
<a href='http://gmt1977.no.sapo.pt/index.html' target='_blank'>Versão on-line</a>
Foi logo no início deste ano de 2005, ao manusear uma enciclopédia de BD, que reparei na data do início de publicação, 15 de Outubro de 1905, da obra-prima que é Little Nemo in Slumberland ("O Pequeno Nemo no Reino dos Sonhos" na versão portuguesa, com apenas dois tomos publicados, a edição suspensa por problemas de falência da editora americana.
Logo de imediato me apareceu uma lâmpada acesa por cima da cabeça (ideia luminosa!): convidar 21 autores para, cada um deles, fazer um episódio à maneira de Winsor McCay, o autor do Little Nemo para o tema que imaginei intitular-se Sonhos de Nemo no Século XXI (daí os vinte e um autores), a fim de os publicar, em formato A3 e a cores (uma ideia dispendiosa, reconheço), num novo fanzine meu, cujo título desde logo estabeleci mentalmente: "Efeméride".
Após quase um ano de ter iniciado os contactos, de desistências e substituições de última hora, o projecto inicial dos vinte e um autores ficou reduzido a dezoito.
E em Outubro, mês do "nascimento" do Little Nemo, surgiu o fanzine "Efeméride", e esteve visionável a respectiva exposição "Sonhos de Nemo no Século XXI", no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
<a href='http://divulgandobd.blogspot.com/' target='_blank'>Fonte: Divulgando BD</a>