Opiniões ao Jornal Fantástico n.º 1/2

O nome diz tudo, certo?
Anibunny
Edição Única

Opiniões ao Jornal Fantástico n.º 1/2

Postby Anibunny » 09 Sep 2010 21:30

Já li a crónica do Álvaro :D Correspondeu às expectativas :) Agora é ler o resto e depois fazer um apanhado de ideias. Para já, gosto do formato e do design. A única "falha" possível que apontaria é nas dobras não ter o nome do autro do conto que estamos a ler, não que esteja mal, simplesmente quando estava a ver os contos perdia-me ;(

pco69
Cópia & Cola

Re: Jornal "Conto Fantástico"

Postby pco69 » 10 Sep 2010 08:33

Ontem li o conto do Pedro Pedroso.

Cometas Extintos.

Não percebi bem o que o titulo terá a ver com a história, a menos que a acção se passe num cometa. Se sim, não o percebi.

Bem escrito, e com uma história bem desenvolvida. Com uma introdução calma ao universo em questão, sem infodumps, mas com a informação a chegar ao ritmo da história. Gosto disso.

Falta-me o conto da Marcelina Gama. :blush:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 Sep 2010 09:20

pco69 wrote:Cometas Extintos.

Não percebi bem o que o titulo terá a ver com a história, a menos que a acção se passe num cometa. Se sim, não o percebi.

Eu posso explicar o título... :whistle:

Existe uma corrente científica que defende a teoria de que os asteróides são cometas que perderam as suas propriedades, ou seja, asteróides = cometas extintos! :D

Spoiler! :
A acção decorre na Terra e o tema do conto revolve em torno de uma missão de quatro soldados que têm a seu cargo a eliminação da vida terrestre. Os soldados têm os nomes de código Halley, Halle Bop, McNaught e Shoemaker, que são todos nomes de cometas famosos. Sendo a acção passada num futuro distante estes famosos cometas deixaram de o ser e representam, pois, quatro asteróides que se dirigem para a terra afim de exterminarem a raça humana como no passado um seu semelhante destruiu os dinossauros. É puxado mas tem alguma lógica! :devil:

Thanks pela opinião, pco69! :tu:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 Sep 2010 10:05

pco69 wrote:Ontem li o conto do Pedro Pedroso.

Cometas Extintos.

Bem escrito, e com uma história bem desenvolvida. Com uma introdução calma ao universo em questão, sem infodumps, mas com a informação a chegar ao ritmo da história. Gosto disso.

Falta-me o conto da Marcelina Gama. :blush:

Pois eu não gostei muito, para alem de ter sido o único conto onde encontrei gralhas (e não foi só uma) não achei a estória minimamente envolvente. Estava ainda à espera que acontecesse algo de interessante quando de repente acaba o conto.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 Sep 2010 11:06

Obrigado pela opinião Gray!
Fico triste q não tenhas gostado...
Quanto às gralhas já comprei uma shotgun e vou ver se as encontro para as estoirar... :)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 Sep 2010 11:52

urukai wrote:Obrigado pela opinião Gray!
Fico triste q não tenhas gostado...
Quanto às gralhas já comprei uma shotgun e vou ver se as encontro para as estoirar... :)

Tambem fico triste, mas garanto-te que quando não gostei, ainda nem sabia que era teu! :P

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 10 Sep 2010 14:28

Eu tenho por cá um exemplar - ainda só li as do Álvaro, a ver se leio o resto para poder comentar :)

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Sep 2010 21:57

Por acaso uma coisa que me chateia uma beca é os contos não terem logo à cabeça o nome do autor. Que raios! um gajo tem de ir até ao fim para descobrir quem escreveu aquilo. Tirando isso é uma «revista» simpática.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 11 Sep 2010 13:31

Thanatos,

Tens toda a razão, e isso já está resolvido no próximo número. :)

Abraço

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2010 10:59

Li "Mutação Final" de João Rogaciano.

Parte da ideia subjacente ao conto relembra de imediato Man Plus de Pohl, sendo o twist final mais para as bandas do Dick, condimentado com laivos de fanfic trekiana.

No fundo é uma boa ideia muito mal explorada, executada e apresentada. Frases como "Estes cientistas, oportunamente naturalizados portugueses (medida copiada daquela que, três séculos antes, no início do sec. XXI, permitira que jogadores brasileiros jogassem pela então selecção Portuguesa de futebol) (...)" tiram-me por completo do contexto, parecem chamar estúpido ao leitor já que linhas acima se dizia estarmos no século XXIII e penso que qualquer pessoa sabe fazer contas, e ainda por cima vêm com nota de rodapé. Aliás todo o texto é polvilhado por notas de rodapé perfeitamente dispensáveis.

Como referi é uma boa ideia mas que se fica pelas intenções. Talvez o espartilho do máximo de 4 páginas A4 imposto pela editora não tenha deixado o autor elaborar mais o conto. Talvez. De qualquer forma mesmo dando o benefício da dúvida, Rogaciano deveria ler alguns contos de FC modernos (se é que já não o fez) e tirar conclusões sob a forma de expor ideias. Este tipo de prosa já caiu em desuso desde a década de 70.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2010 19:00

Li "Memórias da Ficção Científica" de Álvaro de Sousa Holstein, uma breve crónica e por breve digo que é mesmo curta. Nela Holstein relembra a Nebulosa, extinto fanzine da década de 80 mas centra-se mais nas agruras da produção dum fanzine do que propriamente na história da mesma sendo que apenas pela biografia que acompanha o texto - e que é quase tão longa quanto o dito - ficamos a ar que mereceu um prémio europeu.

Perde-se assim a oportunidade de conhecer mais da história da Nebulosa, como, por exemplo, quem foram os principais colaboradores, quantos números foram editados, qual a tiragem média e outros pormenores que fazem a delícia de quem se interessa por estas coisas.

Ficou a saber a pouco.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 12 Sep 2010 21:27

Este tópico tinha-me passado despercebido, talvez porque a literatura fantástica não seja o meu forte (para a vertente fantástica prefiro o cinema/TV). Só na passada sexta-feira, na FNAC, é que eu me deparei com o "Conto Fantástico" e com alguns nomes que me eram familiares. Já o comprei mas ainda não o li como eu gosto de ler: com calma.
Enquanto isso, endereço os meus parabéns aos autores :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 13 Sep 2010 17:08

Na Fnac de Sta Catarina estava em stock... e já cá canta o meu exemplar :tu:
Estava tão escondido que nem os funcionários sabiam dele, por isso não sei dizer quantos exemplares havia...

Este fim de semana vou-me sentar sossegadinha e apreciar a leitura ^_^

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Sep 2010 10:15

Ontem consegui ler o conto da Marcelina Gama.

Uma entrada muito boa, uma continuação interessante e um final... demasiado aberto. Ou seja, sendo apenas um conto e não algo que tenha continuação, a coisa fica demasiado idiota. :blink:

Spoiler! :
Que o assassino a iria apanhar , era uma forte possibilidade. Mas depois faz-lhe o quê? Limita-se a matá-la? E, em termos de escrita de um conto, para que é que isso serve?
E a que propósito é que não se usam armas? Quer dizer, ela nem tem tempo de as usar, mas o kit de extermínio é composto de comprimidos suicidários apenas? A sua segurança é confiada exclusivamente aos outros membros da sua patrulha?
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 16 Sep 2010 12:14

pco69, tu não tens qualquer capacidade de entrar em suspension of disbelief :D

Return to “Fanzines/Ezines”