Dagon

O nome diz tudo, certo?
urukai
Edição Única

Re: Dagon Passa a Papel

Postby urukai » 12 Jan 2010 10:23

Eu por acaso fiz uma pequena e singela submissão mas depreendo que nao deva ter passado no crivo de qualidade do editor pois não tenho o nome na lista nem recebi qq informação (via email) sobre o resultado da mesma.
Assim sendo depois coloco-a nos escritos que ai tenho sempre feedback! :D

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Jan 2010 11:22

Gaminha wrote:
Cerridwen wrote:«Talvez lembrando a Asimov's Science Fiction, teremos, ainda em Janeiro, o lançamento da Roberto Mendes's Dagon. Em colaboração com a editora Edita-me, recentemente responsável por um concurso de contos fantásticos que deu origem a uma antologia, este será o primeiro número da Dagon no formato papel, depois de um número electrónico experimental.

O lançamento oficial está marcado para o dia 23 de Janeiro, no Clube Literário do Porto, pelas 18:30. Antes, pelas 17:00, está também prevista uma mesa-redonda sobre o Fantástico. De qualquer forma, o programa completo das festividades que rodeiam o lançamento desta nova encarnação da revista deverá ser anunciado nos próximos dias.

Quanto ao conteúdo deste primeiro número, pode-se retirar que recuperará contos históricos de Luís Filipe Silva e João Barreiros, aos quais se junta a jovem Carla Ribeiro e o israelita Nir Yaniv, numa colaboração bastante interessante entre a Dagon e o Apex Book of World SF. Aliás, provavelmente também fruto dessa colaboração, a revista inclui uma entrevista com o organizador da antologia Lavie Tidhar. Ainda numa vertente internacional, a Dagon conta com um artigo do crítico americano Larry Nolen, e com um report sobre o festival de cinema fantástico de Sitges.»

Rogério Ribeiro. Fonte: I Dream in Infrared

:rotfl:

Ironia das ironias... só dá vontade de rir.

:devil:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 12 Jan 2010 17:58

Gaminha wrote: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

E qual é a ironia? É ser a Edita-me a publicar? Eu acho que ninguém que se opôs ao vergonhoso comportamento dessa empresa tem participação na revista --- eu pelo menos não tenho. E enquanto houver colaborações com vanity presses ou a Edita-me não der provas de ter limpo a imagem, também não hei-de ter.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 12 Jan 2010 18:10

Steerpike wrote:
Gaminha wrote: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

E qual é a ironia? É ser a Edita-me a publicar? Eu acho que ninguém que se opôs ao vergonhoso comportamento dessa empresa tem participação na revista --- eu pelo menos não tenho. E enquanto houver colaborações com vanity presses ou a Edita-me não der provas de ter limpo a imagem, também não hei-de ter.

Abraços,
Luís

Caro Luís,

Não vou explicar o óbvio, não vou alongar-me num tema que não vale a pena ser discutido. Não queres nem terás nada haver com a Edita-me.... ENQUANTO não der provas de ter limpo a imagem.

Gostei muito de ressalva. Pela boca morre o peixe.

E eu encerro por aqui a minha participação neste assunto.

Abraços,
Marcelina

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 12 Jan 2010 19:13

Gaminha wrote:Gostei muito de ressalva. Pela boca morre o peixe.

Hein?! :blink:

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 12 Jan 2010 19:20

Steerpike wrote:
Gaminha wrote:Gostei muito de ressalva. Pela boca morre o peixe.

Hein?! :blink:

Acho que percebi. Não, não me estava a referir à hipotéticas participações enquanto escritor, tradutor, designer ou moço de recados. Falo mesmo da participação em termos de comprar a revista ou de alguma forma financiar o projecto. Nada mais do que isso: por princípio (e tenho muito poucos, por isso agarro-me a eles) não dou dinheiro a vanity presses.

Abraços,
Luís

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 12 Jan 2010 19:46

então afinal é a 23 e não me diziam nada?

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 12 Jan 2010 20:53

Urukai,

Tenho de assumir, como editor da Dagon, que o erro é meu. Sinceramente podia jurar que respondi a todas as submissões, até ler o que escreveste. Alguma coisa estranha se passou pois não consigo encontrar a tua submissão no mail, mas assumo a responsabilidade se for devido a algum erro da minha parte. Já não consigo apreciar a tua submissão para poder ainda ter hipóteses de integrar o primeiro número, mas certamente que apreciarei a mesma com toda a atenção para o segundo número. Peço-te que me faças chegar de novo a tua submissão por favor.

Com as minhas sinceras desculpas,

Roberto

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 12 Jan 2010 21:02

Luís,

O projecto foi financiado como numa grande editora, e foi também "financiado" com muito esforço e trabalho. Espero que não deitem abaixo a revista sem primeiro a apreciarem apenas por ser publicada pela Edita-me, que por este projecto fez o que nenhuma outra editora teve coragem.

É um projecto nacional e internacional, com intercâmbios que irão dar frutos no futuro. Não se agrada a Gregos e a Troianos, mas para criticarem lembrem-se que é necessário ler (não necessariamente comprar).

É sobretudo um projecto ligado aos leitores e para os leitores!!! Espero então uma crítica tua no final, com conta, peso e medida.

Grayfox,

Pode parecer assim, mas a revista conta, por exemplo, com um artigo de cinema muito extenso de um autor desconhecido nos meandros do fantástico: Luis Canau. Tem também nomes diferentes, pois foi feita uma aposta nunca antes tentada em Portugal: traduzir autores internacionais, mas não só Anglo-Saxónicos. O conto de NIr Yaniv (Israelita) é genal. No número dois será um Chinês, e também já confirmado uma estreia de um anónimo nos contos.

Leo,

Vou avançar com um post hoje no Correio do Fantástico, onde serão revelados os trâmites da apresentação!!!

Um abraço a todos por igual

urukai
Edição Única

Postby urukai » 12 Jan 2010 21:17

igdrasil wrote:Urukai,

Tenho de assumir, como editor da Dagon, que o erro é meu. Sinceramente podia jurar que respondi a todas as submissões, até ler o que escreveste. Alguma coisa estranha se passou pois não consigo encontrar a tua submissão no mail, mas assumo a responsabilidade se for devido a algum erro da minha parte. Já não consigo apreciar a tua submissão para poder ainda ter hipóteses de integrar o primeiro número, mas certamente que apreciarei a mesma com toda a atenção para o segundo número. Peço-te que me faças chegar de novo a tua submissão por favor.

Com as minhas sinceras desculpas,

Roberto

Olá Roberto,

respondi por pm.

Quanto à minha submissão, agora está disponível aqui: http://bbde.org/viewtopic.php?f=133&t=9593&sid=b0923e5d24b1a7dbf773dc7efbacb1e9!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 12 Jan 2010 21:19

Quanto é que vai custar?

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 12 Jan 2010 21:41

Olá Roberto,

igdrasil wrote:O projecto foi financiado como numa grande editora, e foi também "financiado" com muito esforço e trabalho. Espero que não deitem abaixo a revista sem primeiro a apreciarem apenas por ser publicada pela Edita-me, que por este projecto fez o que nenhuma outra editora teve coragem.

Não tenho muito o hábito de comunicar as minhas discordâncias através de bocas elípticas que só meia dúzia de palermas entendem, pelo que o meu comentário se dirigiu precisamente àquilo que pretendia criticar: a associação com uma empresa que, até à data, tem funcionado em moldes de vanity press, sendo a sua recente antologia um exemplo perfeito de um esquema de author mill. Isso é que é de lamentar. Em parte alguma falei da qualidade da revista em si, que naturalmente não li.

Quanto à coragem das editoras, não a confundas com oportunismo, nem coloques a Edita-me nos pincaros por ter sido a primeira a atirar-se ao osso. Não devia falar nisto, mas eu próprio estive prestes a começar uma revista, com uma editora LEGÍTIMA, até pensar melhor no assunto e decidir que a impressão de periódicos em papel já deu o que tinha a dar e que o que fizer de seguida será em formato electrónico. Não é assim tão difícil.

Abraços,
Luís

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 12 Jan 2010 22:18

Caro roberto, quero congratula-lo pela paciencia e frontalidade de responder ao que foi comentado neste tópico, e desejar a maior das sortes para este projecto.
A meu ver este tipo de projectos só faz sentido se for para dar voz a todos aqueles que merecem mas não têm oportunidade de ser publicados, porque não escrevem histórias de vampiros ou por qualquer outra razão.
Se for para dar oportunidade sempre aos mesmos penso que será só um acto de vaidade, por isso fico contente de me ter enganado no comentário que fiz, e espero que no futuro esse comentário seja ainda mais descabido.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 13 Jan 2010 11:21

Olá.

Não gosto muito de fazer estas intervenções, mas gosto menos quando vejo pessoas que assumem certas responsabilidades a fazerem declarações que mais não são que atestados próprios de ignorância em áreas que deveriam dominar (ou pelo menos ter a mínima noção do que estão a dizer).

igdrasil wrote:Tem também nomes diferentes, pois foi feita uma aposta nunca antes tentada em Portugal: traduzir autores internacionais, mas não só Anglo-Saxónicos. O conto de NIr Yaniv (Israelita) é genial. No número dois será um Chinês, e também já confirmado uma estreia de um anónimo nos contos.

Eu compreendo o teu entusiamo, Roberto. Aliás, já te dei os parabéns pela colaboração com a antologia internacional do Lavie Tidhar. No entanto, não posso deixar de apontar que, antes de ti, também outros tentaram essa "aposta nunca tentada".

Se reparares no nº0 da Bang! (de Novembro de 2005, não propriamente uma publicação obscura do séc. XVIII), verás que foi publicado um conto do... Lavie Tidhar (a ironia!). Isto quando ele era apenas um autor israelita a tentar dar nas vistas, antes do World SF (até antes da mailing-list que ele lançou para o mesmo efeito e que falhou!), antes da antologia, antes de ser o actual "guru" da internacionalização do género.

Se reparares no nº1 da Bang! (de Abril de 2006, menos ainda uma publicação obscura do séc. XVIII), verás que foi publicado um conto do Frank Roger, autor belga. Eu sei que falam neerlandês e francês, mas suspeito que ainda não são considerados anglosaxónicos.

Já no nº2 da Bang! (de Novembro de 2006, nada a ver com uma publicação obscura do séc. XVIII), tens a Sarah Hoyt que, apesar de ser hoje uma escritora americana, nasceu... em Portugal! Aliás, se tomares o conjunto das 3 Bang! que editei, tens ainda, com um pouco de boa vontade, o Tobias Buckell (oriundo das Caraíbas) e o Lawrence Schimel (a viver em Madrid).

E se contabilizares os nomes "diferentes" de autores nacionais (como Eduardo Capela, Ricardo Mendes, João Bengelsdorff, Ricardo Tinoco, e Vasco Curado), creio que o argumento pode ficar por aqui.

E não foi só a Bang!. Pelo menos também o Phantastes, do Tiago Gama, publicou por volta dessa altura vários autores internacionais não-anglófonos "desconhecidos". E outros haverão.

Eu ia dizer qualquer coisa como conclusão, mas o post já vai longo, e penso que o melhor que poderei fazer é aconselhar-te a, nem que seja por cultura geral, dares uma olhadela no que se fez no campo das revistas e fanzines de fantástico. Nem é preciso muito: basta em Portugal, no séc. XXI!

Um abraço,
Rogério

urukai
Edição Única

Postby urukai » 13 Jan 2010 12:21

Olá Dracopt!

Bem vindo.
Aparece no apresentações para te dares a conhecer ao pessoal!

Return to “Fanzines/Ezines”