Revista Bang!

O nome diz tudo, certo?
Cerridwen
Edição Única

Revista Bang!

Postby Cerridwen » 31 Oct 2005 22:24

Revista Bang!

Apresentação: «A BANG! é uma publicação trimestral da Editora Saída de Emergência, que pretende ser uma revista inserida no campo da literatura de aventuras e fantástico.

O seu conteúdo será constituído por contos, escritos originalmente em português ou traduzidos, ensaios, resenhas, entrevistas, pré-publicações, entre outros artigos. É objectivo da revista contribuir para a divulgação do que se faz de melhor lá fora em ficção especulativa e incentivar a produção nacional, focando nomeadamente a qualidade.»

Fonte: Saída de Emergência

Riobaldo
Edição Limitada

Re: Revista Bang!

Postby Riobaldo » 01 Nov 2005 03:09

Esse Ficção-Científica por baixo de Saramago até me dá arrepios... :ph34r:

PS: A capa da revista é horrível!
www.revistaantologia.com

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 01 Nov 2005 10:56

Estranhei um pouco ver ali o nome Saramago, nunca vi informação a associar obas obras de Saramago ao género Ficção Científica. :unsure:

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 01 Nov 2005 12:59

Cerridwen wrote: Estranhei um pouco ver ali o nome Saramago, nunca vi informação a associar obas obras de Saramago ao género Ficção Científica. :unsure:

Por acaso já tinha ouvido essa associação - é tudo uma questão de rótulos :P

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 01 Nov 2005 20:35

TRiiAd wrote: Esse Ficção-Científica por baixo de Saramago até me dá arrepios... :ph34r:

Olá.

Já leste o Ensaio Sobre a Cegueira? Explica lá onde é que esse livro NÃO é Ficção Científica. ;)

E é engraçado que te arrepies, arrepios aliás que o Saramago não deve compartilhar já que, por exemplo em 1966, escrevia poemas com títulos como... "Science Fiction II". :P

Um abraço,
Rogério

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 01 Nov 2005 21:13

Sim já li o "Ensaio sobre a cegueira" e não é ficção científica em parte nenhuma. Explica-me lá onde é que é então? É por ficarem todos cegos devido a uma epidemia? O livro não fala sobre isso. Isso é o pretexto para falar de coisas muito mais profundas.
www.revistaantologia.com

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 01 Nov 2005 21:43

Eu concordo contigo que Saramago (até agora) ainda não escreveu nada (pelo menos do que li) que se classifique realmente como ficção científica, embora use algumas convenções do género (mas o filme Alien também usa e não é por isso que deixa de ser um filme de terror).
Não percebo é o arrepio. Qual era o problema se o Saramago se lembrasse de expandir estas pequenas ingressões no género e escrevesse realmente um romance de FC?
Pelas tuas intervenções aqui no fórum, já sei que não gostas muito de FC, mas não parece que faças parte do grupelho (e felizmente o diminutivo aplica-se cada vez mais) de quasi-intelectuais que ainda acham que a literatura de género é o produto de filhos de um deus menor!
Ana

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 01 Nov 2005 22:15

TRiiAd wrote: Sim já li o "Ensaio sobre a cegueira" e não é ficção científica em parte nenhuma. Explica-me lá onde é que é então? É por ficarem todos cegos devido a uma epidemia? O livro não fala sobre isso. Isso é o pretexto para falar de coisas muito mais profundas.

Os livros de ficção científica (pelo menos os bens escritos! :P ) discutem as consequências sociais da alteração ou especulação provocadas por alterações sobre a realidade.
O que faz com que a FC seja muitas vezes ferramenta para falar dos problemas de hoje com mais dinamismo do que as novelas realistas. Pois, os tais problemas mais profundos de que falas!
Não precisam ser escritos em tecniquês, apenas que essas alterações (mesmo que cientificamente impossiveis ou não explicadas) sejam "deduzidas" de um modo científico. Ou seja, que respeitem a coerência real ou assumida pelo autor.

Um abraço,
Rogério

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 01 Nov 2005 22:24

dragaoquantico wrote:
O que faz com que a FC seja muitas vezes ferramenta para falar dos problemas de hoje com mais dinamismo do que as novelas realistas. Pois, os tais problemas mais profundos de que falas!

Apenas para dar um pequeno exemplo:
O romance Forever War (que podes encontrar em portugal, traduzido pela Europa-América), de Joe Haldeman, escrito em 1975, é:

a ) Uma história de humanos aos tiros com uns extraterrestres,
b ) Uma das mais influentes e famosas críticas à Guerra do Vietname,
c ) ambas?

E como este, muitos outros... até o "nosso" João Barreiros conseguiu fazer passar pela censura da PIDE um conto em que as iniciais dos maus-da-fita intergalácticos eram... P...I...D...E. :rotfl:

Um abraço,
Rogério

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 01 Nov 2005 22:29

anavicenteferreira wrote: Eu concordo contigo que Saramago (até agora) ainda não escreveu nada (pelo menos do que li) que se classifique realmente como ficção científica, embora use algumas convenções do género (mas o filme Alien também usa e não é por isso que deixa de ser um filme de terror).

LOL, então, sem querer estragar a leitura, vais identificar-te com o autor do artigo ;)

Um abraço,
Rogério

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 01 Nov 2005 23:18

O meu arrepio não se prende com a hipótese de ele vir a escrever um livro de FC, mas sim com o facto de classificarem a sua obra como FC. Tudo bem que possam haver traços de FC no "Ensaio sobre a cegueira" (embora, para mim, sejam mínimos), mas daí a considerá-lo o Nobel da FC? Vão-me dizer que livros como "Memorial do convento" ou "O evangelho segundo Jesus Cristo" também tem elementos de FC? O que me parece é que esse rótulo que estão a querer colocar ao Saramago é muitíssimo forçado. É apenas a minha opinião... mas eu sou o gajo que não considera o "1984" FC. :D
www.revistaantologia.com

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 06 Nov 2005 20:27

Savante wrote: Esta revista é mesmo vendida por todo o Portugal? È que nao consiguo encontra-la em lado nenhum. <_<

Provavelmente ainda não está a ser comercializada. Se a apresentação do n.º 0 é no Fórum Fantástico (que ainda não se realizou), a revista provavelmente passará a ser comercializada após esse evento (ou após a sua apresentação). :unsure:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Nov 2005 16:18

:lol!:

Lá estamo nós às voltas com os rótulos e com a "Ficção Científica"...

Antes de mais... alguém avança com uma definição para o termo?, para ver se não andamos todos aqui a discutir alhos e tangerinas.

De uma coisa estou certo... o termo "Ficção Científica", tal como "Terror", "Fantasia" e até um pouco "Policial", são injustamente considerados como géneros menores por muita gente, E NÃO CONSIGO PERCEBER PORQU!!!! Que tem a ver o género com o brilhantismo da escrita ou com a desenvoltura de um escritor?

Querem um exemplo.... basta uma história qualquer ser passada no futuro para ser considerada "Ficção Científica" ("1984" rings a bell?).

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Dec 2005 11:41

dragaoquantico wrote:
TRiiAd wrote: Esse Ficção-Científica por baixo de Saramago até me dá arrepios...  :ph34r:

Já leste o Ensaio Sobre a Cegueira? Explica lá onde é que esse livro NÃO é Ficção Científica. ;)

[right][snapback]15243[/snapback][/right]

Ainda a propósito desta temática, e desculpem-me a insistência...

Estou perfeitamente de acordo com o TRiiAd no que respeita ao rótulo aplicado a Saramago, ainda que ele tenha escrito textos que apresentem "Ficção Científica" no título.

A ficção que é apresentada no "Ensaio Sobre a Cegueira" e no "Memorial do Convento" mais facilmente se pode apelidar de "Ficção Divina" do que de "F. Científica", já que com a ciência, efectivamente, não tem nada a ver (quem achar que sim, então que se explique).

Eu não tenho nada contra os rótulos e não tenho nada contra a dita "Ficção Científica" (que até gosto muito de ler, por acaso), mas acho que não está correcto fazer este tipo de associação.

É certo que não li o referido artigo, o da revista Bang, mas li os dois livros acima citados, e é a eles que me refiro.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Fanzines/Ezines”