Dicionário de Lugares Imaginários
Alberto Manguel e Gianni Guadalupi
Editora: Tinta da China
Colecção: Literatura de Viagens
Tradução: Carlos Vaz Marques e Ana Falcão Bastos
Prefácio: Alberto Manguel (para a edição portuguesa)
N.º de páginas: 1040
ISBN: 978-989-671-190-0
Sinopse: «Um guia indispensável para viajar na literatura. 1200 lugares, mais de 1000 páginas, de Atlântida a Xanadu, passando pelo Castelo de Kafka e pelo País das Maravilhas.»
«É um velho costume marítimo que uma nova embarcação seja lançada ao mar com um pedido de bênção para si e para todos os seus tripulantes. Agora que o nosso "Dicionário de Lugares Imaginários" passará a navegar as desconhecidas águas de Portugal, também pedimos que o abençoem as almas generosas de intrépidos viajantes imaginários como Camões, Pessoa, Sophia de Mello Breyner, António Lobo Antunes. Eles entenderão, melhor do que ninguém, a honra que representa para uma obra como a nossa, de viagens a lugares sonhados, partilhar a estante com as crónicas dessas outras viagens a lugares que chamamos, sabe-se lá porquê, verdadeiros.»
Alberto Manguel
Alberto Manguel nasceu em Buenos Aires, em 1948. Em 1968 veio para a Europa, onde trabalhou como jornalista para o La Nación. Viveu em Itália, França, Inglaterra e no Taiti. Foi leitor em várias editoras e ocupou o cargo de editor estrangeiro na Editora Franco Maria Ricci, em Milão. É autor de vários livros de ficção e de não-ficção, escreveu o Dicionário de Lugares Imaginários (The Dictionary of Imaginary Places), em colaboração com Gianni Guadalupi, Uma História da Leitura, No Bosque do Espelho e várias antologias, como Black Water e The Gates of Paradise, entre outras obras. Também desenvolveu actividade como tradutor e contribuiu para vários jornais e revistas. É membro da União de Escritores Canadianos, do PEN Canadá e da Fundação Guggenheim. Em França foi nomeado oficial da Ordem das Artes e das Letras.
O historiador e escritor Gianni Guadalupi nasceu em Itália, em 1943. Traduziu obras de autores como Kipling, Borges, Jodorowsky, Molina, Allende e Benedetti. Publicou dezenas de livros e antologias dedicados ao tema das viagens. Foi também coleccionador de livros tendo alcançado a fasquia de mais de treze mil livros sobre viagens.