Águas Furtadas

O nome diz tudo, certo?
User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Águas Furtadas

Postby Cerridwen » 14 May 2006 11:44

aguasfurtadas n.º 9
Nas livrarias durante este mês de Maio de 2006


O número 9 da aguasfurtadas, Revista de Literatura, Música e Artes Visuais, chega às livrarias durante este mês de Maio. E estará também disponível através de pedidos directos para [url=mailto:jup@jup.pt]jup@jup.pt[/url].

Este número 9 inclui poemas originais de Inês Lourenço, Tiago Gomes, Rui Lage, Isabel Fernandes Pinto, Joaquim Cardoso Dias e António Pedro Ribeiro. A primeira tradução para português do magnífico poema em dez partes "A Fenomenologia da Ira", de Adrienne Rich, da responsabilidade de Margarida Vale de Gato, uma breve recolha de textos do autor argentino Marcelo Rizzi, numa tradução de José Mário Silva, e ainda a primeira tradução de "Uma Novela Não-Escrita", de Virgínia Woolf, por Valério Romão. Contos inéditos de Filipe Guerra, Joana Gusmão e ZM. E uma extraordinária peça de teatro de Nuno F. Santos intitulada "Os Condenados", e, por fim, um ensaio de Miguel Miranda sobre o riso. Mas há mais.

Nas artes visuais, a aguasfurtadas 9 inclui trabalhos de Rui Lima e Sérgio Martins, Jonas Nobre, Francisco Queimadela, Emílio Remelhe, João Marrucho, Teresa Roldão, José Peneda e Samuel Silva, Júlio Dolbeth, entre outros. E ainda fotografias de Jorge Garcia Pereira, Carlos Manuel, Vasco Gil, Joana Cadima e João Gonçalves.

Finalmente, na área da música, Ana Cancela Pires escreve um ensaio surpreendente sobre John Cage e Carlos Guedes abre uma janela sobre o universo musical na era digital. O CD inclui obras de Alexandre Delgado, Ruben Andrade, Dimitris Andrikopoulos e do grupo de jazz Espécie de Trio.

Para mais informações: Blog da revista

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13871
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby Thanatos » 14 May 2006 12:18

Ai, ai... quando é que será que o nosso ezine chega a esta qualidade... :rolleyes: :D
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
annawen
Livro Raro
Posts: 1953
Joined: 18 Jan 2006 11:34
Location: Gaia
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby annawen » 14 May 2006 17:22

A capa está muito fixe!

User avatar
Riobaldo
Edição Limitada
Posts: 1099
Joined: 06 Feb 2005 15:14
Location: Lisboa
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby Riobaldo » 14 May 2006 20:06

Dúvida: se sai agora em Maio, porque é que na capa diz Dezembro?

Parece-me uma revista interessante, alguém sabe o preço?
www.revistaantologia.com

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13871
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby Thanatos » 14 May 2006 20:44

Uma excelente dúvida para colocar a eles no blog deles, TRiiAd, não concordas?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby Cerridwen » 25 May 2006 00:23

A revista aguasfurtadas estará presente nas Feiras do Livro do Porto e Lisboa, no pavilhão das edições Quasi.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Águas Furtadas

Postby Cerridwen » 26 Nov 2006 11:30

Águas Furtadas: 10 edições a inovar nas artes

Revista chega à décima edição. O objectivo mantém-se: "divulgar novos nomes" na literatura, música e artes visuais.

O Núcleo Académico de Jornalismo do Porto vai lançar a 10ª edição da revista Águas Furtadas em Dezembro. A publicação bianual está dividida em três secções distintas: literatura, música e artes visuais.

A literatura está organizada em poesia, tradução, teatro, ensaio e conto. Na secção da música, é editado um CD com músicas originais, cujas pautas são impressas na revista. As artes visuais estão representadas pela fotografia e artes plásticas.

A publicação surgiu em 1999. "A ideia foi sempre divulgar novos autores, pessoas que não têm lugar noutras revistas e que aqui encontram um ponto de partida para se lançarem", explica a directora literária, Luísa Marinho.

A revista evoluiu desde o seu nascimento. "Já não é uma pequena publicação de 32 páginas, como foi a primeira", diz Luísa Marinho. "Hoje em dia, juntamos novos autores a autores que já são conhecidos".


Textos inéditos na décima edição

A décima edição da revista traz novidades. "Na poesia, vamos dar a conhecer autores que ainda não são nada conhecidos", revela Luísa Marinho. Poemas de Angélia Freitas, uma poetisa brasileira ainda sem nada publicado, vão ser editados, em primeira mão.

No campo da tradução, a revista vai publicar textos do autor inglês Gez Walsh. "É a primeira vez que Gez Walsh é traduzido em português. O seu livro chama-se ‘A borbulha no rabo - Poemas terríveis para meninos terríveis’, em que o autor brinca com temas da infância", explica.

"Teremos também vários ensaios, todos eles muito diferentes", diz a directora literária. Destaca-se o ensaio de Manuel António Pina sobre o urso Winnie-the-Pooh, "muito interessante e original".

Na música, o CD editado pela revista vai contar com quatro peças musicais de quatro alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto. "O CD começa e acaba com música portuguesa antiga. No meio, estão as peças de música contemporânea", refere o director musical, Pedro Maia.

"O perfil musical da revista centra-se na música portuguesa, na divulgação de jovens artistas e na música contemporânea, sem esquecer outros caminhos", aponta.

A capa da décima edição foi concebida pelo ateliê de design Bolos Quentes, que já desenhou a capa de outra revista literária, "Textos e Pretextos". A revista número 10 vai ter imagens de Ana Justo, Pedro Augusto, João Marçal e Fátima Séneca.

Fonte: Jornalismo Porto Net

Mais informação: http://revista-aguasfurtadas.blogspot.com/


Return to “Fanzines/Ezines”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 6 guests

cron