Antologia de Ficção Científica Fantasporto

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Gaminha
Edição Limitada

Re: Antologia de Ficção Científica Fantasporto

Postby Gaminha » 25 May 2012 11:18

urukai wrote:O que se acaba por provar é que o BBdE continua a ser o melhor agregador de opiniões sobre o que se vai escrevendo em Portugal. Seja os escritos pelo Lobo Antunes, seja pelo recém publicado autor ou mesmo pelo one-hit-wonder que foi só para experimentar.

Nisso concordo com o urukai. O pessoal desentende-se facilmente, há bate-bocas feios e agressivos que nos afasta/aproxima por vezes e normalmente não há concordância em muitos temas. Levanta-se polémicas, defende-se/ataca-se livros/autores/editores. Mas voltamos sempre por passar por cá para ver opiniões (bem fundamentadas) e diversificadas.
Gosto disso no bbde e espero que isso se mantenha.

Quanto à review, não concordo com tudo o que o Thanatos escreveu, e nem tive a preserverança para terminar a antologia. Aparentemente perdi alguns bons contos, talvez lhes pegue então novamente. Não achei o primeiro conto - António Macedo mau, achei o tema um pouco batido. Detestei o conto da alforreca é simplesmente imbecil e inócuo, o que é do piorio nos contos. O meu preferido foi o do Filipe Homem Fonseca, aí sim, temos algo original e mais fresco.
Last edited by Gaminha on 25 May 2012 14:53, edited 2 times in total.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 25 May 2012 11:24

urukai wrote:O que se acaba por provar é que o BBdE continua a ser o melhor agregador de opiniões sobre o que se vai escrevendo em Portugal. Seja os escritos pelo Lobo Antunes, seja pelo recém publicado autor ou mesmo pelo one-hit-wonder que foi só para experimentar.

Resta saber até quando já que existe inúmeros blogs, páginas e até, o Goodreads. Espero que o BBDE continue por muitos anos com as opiniões de quem o frequenta, sejam poucas ou muitas B)

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 25 May 2012 14:29

Olá, Thanatos.
Pela parte que me toca, fico contente que tenhas apreciado a leitura do meu conto. Isso diz o que tenho a dizer, pois uma história deve aguentar-se por si mesma independentemente de quaisquer introduções, explicações e justificações avançadas pelo autor. É claro que tudo se sujeita ao gosto e à falta dele; é essa realidade que norteia o meu pragmatismo de não estar sempre a entrar em contendas para defender heroicamente o que escrevo (o que escrevo é que deve prestar-se a esses heroísmos). Quanto à parte que não me toca, não me toca; nada a dizer. :)

Olá, Samwise.
Se eu poderia explicar-te a sensação de “sabe a pouco” do meu conto e também a razão de ser tão (relativamente) pequeno? Poderia, mas não seria uma atitude coerente com o que disse acima. :D Assim, deixa-me que te diga apenas isto: o conto é uma breve introdução para uma história bem maior, em que certas perguntas terão respostas que, por sua vez, levantarão mais perguntas. :whistle:

Ah, olá a todos os outros também. :mrgreen:
blheck!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 25 May 2012 17:22

Se calhar o livro não teve tanta projecção porque muitos blogues fazem reviews de livros que recebem e provavelmente a Gailivro não disponibilizou tantos assim, ou simplesmente não pediram

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 May 2012 17:26

Viva, Manuel,

Boas notícias, então! :cheers:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 May 2012 18:03

Anibunny wrote:Se calhar o livro não teve tanta projecção porque muitos blogues fazem reviews de livros que recebem e provavelmente a Gailivro não disponibilizou tantos assim, ou simplesmente não pediram

Antes que se gere uma teoria de conspiração deixo já o anúncio de que TODOS os livros, revistas, etc. que comento são comprados por mim.

A exceção é a Bang! desde que é gratuita (quando era a pagar também a comprei).

E prefiro assim pela isenção e imparcialidade que me proporciona.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 26 May 2012 02:39

Thanatos wrote:Antes que se gere uma teoria de conspiração deixo já o anúncio de que TODOS os livros, revistas, etc. que comento são comprados por mim.

:lol!:

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 23 Jul 2012 23:51

Depois de tanta e-tinta discorrida sobre a Antologia, eis o resumo da minha apreciação:

O tempo tudo cura menos a velhice e a loucura - :tu:
A inimaginável materialização de Samira - :wub:
O Robot Auris - :tu: (O tema pode não ser fresco nem inovador, mas gostei. Sue me.)
O Festival - :wub: +++
Virgílio Bentley e o extraterrestre - :td: (Não gostei do estilo, não gostei das personagens, e achei o conto um bocado infantilóide.)
As mãos e as veias - :wub: ++
Tsubaki - :unsure: (Começou muito bem, depois não percebi um chavelho. E este tipo de frases. Durante tanto tempo. Pode ser bonito. Mas enerva o leitor. Lamento.)
Uma alforreca no quintal - :wub:
Fogo! - :tu: (Ciência muito bem pensada, infelizmente o infodump foi trapalhão. Jesus, what a mess.)
O cão - :td: (Are you f'n kidding me?)
O mistério dos uivos - :unsure: (Lamento, não consegui acabar)
Expedição ao futuro - :unsure: (Lamento, não consegui acabar)
Déjà-vu - :wub: ++
Acordar o profeta - :unsure: (Lamento, não consegui acabar)
ZÊ - :wub: +++ (Mais a Palme d'Or, o Emmy e o Sequim de Ouro. E a Ordem de Cristo.)
Manuel Alves wrote:Se eu poderia explicar-te a sensação de “sabe a pouco” do meu conto e também a razão de ser tão (relativamente) pequeno? Poderia, mas não seria uma atitude coerente com o que disse acima. :D Assim, deixa-me que te diga apenas isto: o conto é uma breve introdução para uma história bem maior, em que certas perguntas terão respostas que, por sua vez, levantarão mais perguntas. :whistle:

Louvado seja o senhor. É livro? É graphic novel? É uma tatuagem de corpo inteiro num indivíduo que depois vai percorrer o país a contar a história? Aceitas pre-orders?

As moças do campo - <_< (Telmo, tenho a certeza que és um indivíduo porreiro, e escreves muito bem, mas isto assim não dá. Se leio mais misérias e desgraças tuas acabo na banheira a cortar os pulsos e a ouvir Adele, e logo eu que sou tão bem disposta. Preciso de ir abraçar um cachorrinho de cada vez que leio algo teu, pá.)
A Besta-fera - :wub:

No geral, daqueles de que gostei, gostei mesmo, o suficiente para abafar os mauzinhos. Portanto como antologia de contos, a minha apreciação é positiva. Mas para antologia de FC... estava à espera de mais espaço, robôs, clones, andróides. Infelizmente na maior parte dos contos esses elementos foram usados como toquezinhos apenas, o resto era algum futurismo, realismo mágico com sombras de FC. 4/5 pelo conteúdo, mas não pela adequação ao tema.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 24 Jul 2012 08:40

Sofiushka wrote:(...)
(Telmo, tenho a certeza que és um indivíduo porreiro, e escreves muito bem, mas isto assim não dá. Se leio mais misérias e desgraças tuas acabo na banheira a cortar os pulsos e a ouvir Adele, e logo eu que sou tão bem disposta. Preciso de ir abraçar um cachorrinho de cada vez que leio algo teu, pá.)
(...)

Não li a antologia nem a vou ler. :bye:
Mas em relação ao Telmo Marçal, não podia estar mais de acordo.
Parei a meio do JakesBomHomem e xiça... não consigo ter vontade de recomeçar. :X
O homem escreve bem. Os contos têm princípio, meio e fim coerente, mas o excessivo pessimismo e desolação é dose para cavalo.
E eu sou mais pequeno que um cavalo! :blush:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 24 Jul 2012 14:50

Sofiushka wrote:Depois de tanta e-tinta discorrida sobre a Antologia, eis o resumo da minha apreciação:

ZÊ - :wub: +++ (Mais a Palme d'Or, o Emmy e o Sequim de Ouro. E a Ordem de Cristo.)
Manuel Alves wrote:Se eu poderia explicar-te a sensação de “sabe a pouco” do meu conto e também a razão de ser tão (relativamente) pequeno? Poderia, mas não seria uma atitude coerente com o que disse acima. :D Assim, deixa-me que te diga apenas isto: o conto é uma breve introdução para uma história bem maior, em que certas perguntas terão respostas que, por sua vez, levantarão mais perguntas. :whistle:

Louvado seja o senhor. É livro? É graphic novel? É uma tatuagem de corpo inteiro num indivíduo que depois vai percorrer o país a contar a história? Aceitas pre-orders?

Olá, Sofiushka

Fico contente pelos +++ que deste ao meu conto (e a maneira como o smile faz olhinhos ao título, parece que gosta mesmo mesmo mesmo do ZÊ) :D
Quanto às tuas perguntas (uma sequência de interrogações que me fez rir, principalmente a parte da tatuagem), resta-me dizer-te que a história está pensada, anotada, parcialmente escrita e que só falta ser acabada. Contudo, é capaz de levar o seu tempo até estar concluída pois, além de estar a escrever outras coisas, tenho de dar prioridades aos desenhos. É que, profissionalmente, ainda sou mais ilustrador do que escritor e é das imagens, e não das palavras, que me vem o pilim. :D
Como criaturas de economia de mercado, directa ou indirectamente, todos somos escravos do vil metal (que já não é propriamente metal, mas isso também não interessa nada).
blheck!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 24 Jul 2012 14:55

As moças do campo - (Telmo, tenho a certeza que és um indivíduo porreiro, e escreves muito bem, mas isto assim não dá. Se leio mais misérias e desgraças tuas acabo na banheira a cortar os pulsos e a ouvir Adele, e logo eu que sou tão bem disposta. Preciso de ir abraçar um cachorrinho de cada vez que leio algo teu, pá.)

:rotfl: Morri agora... é exactamente isso que gosto do Telmo! Isso e o facto de o conto dele me lembrar as moxoilas robustas e roliças do campo!

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 24 Jul 2012 18:48

Sofiushka wrote:No geral, daqueles de que gostei, gostei mesmo, o suficiente para abafar os mauzinhos. Portanto como antologia de contos, a minha apreciação é positiva. Mas para antologia de FC... estava à espera de mais espaço, robôs, clones, andróides. Infelizmente na maior parte dos contos esses elementos foram usados como toquezinhos apenas, o resto era algum futurismo, realismo mágico com sombras de FC. 4/5 pelo conteúdo, mas não pela adequação ao tema.

Olá,
Obrigado pela tua opinião. Tenho sentido que essa percepção terá sido realmente o calcanhar de Aquiles da antologia. Não que concorde contigo quanto 'a ligeireza dos tons de fc, mas por constatar que tanto a minha concepção da fc e' mais abrangente que a da maioria dos leitores, como para muitos esse conceito estará subjugado a um grande pendor sci-fi.
Seja como for, não queria deixar de partilhar que realmente entendo o teu comentario como a forma como isso prejudica a recepção da antologia. Obviamente, assumo as escolhas, assim como as liberdades e limitacoes permitidas ou impostas aos autores, e como possa ter deixado o conteúdo "fugir" ao tema.
Essa constatação terá efeitos práticos no meu próximo projecto a sair do forno, a Trema. ;)

Bj,
Rogério

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 24 Jul 2012 19:41

É o caraças, quando se tem que lidar com as espectativas dos outros :P Ainda hoje comentei com o T que os contos que se incluem numa antologia serão sempre da prerrogativa do editor, portanto compreendo se foi essa a tua visão. Mas foi a associação com o Fantas que me fez esperar algo mais na onda do hard sci-fi, e apesar de ter disfrutado do que fui lendo, estive sempre à espera que ela aparecesse - e como não chega a aparecer, no fim há aquela sensação de "oh, então?". Por outro lado, numa compilação de submissões um editor tem que trabalhar com o que lhe mandam para a caixa do correio, por isso é perfeitamente compreensível que se prefira, por exemplo As mãos e as veias a Lulas no espaço II - vingança sangrenta em Neptuno. :P

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 26 Jul 2012 21:43

dracopt wrote:
Sofiushka wrote:(...) a minha concepção da fc e' mais abrangente que a da maioria dos leitores, como para muitos esse conceito estará subjugado a um grande pendor sci-fi. (...)

Nesse caso foi uma pena que a introdução do organizador não focasse precisamente essa dita concepção da fc mais abrangente para elucidação da maioria dos leitores, aproveitando o espaço para contextualizar as escolhas.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 27 Jul 2012 13:52

Thanatos wrote:
dracopt wrote:
Sofiushka wrote:(...) a minha concepção da fc e' mais abrangente que a da maioria dos leitores, como para muitos esse conceito estará subjugado a um grande pendor sci-fi. (...)

Nesse caso foi uma pena que a introdução do organizador não focasse precisamente essa dita concepção da fc mais abrangente para elucidação da maioria dos leitores, aproveitando o espaço para contextualizar as escolhas.

A ideia inicial era precisamente incluir um ensaio sobre o género e a sua expressão nacional. No entanto, por limites de espaço, isso implicaria fazer saltar fora um dos contos apurados do concurso. E como os contos eram o verdadeiramente importante, fiquei-me pelos laudos iniciais e deixei que as obras falassem por si.

Return to “Vários”