Jornal "Conto Fantástico"

O nome diz tudo, certo?
igdrasil
Comic Book

Jornal "Conto Fantástico"

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 16:03

Depois de editar os dois primeiros números da revista “Dagon” e de organizar a antologia Vollüspa tenho o prazer de anunciar um novo projecto. Trata-se de um jornal, intitulado “Conto Fantástico”, a ser publicado mensalmente sob a alçada da editora Antagonista, com o primeiro número já em Abril. É um projecto que pretende sobretudo publicar ficção curta nacional de vozes desconhecidas (tentaremos publicar dois novos autores a cada mês, dependendo da qualidade e da aderência ao projecto por parte dos autores, acompanhados de um outro autor mais conhecido) mas também com outro conteúdo, estando confirmada uma rubrica mensal sobre as memórias da ficção científica assinada por Álvaro de Sousa Holstein.

O formato do projecto será em A4, com ilustrações em greyscale para cada conto.

É um projecto arrojado e também arriscado, contudo sentimos ser necessário criar este órgão, para que se opere uma verdadeira revitalização na literatura fantástica portuguesa. Estamos por isso abertos a submissões que devem ser enviadas ou para o e-mail correiodofantastico@gmail.com ou para o e-mail oficial da editora antagonista. Estamos à procura em geral de contos de qualquer género do fantástico e em especial de contos que se integrem no género da ficção científica. A todos os autores escolhidos serão oferecidos exemplares do jornal.

Devido às características deste projecto será disponibilizado um serviço de assinaturas. Poderá também ser adquirido directamente através do site da editora. Confirmaremos outros pontos de venda assim que nos for possível.

O domínio fantastico.com.pt será o site oficial do “Conto Fantástico”, estando neste momento a ser alterado para melhor servir os interesses do projecto.

Esperamos que este novo projecto desperte o vosso interesse e que venham a embarcar nesta viagem ao nosso lado!

Roberto Bilro Mendes :D

Pessoal do bbde: toca a enviar textos pois já vi aqui muita qualidade :bow:

dracopt
Livro de Bolso

Re: Jornal "Conto Fantástico"

Postby dracopt » 16 Mar 2010 16:37

E tem a designação "jornal" porque... (papel, periodicidade,linha editorial,...).

Abraço,
Rogério

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 16:48

A designação "jornal" é explicada pelo formato físico (nºde páginas mais reduzido que os habituais fanzines e revistas) , pelos objectivos do projecto e pela linha editorial. A periodicidade não tem tanto relevo pois é mensal, apesar de um jornal também poder ter periodicidade mensal.

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 16 Mar 2010 17:00

igdrasil wrote:A designação "jornal" é explicada pelo formato físico (nºde páginas mais reduzido que os habituais fanzines e revistas) , pelos objectivos do projecto e pela linha editorial. A periodicidade não tem tanto relevo pois é mensal.

Ou seja, estamos a falar de uma brochura agrafada?

Roberto, desculpa as perguntas recorrentes, mas começa a tornar-se hábito o lançamento de projectos com escassa informação (vendo bem, Abril é daqui a 15 dias!), confiando na "compreensão" do público-alvo. Para quem se interessa pelo género, é estranho não ver outro tipo de trabalho de promoção, pelo menos divulgando de forma mais completa o conteúdo do primeiro número, a filosofia da publicação, as guidelines precisas de submissão... já nem falando do nº de páginas, tipo e preço do jornal!!!

É que, mesmo para quem possa estar interessado em participar, convém poder avaliar com alguma exactidão os contornos da iniciativa.

Abraço,
Rogério

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 17:09

As guidelines de submissão estão disponíveis no correio do fantástico. Não te preocupes com as questões, existem para serem colocadas :D

Será disponibilizado hoje ou amanhã um texto a explicar todos esses contornos (formato físico com número de páginas, preço - apesar de já ter sido referido no post do correio- etc.) acompanhado do Table of Contents do primeiro número! Também estou à espera que termine a remodelação do site :whistle:

Quem me dera ter uma empresa de publicidade a trabalhar comigo, mas sou só eu e os editores da Antagonista, e estamos todos afogado em trabalho :blush: Decidimos fornecer a informação para que não passasse demasiado tempo...

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 17:35

Mas posso já adiantar que será agrafado em a4 papel bege oitenta gramas com preço mais baixo em venda directa ou assinatura!

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 16 Mar 2010 18:05

igdrasil wrote:(formato físico com número de páginas, preço - apesar de já ter sido referido no post do correio- etc.)

Raios, tou mesmo cegueta, que não vejo o preço em lado nenhum!!! :(

Abraço,
Rogério

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 16 Mar 2010 18:08

igdrasil wrote:tentaremos publicar dois novos autores a cada mês, dependendo da qualidade e da aderência ao projecto por parte dos autores

Se os autores tiverem problemas com a aderência, recomendo que se besuntem com cola antes de se atirarem ao projecto.

Seja como for, estou naturalmente céptico em relação à publicação de X novos autores num dado período (seja um mês, seja um ano): ao publicar "novos autores" só porque sim arriscas-te a baixar os padrões do todo, uma proposta ainda mais ridícula tendo em conta que ninguém te obriga a cumprir quotas. Eu sei que ressalvas a "qualidade", mas basta haver esta preocupação (ou vontade de agradar aos politicamente correctos, whatever), e passas a ter um padrão extra-literário a pesar excessivamente na avaliação de um conto.

Mas a ver vamos, aguardo o primeiro número, e espero que tanto projecto de publicação não disperse os teus esforços em demasia. É melhor teres uma boa publicação a três ou quatro assim-assim.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 18:22

"Aderência"....E esta hein? Luís eu precisava era de ti para revisor :D

Bem se a qualidade não o justificar não fará sentido a publicação, mas penso que será possível. Se por exemplo só existirem dois bons contos, não publicarei três. Terá de existir um esforço conjunto para que possam mensalmente se publicados pelo menos dois contos com qualidade.

Um abraço

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 16 Mar 2010 18:26

dracopt wrote:
igdrasil wrote:(formato físico com número de páginas, preço - apesar de já ter sido referido no post do correio- etc.)

Raios, tou mesmo cegueta, que não vejo o preço em lado nenhum!!! :(

Abraço,
Rogério

Ora bolas eu é que estou...e estou também a ficar velho e esquecido pelos vistos :blink: Pensei que tinha colocado o preço. Bem aqui vai : será entre os dois e os dois euros e meio dependendo da compra ser efectuada directamente, com assinatura ou nas lojas.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 16 Mar 2010 18:35

igdrasil wrote:Bem se a qualidade não o justificar não fará sentido a publicação, mas penso que será possível. Se por exemplo só existirem dois bons contos, não publicarei três. Terá de existir um esforço conjunto para que possam mensalmente se publicados pelo menos dois contos com qualidade.

A questão é que não podes prometer esse esforço, uma vez que não depende de ti, mas sim das pessoas que te enviarem contos para o jornal. No caso extremo de não teres textos de qualidade, que farás? Publicas as obras menores que tiveres, suspendes a publicação do jornal, ou faltas à promessa de "sobretudo publicar ficção curta nacional de vozes desconhecidas"?

E não te esqueças dos teus outros projectos: se publicares os melhores contos exclusivamente no jornal, significa que terás menos material para a Dagon e para a Volluspa. Se, por outro lado, reeditares os contos num dos outros projectos, deixa de fazer sentido comprar um jornal que só tem material repetido. Pensa bem no assunto e junta ao problema da dispersão de esforços, porque não há manteiga para tanto pão.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 17 Mar 2010 10:31

Steerpike wrote:
E não te esqueças dos teus outros projectos: se publicares os melhores contos exclusivamente no jornal, significa que terás menos material para a Dagon e para a Volluspa. Se, por outro lado, reeditares os contos num dos outros projectos, deixa de fazer sentido comprar um jornal que só tem material repetido. Pensa bem no assunto e junta ao problema da dispersão de esforços, porque não há manteiga para tanto pão.

Aqui o Luis está a apontar um ponto importante. Pela primeira vez tenho de concordar com o Luís que a Dagon pode chocar com o jornal. A Volluspa é um projecto diferente, penso que não será relevante para aqui.
Por outro lado, os autores não se podem queixar de que não tem onde publicar. E o preço parece-me ser um factor importante para a adesão.

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 17 Mar 2010 10:52

O preço está óptimo e os trabalhos por certo aparecerão.

Esta preocupação com repetições é realmente importante e a ter em conta. Não deixa contudo de ser interessante que se fale nisso neste caso, quando o que toda a gente tem feito é isso mesmo. Seja em publicações, seja em antologias.

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 17 Mar 2010 14:56

Não vão haver textos repetidos (publicados no Jornal e também na Dagon).

Já tenho submissões (e boas :) )

Um abraço a todos

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 17 Mar 2010 16:40

Mesmo assim penso que este jornal tem um preço mais acessível, se tiver à venda aqui na zona do Porto, sem ser online poderei adquirir. Quanto às submissões, fantasia não é o meu forte (then again que estilo é que é o meu forte? *roll eyes*

Return to “Fanzines/Ezines”