Vivam,
Saíu no passado dia 12 deste mês mais um livro desta colecção, o nº 312. É uma colectânea de 14 contos do Stephen King, intitulada na nossa língua como
Boleia Arriscada. A próxima obra, vem anunciada nesta edição como sendo uma colectânea de contos do Thomas Mann.
Esta edição é como sabem pequena em termos de tamanho, mas na minha opinião de muito boa qualidade, dá gosto sinceramente ter este livro na mão. No entanto, pessoalmente e como leitor do King, prefiro sinceramente as obras publicadas na colecção do mesmo autor no formato 15x23. Mas isso em nada retira mérito a estas edições de bolso.
Do Stephen King já foram publicados neste formato de 11x17 quatro títulos, nomeadamente e além deste,
O Turno da Noite, o
Misery, o
Cell e
Os Olhos de Dragão. No formato 15x23, já foram publicados 20 títulos, estando previsto para o próximo dia 19 o vigésimo primeiro, intitulado O Feiticeiro e a Bola de Cristal - o 4º livro da saga Dark Tower. A Bertrand já publicou os 3 livros iniciais no formato 15x23, e esperemos que continue a publicar toda a obra este autor.
Mas ainda relativamente a esta edição da
Boleia Arriscada, deixo mais algumas informações, nomeadamente a capa para a poderem apreciar (as letras do título são em relevo):

Curiosamente, esta edição corresponde no original à colectânea intitulada
Everything's Eventual, que também é o título de um dos contos. Deixo-vos também a capa da edição inglesa, de que sempre gostei bastante:

Os títulos dos contos na nossa edição são:
- Introdução: Praticando a Arte (quase) Perdida (
Introdução do Stephen King, como é hábito, falando dos vários contos)
- Sala de Autópsias Número Quatro
- O Homem do Fato Preto
- Tudo o que Amamos nos Será Tirado
- A Morte de Jack Hamilton
- Na Sala da Morte
- As Irmâzinhas de Elúria (
este conto é uma prequela do "Gunslinger", o primeiro livro da saga Dark Tower)
- Tudo é Fatal (
o conto que dá o título original à colectânea)
- A Teoria de L.T. Sobre os Animais de Estimação
- O Vírus da Estrada Dirige-se para Norte
- Almoço no Café Gotham
- Aquela Sensação, só Conseguimos Dizer o Que É em Francês
- 1408
- Boleia Arriscada
- A Moeda da Sorte
Como penso que sabem, alguns destes títulos tiveram adaptações cinematográficas, como aliás é comum na obra do Stephen King. Foi o caso por exemplo do
Boleia Arriscada e do
1408, que têm edições nacionais. Na minha opinião, são duas muito boas adaptações das obras em questão:

Os contos
Sala de Autópsias Número Quatro e
O Vírus da Estrada Dirige-se para Norte também estão adaptado para o Cinema, mas não existem ainda (que eu saiba à data) em edição nacional. Todavia a edição inglesa tem legendas em português, pelo que sugiro que quem tiver interesse a adquira na amazon inglesa, como eu fiz. Para mim, é não só uma muito boa edição, como tem daquelas que penso sejam das melhores adaptações para filme de contos do King.

E é tudo por agora. Penso que os apreciadores do Stephen King ficarão contentes por mais esta publicação. A tradução é da Ana Lourenço, de cujo trabalho gosto, mas não consegui neste caso perceber porque relativamente à Boleia Arriscada traduziu Bala (Bullet) por Bólide. O contexto refere-se a uma Montanha Russa, penso que faria mais sentido ter traduzido Bullet para Bala. Penso que teria ficado mais giro e de acordo com o contexto. Há ainda outros dois exemplos que me incomodam, relativamente a duas frases do texto emblemáticas:
Fun is Fun and Done is Done e
Well Begun, Too Soon Done. Sugiro que leiam e dêem a vossa opinião, se quiserem. Mas enfim isto é a minha sensibilidade, outros porventura nem ligarão. Quem não quiser passar por este tipo de sensações, pode sempre optar por ler o original!
De qualquer modo e pormenores referidos à parte, saúdo vivamente a publicação de mais esta obra no mercado nacional. Das quatro obras do Stephen King que referi acima e que já foram publicadas neste formato de 11x17, o
Misery o
Cell e o
Night Shift já foram publicadas também no formato 15x23. Esperemos que o
Olhos de Dragão e o
Boleia Arriscada também venham a ser, juntamente com toda a restante obra do autor.
Abraços