Dicionário de Lugares Imaginários

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Dicionário de Lugares Imaginários

Postby Cerridwen » 18 Dec 2013 14:43

Dicionário de Lugares Imaginários
Alberto Manguel e Gianni Guadalupi


Editora: Tinta da China
Colecção: Literatura de Viagens
Tradução: Carlos Vaz Marques e Ana Falcão Bastos
Prefácio: Alberto Manguel (para a edição portuguesa)
N.º de páginas: 1040
ISBN: 978-989-671-190-0

Sinopse: «Um guia indispensável para viajar na literatura. 1200 lugares, mais de 1000 páginas, de Atlântida a Xanadu, passando pelo Castelo de Kafka e pelo País das Maravilhas.»

«É um velho costume marítimo que uma nova embarcação seja lançada ao mar com um pedido de bênção para si e para todos os seus tripulantes. Agora que o nosso "Dicionário de Lugares Imaginários" passará a navegar as desconhecidas águas de Portugal, também pedimos que o abençoem as almas generosas de intrépidos viajantes imaginários como Camões, Pessoa, Sophia de Mello Breyner, António Lobo Antunes. Eles entenderão, melhor do que ninguém, a honra que representa para uma obra como a nossa, de viagens a lugares sonhados, partilhar a estante com as crónicas dessas outras viagens a lugares que chamamos, sabe-se lá porquê, verdadeiros.»
Alberto Manguel

Alberto Manguel nasceu em Buenos Aires, em 1948. Em 1968 veio para a Europa, onde trabalhou como jornalista para o La Nación. Viveu em Itália, França, Inglaterra e no Taiti. Foi leitor em várias editoras e ocupou o cargo de editor estrangeiro na Editora Franco Maria Ricci, em Milão. É autor de vários livros de ficção e de não-ficção, escreveu o Dicionário de Lugares Imaginários (The Dictionary of Imaginary Places), em colaboração com Gianni Guadalupi, Uma História da Leitura, No Bosque do Espelho e várias antologias, como Black Water e The Gates of Paradise, entre outras obras. Também desenvolveu actividade como tradutor e contribuiu para vários jornais e revistas. É membro da União de Escritores Canadianos, do PEN Canadá e da Fundação Guggenheim. Em França foi nomeado oficial da Ordem das Artes e das Letras.

O historiador e escritor Gianni Guadalupi nasceu em Itália, em 1943. Traduziu obras de autores como Kipling, Borges, Jodorowsky, Molina, Allende e Benedetti. Publicou dezenas de livros e antologias dedicados ao tema das viagens. Foi também coleccionador de livros tendo alcançado a fasquia de mais de treze mil livros sobre viagens.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Dicionário de Lugares Imaginários

Postby Cerridwen » 04 Jan 2014 13:13

O senhor Manguel, de nome próprio Alberto, passou parte significativa da sua juventude a ler para Jorge Luis Borges e apaixonou-se, naturalmente, pela literatura (embora já tivesse um fraquinho por ela antes). É um literato muito respeitado em todo o mundo, tendo vivido, além de na Argentina, onde nasceu, em Israel, no Canadá e em França, onde está actualmente. Foi professor, tradutor, crítico (no New York Times e no Times Literary Supplement, por exemplo) e antologiador, além de romancista, mas é pelos seus estudos literários que é mais famoso e aplaudido. Entre outras obras, escreveu Uma História da Leitura e também o Dicionário de Lugares Imaginários, de que já falei neste blogue e foi recentemente publicado em português pela Tinta-da-China. Ora, por causa da saída desse livro em Portugal, o senhor Manguel foi recentemente entrevistado pela Lusa e deu, nessa entrevista, a sua opinião sobre a literatura portuguesa, afirmando que «tradicionalmente, Portugal tem autores que fazem parte da grande literatura universal, como Fernando Pessoa, Eça de Queirós, António Lobo Antunes ou Gonçalo Tavares» (foi, de resto, por causa da menção a Tavares que chamei ao post «O senhor Manguel», quiçá exprimindo o desejo de que o jovem escritor dedique a Manguel um dos seus volumes do Bairro no futuro).

Maria do Rosário Pedreira, no seu blogue Horas Extraordinárias


Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron