assim chatas e más, não é para parecermos convecidas. Para notares o cumulo, cheguei a cortar páginas de um conto, porque o dr. Thanatos disse que aquelas páginas estavam uma bostice. É sempre bom ter opiniões de pessoas que, ou entendem da coisa, ou já têm experiência. A sensação que me dá se enviares um livro para uma editora é que recebes um grande NONO, revês o livro e recebes outro NO-NO. (e agora estabelecer a ponte com o thread dos críticos) - Neste caso dá sempre jeito enviar a alguém que entenda de literatura (e por entender não significa que leia muito, aliás é recorrente ver nos blogs de agora, pessoas que lêm milhentos livros e depois as opiniões são secas e mais parecem fichas de leitura).

Isto tudo para dizer que não é preciso ter medo, nem esconder. Eu quando peço a alguém para ler é mesmo para levar na cabeça e levar também umas boas chapadas. No conto da Antologia BBDE! o meu namorado queria que eu retirasse o capítulo final: conclusão - mandei-o dar uma curva. outra coisa para dizer que nem sempre as pessoas mais próximas são as melhores. Se quiseres opiniões podes sempe colocar aqui um pedaço e nós dizemos coisas ^^ Acima de tudo não deixar nada na gaveta. Nós escrevemos para mostrar, fazer show-off e com o show-off vem as críticas e o crescimento.

Nunca pensei que quisessem parecer convencidas e gosto de saber o que pensam. O manuscrito em questão foi escrito na mesma fase que o Acorde das Almas, por isso acho que podem imaginar o estado dele (o Umbrae pode testemunhar, já que lhe deu uma vista de olhos, há uns meses). Eu própria não gosto de algumas partes, mas quando penso em estraçalhá-las acabo por não ter a certeza do que meter no lugar, por isso deixo-o ficar quieto. Às vezes o difícil não é detectar os defeitos, é corrigi-los :( . Cheguei a pedir críticas sobre o bicharoco em questão, mas são sempre demasiado vazias ou inexistentes... algo como "eu leio, mas primeiro tenho 6 livros do Martin para ler, 7 do Jordan... e entretanto perdi a vontade de ler o teu, já que parece uma grande seca e um óbvio cliché". Apesar do manuscrito ser uma espécie de filho, tenho de ser realista e compreender que qualquer pessoa minimamente sã prefere ler outras coisas. Mas se quiseres, não me importo mesmo nada de te enviar o bicho, a sério.

Leto
Manifesto

Postby Leto » 04 Dec 2011 16:07

Anibunny wrote:Neste caso, se a leto tivesse submetido o seu conto para outras pessoas verem, talvez algumas coisas teriam sido evitadas ;) Que isso não signifique que se deva baixar os braços :p

Nessa altura ainda não passeava muito por fóruns dirigidos à leitura e afins. Tinha só o meu bloguezinho obscuro, e era lá que recebia as críticas. Como ninguém dizia mal, e o meu sentido crítico ainda não estava muito afinado (assim como continua a não estar), eu andava por lá toda contente.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 04 Dec 2011 16:09

Isso não são críticas. Críticas é quando uma pessoa lê e diz "olha a personagem X não achas que está demasiado cliché? Olha lá para o nome da dita cuja e para as acções dela, na pág. X ela salva o mundo, na página Y idem - não achas que ela devia de perder um olho ou sei lá levar um tiro para parecer menos super heroína?" Coisas assim :)

Leto
Manifesto

Postby Leto » 04 Dec 2011 16:14

E concordo que uma crítica seja assim. Mas não posso apontar uma arma à cabeça das pessoas em questão para as obrigar a tornarem-se menos acríticas. :rolleyes:

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 04 Dec 2011 17:07

Lady Entropy wrote:Não, não sei o que you mean. Suponho que queres dizer que em breve vens ao Porto :D mas isso para mim não tem problema nenhum, telefonas-me e vens comigo ao Guarany e levas um chocolate tal que até andas de lado. O chocolate do Guarany é tão espesso que quando lhe espetas a colher, ela fica de pé.

Ai, e eu a pensar que para boa entendedora...
Atão não tenho de ir aí lançar uma antologia?! ;)

Bjs,
Roger

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 04 Dec 2011 18:45

dracopt wrote:
Ai, e eu a pensar que para boa entendedora...
Atão não tenho de ir aí lançar uma antologia?! ;)

Bjs,
Roger

Lançá-la pela janela?

Ah, pera tás a falar da do Fantas! Pronto, cá te espero mais o teu chocolate.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 04 Dec 2011 19:02

Obrigado a todos que se deram ao trabalho de ler e dar a sua opinião. Algumas bastante completas.
Nunca me tinha visto como escritora de contos infantis, até porque nos meus primeiros escritos dos que andaram por aqui a Ripley me gozava com o facto de matar as minhas personagens. :P
Ps. Vou ver se escrevo mais uns deste género para vos (Lady e Any) oferecer no Natal.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Dec 2011 20:53

Isto um tipo retira-se e perde a piada toda da coisa.

Leto: isso de enviar é fácil, a mim só me faltam 2 Jordans e 5 (até ver) Martins (plural de Martin) e não me importo de rever o que for possível. Posso não parecer mas quando revejo textos faço-o com um marcador grosso!

De facto é porreiro haver opiniões diferentes. Não consigo catalogar o conto do Álvaro como algo mais do que um soporífero poderoso. Quase tão poderoso como o do Nuno Poças (ambos, de resto me deixaram a dizer possas, e não do bom tipo). Por outro lado, no meu caso o guia do céu ganhou com uma segunda leitura. Não será de facto bem um conto na acepção de conto, mas há algo ali na escrita que me agradou... à segunda, porque a minha primeira impressão quase podia ser decalcada da tua.

O conto da Regina é um conto, tem um princípio, um meio e um fim, está bem escrito e gostei da visão do lado de fora. Já o conto do Joel cai na categoria pastilha elástica.

O conto do Ventura não acho que seja demasiado extenso. Acho que a escrita é fluída e ajuda a que a dimensão da coisa não pareça exagerada. Olha os casos da Carla e do Nuno...

Quanto à secção de terror não pôr medo... Eu fiquei aterrorizado, só não foi com os teor dos contos!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Leto
Manifesto

Postby Leto » 04 Dec 2011 23:13

Bugman wrote:Leto: isso de enviar é fácil, a mim só me faltam 2 Jordans e 5 (até ver) Martins (plural de Martin) e não me importo de rever o que for possível. Posso não parecer mas quando revejo textos faço-o com um marcador grosso!

Então... vou enviar-te. Dás uma vista de olhos se quiseres, assustas-te e, se me vires na rua, mudas de passeio :ph34r: (sim, porque apesar de eu tentar não dar erros ortográficos, o texto ainda tem todo aquele problema da adjectivação nas descrições, etc, etc, etc.)

Return to “Vários”