Nova nº3

O nome diz tudo, certo?
Gaminha
Edição Limitada

Nova nº3

Postby Gaminha » 27 Jul 2009 14:25

Encontrei recentemente esta ezine que já deve ser vossa conhecida desde sempre. :lol2:
Muito admirada fiquei, por ninguém ainda ter colocado aqui a sua opinião...
A nova nº3 é constituída por 5 contos, dos quais deixo para já aqui a minha opinião de 3.

O ANIMAL - Nuno Fonseca
O primeiro conto começa com uma cena muito caricata, entre dois "homens" que acabam de assassinar uma bonita moça. A escrita tem o seu interesse, pois não é directa, e nem tudo nos é contado de imediato. O conto desenrola-se como se fosse uma peça de teatro a que estamos a assistir e vemos as várias personagens a tomar o seu lugar.

Lentamente a história começa a tomar ritmo e as personagens de normais não tem nada, ao tempo que a história se desenvolve ficamos curiosos por saber mais. O conto pode e deve ser desenvolvida, talvez para uma quarta Nova, pois parece-me que termina um pouco repentinamente, no ponto alto da acção.

O ESQUEMA NIGERIANO - Richard A. Lovett
Um ciclista famoso após um aparatoso acidente passa os seus dias no computador e a ver televisão. A sua vida vai tomar um rumo bastante diferente quando ao ler o seu email encontra mais um que tão bem conhece como sendo o esquema nigeriano. Alguém "do outro lado do mundo" oferece uma quantia de dinheiro extraordinária em troca de fazer sair do país alguns largos milhões. Neste caso sabendo do que se trata e sendo este mail tão diferente do habitual, decide responder.

Uma escrita um pouco ligeira de mais para o meu gosto, mas que cativa e que consegue surpreender. Na minha opinião seria quase brilhante se tivesse terminado 2 paginas antes. :rolleyes: Por vezes é uma mais valia deixar certos pormenores por explicar.

O POVO DO LIVRO - João Ventura
Um povo. Um livro que conta a historia do povo. E uma tradição: nunca esquecer o as historias do povo.

Simples mas muito bem escrito. Um conto muito curto (cerca de dez páginas) e o qual gostei bastante. Mais uma vez achei que há ali "pano para mangas" que pode ser muito desenvolvido e aproveitado. É também o que menos tem de FC/Fantasia até agora, o que se torna uma mais valia para a revista por ser variada.

Download grátis

[img]http://img197.imageshack.us/img197/3480/15092681.th.png[/img]

grayfox
Edição Única

Re: Nova nº3

Postby grayfox » 27 Jul 2009 16:41

Gaminha wrote:O ANIMAL - Nuno Fonseca
O primeiro conto começa com uma cena muito caricata, entre dois "homens" que acabam de assassinar uma bonita moça. A escrita tem o seu interesse, pois não é directa, e nem tudo nos é contado de imediato. O conto desenrola-se como se fosse uma peça de teatro a que estamos a assistir e vemos as várias personagens a tomar o seu lugar.

Lentamente a história começa a tomar ritmo e as personagens de normais não tem nada, ao tempo que a história se desenvolve ficamos curiosos por saber mais. O conto pode e deve ser desenvolvida, talvez para uma quarta Nova, pois parece-me que termina um pouco repentinamente, no ponto alto da acção.

este vou ter de reler que não percebi quase nada (também já era tarde)
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 27 Jul 2009 16:54

grayfoxpt wrote:

confunde sim, porque não está explicito se são animais ou não. se forem, coloca-se ali muitos questões daí eu dizer que devia haver uma segunda parte...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Jul 2009 16:56

grayfoxpt wrote:

Seu grande animal!

(nota que estou a tomar o teu nick em consideração... :mrgreen4nw:)

Tenho de ir reler a edição toda, porque já não me lembro de nada. O melhor conto é do Barreiros, em todo o caso.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Jul 2009 18:04

Obrigado pelo cuidado que tiveste, Gaminha, ao elaborares a tua opinião.

Já passei o link a dois dos autores, provavelmente os mais interessados em saber a vossa opinião enquanto leitores. :wink:

Pode não parecer mas a existência de feedback, seja ele positivo ou menos positivo, é muito importante para a continuidade de certos projectos. Laborar num vácuo de opiniões torna-se desgastante e, em última análise, pode acabar por ser a morte de muito projecto. Noutros casos o projecto continua sem saber se está ou não a ir de encontro às expectativas do seu público-alvo. O que a seu modo também é triste.

Recordo-me por exemplo que num outro projecto andei algum tempo a perguntar, quer no fórum que tinha montado, quer noutros locais se preferiam duma ou doutra forma. Recebi zero feedback. Optei pela via que me pareceu mais acertada. Um dia depois de ter optado por essa via e depois do trabalho todo feito logo apareceu alguém a dizer que não concordava com essa via!
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 27 Jul 2009 23:17

Gaminha wrote:Encontrei recentemente esta ezine que já deve ser vossa conhecida desde sempre. :lol2:

Não conhecia. Já fiz o dowload dos três números e acho que os vou levar comigo de férias. Pela descrição que a gaminha fez de alguns contos pareceu-me interessante.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 29 Jul 2009 18:13

Quarto conto.

Anjo do Scream - Douglas Smith

Num sistema galáctico diferente do que nos conhecemos, os humanos tomaram conta de vários planetas, assassinando e escravatizando os vários povos Indígenas. O herói fez parte da tropa de elite - RIP, encontra-se fugido como traidor e vai envolver-se numa luta por aquilo que ele mais precisa.

O conto está interessante e deu-me bastante prazer a ler. Acho que peca por ter muuuuuuitos clichés.
Gosto que me surpreendam, e ali sinto um final demasiado... americano.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 29 Jul 2009 18:38

Gaminha wrote:Quarto conto.

Anjo do Scream - Douglas Smith

Num sistema galáctico diferente do que nos conhecemos, os humanos tomaram conta de vários planetas, assassinando e escravatizando os vários povos Indígenas. O herói fez parte da tropa de elite - RIP, encontra-se fugido como traidor e vai envolver-se numa luta por aquilo que ele mais precisa.

O conto está interessante e deu-me bastante prazer a ler. Acho que peca por ter muuuuuuitos clichés.
Gosto que me surpreendam, e ali sinto um final demasiado... americano.

Embora ele seja canadiano. Mas, enfim, pode-se considerar parte do continente. :mrgreen4nw: Eu entendo o que queres dizer por clichés e o final de facto parece demasiado certinho e com tudo a correr bem. Eu cá prefiro sempre os finais ambíguos ou trágicos.

Tens de experimentar o conto da Csilla no primeiro número do NOVA. É que não tem nada a ver.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 30 Jul 2009 09:35

Thanatos wrote:Embora ele seja canadiano. Mas, enfim, pode-se considerar parte do continente. :mrgreen4nw:

Lembrei-me disso quando estava a fazer o post, "O gajo pode não ser americano... mas parece muito." :whistling:

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 30 Jul 2009 17:50

Samwise wrote:O melhor conto é do Barreiros, em todo o caso.

Sam

A isto chamo eu boa vontade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Jul 2009 18:02

Gaminha wrote:

Sam

Explain.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 30 Jul 2009 18:17

Samwise wrote:
Gaminha wrote:

Sam

Explain.

Sam

Acabei agora o conto dele, acho que tem uma boa escrita. O conto em si, não me parece superior. Talvez mais desenvolvido, mais composto. Parece que foi melhor pensado.

A historia tem um inicio um pouco mauzito, desinteressante, a meio está a melhorar muito, mas volta a cair.
Não consigo escolher um conto como sendo o melhor.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Jul 2009 18:19

Gaminha wrote:
Samwise wrote:
Gaminha wrote:[quote="Samwise"]O melhor conto é do Barreiros, em todo o caso.

Sam

Explain.

Sam

A historia tem um inicio um pouco mauzito, desinteressante, a meio está a melhorar muito, mas volta a cair.

[/quote]

Não partilho nada desta opinião. (pelo que me lembro, fiquei logo agarrado pelo início).

Vou dar outra leitura.

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 30 Jul 2009 18:51

Samwise wrote:
Gaminha wrote:A historia tem um inicio um pouco mauzito, desinteressante, a meio está a melhorar muito, mas volta a cair.

Não partilho nada desta opinião. (pelo que me lembro, fiquei logo agarrado pelo início).

Vou dar outra leitura.

Sam

Por acaso também não acho o início assim tão mauzito. Mas eu sou suspeito. :rolleyes:

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 30 Jul 2009 19:30

Samwise wrote:
Gaminha wrote:
Samwise wrote:
Gaminha"][quote="Samwise"]O melhor conto é do Barreiros, em todo o caso.

Sam

Explain.

Sam

[/quote]

Vou dar outra leitura.

Sam
[/quote]

[quote="Thanatos wrote:
Samwise wrote:
Gaminha wrote:A historia tem um inicio um pouco mauzito, desinteressante, a meio está a melhorar muito, mas volta a cair.

Vou dar outra leitura.

Sam

Por acaso também não acho o início assim tão mauzito. Mas eu sou suspeito. :rolleyes:

O início realmente não lhe achei piada...Levou-me a abrandar e dei logo um "não gosto nada" ao Lovecraft sobre o conto. Depois já achei mais engraçado...

Agora o final do conto... é o mais prevísivel possivel! e eu adoro finais "infelizes".

Return to “Fanzines/Ezines”