Fénix Fanzine

O nome diz tudo, certo?
Sharky
Edição Única

Re: Fénix Fanzine

Postby Sharky » 15 Apr 2013 12:18

Fixolas :tu:

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 17 Apr 2013 18:30

Gaminha wrote:Após a apresentação, lançamos um desafio a vários autores nacionais e apresentamo-vos como resultado a Antologia Fénix de ficção científica e fantasia - Volume 1, em formato digital (pdf, epub, mobi) e grátis!

Para mais informação AQUI

Qualquer comentário é bem vindo. :tu:

É sempre engraçado quando pessoas como a Gaminha e o Lovecraft, por quem tinha muito respeito principalmente na crítica às Antologias "para os amigos", temham feito exactamente o mesmo agora. Que raio se passou com vocês?

Não estou com isto a dizer que a Antologia é má, ainda não a li, mas acho esta publicação uma hipocrosia vinda de quem vem...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Apr 2013 20:28

Leo Turilli wrote:
Gaminha wrote:Após a apresentação, lançamos um desafio a vários autores nacionais e apresentamo-vos como resultado a Antologia Fénix de ficção científica e fantasia - Volume 1, em formato digital (pdf, epub, mobi) e grátis!

É sempre engraçado quando pessoas como a Gaminha e o Lovecraft, por quem tinha muito respeito principalmente na crítica às Antologias "para os amigos", temham feito exactamente o mesmo agora. Que raio se passou com vocês?

Não estou com isto a dizer que a Antologia é má, ainda não a li, mas acho esta publicação uma hipocrosia vinda de quem vem...

Não deixas de ter razão no que apontas Leo mas que isso não tolde a apreciação dos contos das pessoas, que provavelmente nem se aperceberam dessa questão, ou não lhe ligaram tanta importância.

Ou seja há que destacar o trabalho dos autores de quem os edita. Lá por não se concordar com a postura de fulano ou beltrano isso não significa que não se possa apreciar as obras dele ou outros trabalhos tal como a presente edição.

Disclaimer: dito isto tenho de ressalvar que nada tive a ver com a dita Antologia e a primeira vez que soube da sua existência foi quando alguém que não ficou selecionado me referiu tal coisa.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 17 Apr 2013 20:43

Thanatos wrote:
Leo Turilli wrote:

Não deixas de ter razão no que apontas Leo mas que isso não tolde a apreciação dos contos das pessoas, que provavelmente nem se aperceberam dessa questão, ou não lhe ligaram tanta importância.

Ou seja há que destacar o trabalho dos autores de quem os edita. Lá por não se concordar com a postura de fulano ou beltrano isso não significa que não se possa apreciar as obras dele ou outros trabalhos tal como a presente edição.

Disclaimer: dito isto tenho de ressalvar que nada tive a ver com a dita Antologia e a primeira vez que soube da sua existência foi quando alguém que não ficou selecionado me referiu tal coisa.

Eu não disse que não a ia ler, apenas comentei a hipocrisia da inciativa ter vindo das pessoas que apontei. Quando tiver férias (aí no final de Agosto) posso pegar na antologia e ler - e mesmo que não a vemha a ler, não será devido ao que apontei acima

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 18 Apr 2013 11:05

Houve aqui uma confusão quanto ao método de selecção.

Não houve qualquer concurso, nem submissões para esta antologia, como tal não podem existir trabalhos rejeitados, por isso não dá para entender de que ou de quem falas Thanatos. Só temos é pessoas que disseram que não conseguiriam escrever algo a tempo.

Como diz o editorial, a ideia surgiu aquando da preparação da apresentação pública, quando decidimos criar mais uma maneira de divulgar os autores que tinham participado na Fénix.

Para além disso punha-se a questão do tempo, ou seja foi dado um prazo curtíssimo para envio, pois só assim poderia e pode sair em tão curto espaço de tempo.

Leo quanto à acusação de hipocrisia não a consigo entender. Que a prefigura? Em parte alguma foi dito tratar-se de uma antologia resultante de um concurso, submissão aberta ou quejando, ou seja assumimos de inicio que tinha sido por convite, o que logo afasta qualquer confusão quanto ao critério, assim como basta ver a lista de autores para também afastar o estigma da antologia para amigos. Tal afirmação só pode resultar de uma leitura muito na diagonal. Não tenho o prazer de ser amiga do Candeias, do Ventura, do Rogaciano, do Palinhos, são sim autores consagrados da ficção nacional, que aceitaram o convite. Provavelmente por o tema "Livros" ser do agrado.

Inicialmente seriam só os minicontos participantes da Fénix, mas para a antologia não ficar demasiado pequenas (os contos rondam 1 página A4 cada, no conjunto pouco mais de 8 páginas), convidamos (sublinho convidamos) algumas pessoas para contribuir.
Ficamos muito satisfeitos com a vontade desses autores em participar na antologia mesmo sabendo como estas iniciativas de divulgação criam urticárias em muitas pessoas.

Deixo aqui a ressalva que as próximas, se existirem, serão também por convite.

Sim, Thanatos tens razão, não tens nada a ver com esta antologia, por que por esta altura, já tinhas pedido para sair do projecto, com muita pena minha.

PS.: Espero que a versão inglesa seja do vosso agrado, e mais uma vez, não há submissão ou concurso para a mesma. :bbde:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Apr 2013 11:46

Gaminha, vendi o peixe como mo venderam. Não falo a miníma ideia se foi ou não rejeitado. Eu falava de quando soube que se preparava esse especial. E por acaso nessa altura ainda não tinha anunciado a minha retirada. Algo que só anunciei meses depois.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 18 Apr 2013 12:22

Thanatos wrote:Gaminha, vendi o peixe como mo venderam. Não falo a miníma ideia se foi ou não rejeitado. Eu falava de quando soube que se preparava esse especial. E por acaso nessa altura ainda não tinha anunciado a minha retirada. Algo que só anunciei meses depois.

Então não estamos a falar para esta antologia, deverá ter sido alguma submissão para a Fénix 2 que foi rejeitada. É como eu te digo, este ebook foi organizado nas vésperas da apresentação (a apresentação foi a 7 de Abril) e se estendeu na semana seguinte, até ao momento do lançamento (1 semana depois da apresentação - 14 de Abril).
A tua saída foi anterior a isto, foi em Março.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Apr 2013 12:27

Na volta estou a confundir por causa do tema. Tiveram alguma temática dedicada a bibliotecas?

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 18 Apr 2013 14:29

Thanatos wrote:Na volta estou a confundir por causa do tema. Tiveram alguma temática dedicada a bibliotecas?

Bibliotecas não propriamente, o tema da Fénix 2 foi livros e na antologia pedimos também dentro deste tema, para manter a coerência.

Return to “Fanzines/Ezines”