Como Não Escrever um Romance - Sandra Newman, Howard Mittelm

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Como Não Escrever um Romance - Sandra Newman, Howard Mittelm

Postby Cerridwen » 10 Feb 2012 15:43

Como Não Escrever um Romance - 200 erros clássicos e como evitá-los
Sandra Newman e Howard Mittelmark


Editora: Pergaminho
ISBN: 9789896870232
Páginas: 240

Da sinopse: «Admita: você tem um romance brilhante, incrível, comovente e irresistível. Quer ele esteja só na sua cabeça ou guardado numa gaveta ou pasta escondida do seu computador, a verdade é que você tem uma história para contar. E agora? O que fazer para partilhar com o mundo a sua imperdível narrativa? Bem, a melhor coisa a fazer é ter a certeza de que o seu brilhante esforço literário é mesmo brilhante. Quase todos os manuais de escrita criativa concordam que a escrita é uma vocação que se vai trabalhando ao longo do tempo e que não se pode simplesmente «aprender» a escrever bem. Pode sim, aprender como não escrever - ou seja, que erros fatais de narrativa, enredo, caracterização e estilo deve evitar a todo o custo (pelo menos a custo de vir a ser publicado.»

«Como Não Escrever Um Romance. Howard Mittelmark, ficcionista, cronista e crítico do New York Times, e Sandra Newman, professora de escrita criativa e romancista, são os co-autores. Ambos expõem com fluência, fair play e sagacidade os alçapões da literatura. O livro está dividido em sete partes e quinze capítulos que sistematizam os 200 erros clássicos que têm de ser evitados. Dois exemplos: decalcar piadas de Seinfeld e, mais importante, evitar personagens que passem o tempo «a libertar ventosidades anais...» Enfim, o tipo de livro que interessa a toda a gente que gosta de ler. Mittelmark e Newman são também co-autores de um livro que devia estar traduzido, e não está: Read This Next. 500 of the Best Books You’ll Ever Read (2010), heterodoxa compilação de trechos de livros dos mais variados géneros, autores e épocas, submetidos a um crivo implacável.» - Eduardo Pitta, in Da Literatura

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: Como Não Escrever um Romance - Sandra Newman, Howard Mittelm

Postby Samwise » 10 Feb 2012 16:19

Cerridwen wrote:O livro está dividido em sete partes e quinze capítulos que sistematizam os 200 erros clássicos que têm de ser evitados. Dois exemplos: decalcar piadas de Seinfeld e, mais importante, evitar personagens que passem o tempo «a libertar ventosidades anais...» Enfim, o tipo de livro que interessa a toda a gente que gosta de ler.


Não fazia ideia de que estas duas situações eram "erros clássicos", mas fiquei esclarecido quanto ao interesse do livro para "toda a gente que gosta de ler"... :twisted:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -


Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron