Livros de bolso da LeYa

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
virose_pt
Dicionário

Re: Livros de bolso da LeYa

Postby virose_pt » 11 May 2009 10:17

virose_pt wrote:
Cerridwen wrote:O Anjo Ancorado, José Cardoso Pires

Gosto muito do Cardoso Pires, mas não consegui gostar deste. Tenho de o reler calmamente um dia destes, mas primeiro talvez convenha fazer uma pequena pesquisa sobre o livro. Acredito que, para quem viveu naqueles anos 60, o livro tenha um grande significado. Como não vivi esses tempos, tenho de fazer uma pequena pesquisa para me "ambientar" melhor ao cenário e às personagens.

Desculpem, acho que estou a confundir este com "O Delfim".

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 May 2009 11:26

virose_pt wrote:Desculpem, acho que estou a confundir este com "O Delfim".

Acho que vou pegar n' O Delfim quando terminar o que estou a ler agora.

Tem fama de ser difícil.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

azert
Edição Única

Postby azert » 11 May 2009 13:45

Samwise wrote:Acho que vou pegar n' O Delfim quando terminar o que estou a ler agora.

Tem fama de ser difícil.

É um bocadinho, sim, mas passadas umas quantas páginas, encarreira-se e aquilo vai por ali fora. :mrgreen4nw:

Eu apreciei bastante a forma como está escrito (reparo agora que afinal até ligo a estes pormenores :rolleyes: ) - em vez de um narrador omnisciente, temos alguém que participa da história e que a vai reconstituindo dentro do possível, sem deixar de aventar hipóteses que, mesmo depois de terminada, continuam a sê-lo, pois não chegamos a ter respostas. Muito parecido com a vida, portanto.
Image Image

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 21 Jul 2009 22:24

Lançamentos:

A Casa da Rússia, John le Carré
1808, Laurentino Gomes
O Anjo mais Estúpido, Christopher Moore
Maria Antonieta, Antonia Frasier
Danças & Contradanças, Joanne Harris
Receitas de Amor, Anthony Capella
Não Me Contes o Fim, Rita Ferro
Curar, David Servan-Schreiber
Saber Emagrecer, Prof.ª Isabel do Carmo

O preço de cada um destes livros é 7.50€.

Mais info.: Bisleya

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 30 Jul 2009 11:39

Cerridwen wrote:Lançamentos:

A Casa da Rússia, John le Carré
1808, Laurentino Gomes
O Anjo mais Estúpido, Christopher Moore
Maria Antonieta, Antonia Frasier
Danças & Contradanças, Joanne Harris
Receitas de Amor, Anthony Capella
Não Me Contes o Fim, Rita Ferro
Curar, David Servan-Schreiber
Saber Emagrecer, Prof.ª Isabel do Carmo

O preço de cada um destes livros é 7.50€.

Mais info.: Bisleya

Sobre estes livros:

«A BIS, colecção de livros de pequeno formato da Leya, lança agora no mercado uma nova série de títulos de autores protugueses e estrangeiros seleccionados pela elevada aceitação no mercado das suas versões originais. Esta colecção abre assim uma nova vertente - a dos bestsellers recentes - da colecção BIS, onde até agora pontuaram obras clássicas e contemporâneas da literatura protuguesa e internacional, bem como livros de leitura recomendada.»

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 07 Oct 2009 00:27

Lançamentos:

Memórias das Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez
De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires
As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi
O Cântico de Natal, de Charles Dickens

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Oct 2009 10:39

Cerridwen wrote:De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires

Olha, olha....

Vou à procura deste.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

virose_pt
Dicionário

Postby virose_pt » 07 Oct 2009 12:57

Samwise wrote:
Cerridwen wrote:De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires

Olha, olha....

Vou à procura deste.

Idem

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Oct 2009 10:56

azert wrote:
Samwise wrote:Acho que vou pegar n' O Delfim quando terminar o que estou a ler agora.

Tem fama de ser difícil.

É um bocadinho, sim, mas passadas umas quantas páginas, encarreira-se e aquilo vai por ali fora. :mrgreen4nw:

Eu apreciei bastante a forma como está escrito (reparo agora que afinal até ligo a estes pormenores :rolleyes: ) - em vez de um narrador omnisciente, temos alguém que participa da história e que a vai reconstituindo dentro do possível, sem deixar de aventar hipóteses que, mesmo depois de terminada, continuam a sê-lo, pois não chegamos a ter respostas. Muito parecido com a vida, portanto.

Os capítulos iniciais de facto devem ser lidos um pouco lentamente para se perceber bem o rumo da narrativa, mas de resto estou a gostar bastante por agora! A escrita parece-me ser aquilo que acho ser típico José Cardoso Pires. Para lá d' "O Delfim" só conheço "A Balada da Praia dos Cães", portanto pode ser pouco conhecimento.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Oct 2009 11:05

Bugman wrote:
azert wrote:

Tem fama de ser difícil.

Os capítulos iniciais de facto devem ser lidos um pouco lentamente para se perceber bem o rumo da narrativa, mas de resto estou a gostar bastante por agora! A escrita parece-me ser aquilo que acho ser típico José Cardoso Pires. Para lá d' "O Delfim" só conheço "A Balada da Praia dos Cães", portanto pode ser pouco conhecimento.

Eu também só li esses dois.

O Delfim é muito mais lento, melancólico e hermético, em termos narrativos, do que o Balada. Não acontece quase nada, e a acção é mais um emaranhado de recordações de acontecimentos do passado, apontamentos de memória e opiniões que o narrador vai juntando a essas recordações, e o tempo narrativo presente, onde praticamente não há eventos.

Se bem que a assinatura estilística do autor se nota bem nos dois livros, são obras bastante diferentes. Gostei muito dos dois, mas por razões completamente distintas.

Custou-me um pouco a ler O Delfim, mas ia saboreando cada página que passava. Já o Balada, foi um pageturner autêntico (estranhamente...).

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Oct 2009 14:17

Concordo que a Balada é um pageturner, escrito ao melhor estilo policial, mas com um cunho muito vincado. Esse cunho é o que menciono notar claramente nos primeiros capítulos d' "O Delfim".
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 23 Jan 2010 13:37

Novidades BisLeya:

O Delfim, de José Cardoso Pires
Contos da Montanha, de Miguel Torga
A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria
O Rastro do Jaguar, de Murilo Carvalho

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 17 Mar 2010 23:03

Lançamentos:

Image
Lendas e Narrativas, de Alexandre Herculano

Sinopse: «Lendas e Narrativas, publicadas em dois volumes em 1851, conheceram até à morte do autor mais três edições (1858, 1865 e 1877).

A colectânea é constituída, na sua maioria, por textos publicados entre 1839 e 1844, na revista literária O Panorama.

Os textos retratam pormenorizadamente contextos sociais passados, bem reveladores do profundo conhecimento histórico de Alexandre Herculano.»

Leitura do 1.º capítulo
Sobre Alexandre Herculano

Image
A Festa do Chibo, de Mario Vargas Llosa

Sinopse: «Em A Festa do Chibo, Mario Vargas Llosa recupera uma tradição na literatura latino-americana, a do romance sobre ditadores, e retratando a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, recupera também a força das suas melhores obras. O inegável talento do autor para manejar conflitos, criar tensões, descrever situações, revelar as razões humanas que se ocultam por detrás dos factos históricos, para poder criar personagens que inspiram repugnância e compaixão, resulta num romance magistral e surpreendente.»

Leitura do 1.º capítulo
Sobre Mario Vargas Llosa

Image
As Visitas do Dr Valdez, de João Paulo Borges Coelho

Sinopse: «Tendo como pano de fundo o final de um império e o nascimento de um país, esta é a história do ocaso de duas velhas senhoras e do crescimento de um rapaz.

Fechados numa pequena casa, esforçam-se os três – cada um à sua maneira – por construir uma família fora do tempo e das convenções. Mas são muitos, e fortes, os sinais que entram pelas janelas para dar sabor às suas vidas. Vindos de fora e também de trás, no tempo. Entre um passado denso e um futuro que é uma incógnita, surge um Dr. Valdez tocando à campainha para lhes estruturar os diálogos.»

Leitura da 1.º capítulo
Sobre João Paulo Borges Coelho

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 18 May 2010 13:34

Mais livros na colecção:

Image
Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires

Sinopse: «O romance foi escrito no período pós-revolução de 25 de Abril de 1974.

A acção situa-se no princípio dos anos 60, e retrata alguns aspectos da sociedade portuguesa em plena época da ditadura salazarista. Relata a investigação dum assassínio; e a história começa com o relatório da descoberta de um cadáver enterrado na Praia do Mastro em 3 de Abril de 1960. Mais tarde, a polícia descobre tratar-se do major Luís Dantas Castro, um militar preso por tentativa de rebelião contra o regime vigente e que escapara da prisão.»

Leitura do 1.º capítulo e informação sobre o autor: http://balada-da-praia-dos-caes.blogs.sapo.pt/

Image
A Feira dos Assombrados - E Outras Estórias Verdadeiras e Inverosímeis, de José Eduardo Agualusa

Sinopse: «Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver: "O primeiro corpo que o rio trouxe ainda nos pareceu humano. Tinha as partes todas de que somos compostos, a pele lisa e sem escamas, como a nossa, e os enomes olhos abertos guardavam até um resto de luz e de calor."

Publicado pela primeira vez em 1992, tem como cenário a velha cidade do Dondo, às margens do rio Quanza, em Angola, nos últimos dias do século XIX. Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver no rio Quanza e a partir desta descoberta, o Dondo, lugar inteiramente apartado do mundo, vai mergulhar num estranho pesadelo. Uma alegoria sobre a situação política e social de Angola.»

Leitura do 1.º capítulo e informação sobre o autor: http://a-feira-dos-assombrados.blogs.sapo.pt/

Image
O Príncipe e o Pobre, de Mark Twain

Sinopse: «As aventuras de um príncipe e de um rapaz pobre que um dia resolveram trocar de vestes e experimentar viver o dia-a-dia um do outro.

Considerado por Hemingway como o precursor da literatura moderna americana, Mark Twain revela neste romance os traços que mais o caracterizaram: a camaradagem e a amizade.»

Leitura do 1.º capítulo e informação sobre o autor: http://o-principe-e-o-pobre.blogs.sapo.pt/

Image
O Príncipe do Mar, de Adolfo Simões Müller

Sinopse: «A Vida do Infante D. Henrique e o descobrimento do mundo.»

Com os livros de Adolfo Simões Müller, eu aprendi que a nossa vida era aquilo que nós quiséssemos fazer dela.[…] Com O Príncipe do Mar (que têm agora nas vossa mãos), eu aprendi a ter orgulho do povo a que pertenço – que se meteu à aventura sobre águas desconhecidas, rumo a terras desconhecidas, ouvindo as vozes de então garantir que a linha do horizonte era o fim do mundo, e que para lá do fim do mundo havia só dragões. Mas o infante D. Henrique sabia que nada disso era verdade, que havia muitas terras para lá daquela linha que a nossa vista alcançava, e descobri-las foi o sonho e o trabalho de toda a sua vida.” - Alice Vieira

Leitura do 1.º capitulo e informação sobre o autor: http://bisleya.blogs.sapo.pt/92879.html

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 08 Jul 2010 12:08

Lançamentos:

Image Image Image Image Image Image Image

Café República, de Álvaro Guerra
Não Te Deixarei Morrer, David Crockett, de Miguel Sousa Tavares
Rosa Brava, de José Manuel Saraiva
Contos, de Charles Perrault
Enquanto Salazar Dormia..., de Domingos Amaral
Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio
O Último Cabalista de Lisboa, de Richard Zimler

Para mais informações, consultar o blogue da colecção: http://bisleya.blogs.sapo.pt/

Return to “Vários”