Lançamento ASA / Público: Os Incontornáveis da BD

pco69
Cópia & Cola

Lançamento ASA / Público: Os Incontornáveis da BD

Postby pco69 » 15 Feb 2011 14:23

http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/ ... co-os.html

Nova série ASA/Público, e esta penso que será, ou terá muitos livros, do agrado de muitos leitores que têm algumas séries penduradas!
É uma colecção genérica, abarcando muitos estilos e autores, e que para mim tem um valor muito grande, pois retoma uma série esquecida há muito tempo (desde a Meribérica): O Vagabundo dos Limbos!
São 12 volumes duplos em capa mole. O primeiro volume é editado a 2 de Março de 2011.

(...)

Volume 1 - Valérian
- À Beira do Grande Nada
- O Abretempo
Estes livros fecham a série principal. Depois da edição pela ASA do nº20, Valérian e Laureline : A Ordem das Pedras, é publicado o nº19 e o nº21. A edição tardia do nº19 é justificada pelos direitos que a Meribérica ainda detinha sobre a série na altura. A imagem de capa está em cima!

Volume 2 - O Gato do Rabino
- Tomo 1 - O Bar-Mitzvá
- Tomo 2 - O Malka dos Leões
- Tomo 3 - O Êxodo
Desconheço esta série, mas o autor não! Joann Sfar consagrou o "Principezinho" num excelente livro de Banda Desenhada.

Volume 3 - XIII Mistery
- O Mangusto
- Irina
Não temos a continuação da série principal, mas temos os "spin-off" desta excelente série!

Volume 4 - Adèle Blanc-Sec
- O Sábio Louco
- O Demónio dos Gelos
Série que teve direito a uma edição dupla em capa dura pela ASA, tem aqui mais uma edição dupla!
Este livro será editado em capa dura nas lojas FNAC.

Volume 5 - O Buda Azul
- Tomo 1
- Tomo 2
Série desconhecida para mim, mas o autor não! Cosey também é conhecido pela série Jonathan!

Volume 6 - I.R.$
- Tomo 1 - A Investigação
- Tomo 2 - A Estratégia Hagen
Série de grande sucesso em França, vê aqui a sua primeira edição em português!

Volume 7 - Murena
- A Melhor das Mães
- Os que vão Morrer…
Aguardadíssimo! Este volume duplo fecha o ciclo da Mãe. Podem consultar informação em Murena.
Este livro será editado em capa dura para a FNAC.

Volume 8 - Max Fridman
- Rapsódia Húngara
Série desconhecida para mim, assim como o autor: Giardino.

Volume 9 - Em Busca do Pássaro do Tempo
- O Amigo Javin
- O livro dos Deuses Antigos
Estes dois volumes iniciam o ciclo seguinte aos primeiros quatro volumes da série: Em Busca do Pássaro do Tempo .
Este novo ciclo conta as aventuras neste mundo antes dos anteriores quatro, ou seja... uma prequela!

Volume 10 - Largo Winch- A Fortaleza de Makiling
- A Hora do Tigre
A ASA retoma esta excelente série, maltratada por várias editoras em Portugal. Assim temos mais uma aventura completa de Largo!

Volume 11 - O Vagabundo dos Limbos
- A Fissirmã de Musky
- O Templo dos Oracles
O que eu não esperava por isto! A série O Vagabundo dos Limbos tinha ficado num "cliffhanger" terrível, ainda durante a sua vigência na Meribérica. Felizmente (obrigado Mª José!) a ASA pegou nela!

Volume 12 - O Assassino
- A Dívida
- Laços de Sangue
A esperada continuação desta boa série iniciada, e cancelada, pela Booktree!
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Ripley
Edição Limitada

Re: Lançamento ASA / Público: Os Incontornáveis da BD

Postby Ripley » 15 Feb 2011 14:56

pco69 wrote:http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2011/02/lancamento-asa-publico-os.html

Nova série ASA/Público, e esta penso que será, ou terá muitos livros, do agrado de muitos leitores que têm algumas séries penduradas!
É uma colecção genérica, abarcando muitos estilos e autores, e que para mim tem um valor muito grande, pois retoma uma série esquecida há muito tempo (desde a Meribérica): O Vagabundo dos Limbos!
São 12 volumes duplos em capa mole. O primeiro volume é editado a 2 de Março de 2011.

(...)

Volume 1 - Valérian
- À Beira do Grande Nada
- O Abretempo
Estes livros fecham a série principal. Depois da edição pela ASA do nº20, Valérian e Laureline : A Ordem das Pedras, é publicado o nº19 e o nº21. A edição tardia do nº19 é justificada pelos direitos que a Meribérica ainda detinha sobre a série na altura. A imagem de capa está em cima!
(...)
Volume 11 - O Vagabundo dos Limbos
- A Fissirmã de Musky
- O Templo dos Oracles
O que eu não esperava por isto! A série O Vagabundo dos Limbos tinha ficado num "cliffhanger" terrível, ainda durante a sua vigência na Meribérica. Felizmente (obrigado Mª José!) a ASA pegou nela!

Para estas duas: :wub: :bow:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Feb 2011 20:50

O mal destas notícias é que por esta altura já tenho tudo em francês. :(
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 16 Feb 2011 00:12

Thanatos wrote:O mal destas notícias é que por esta altura já tenho tudo em francês. :(

O que me lembra que fiquei de falar daqui do Mauvaises Rêves, que mandei vir juntamente com o L'Ouvretemps... mas acho que vou primeiro relê-los e "digeri-los" - se bem que qualquer desculpa é boa para reler V&L :mrgreen:

(como se eu precisasse de desculpas)
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Feb 2011 16:56

http://www.centralcomics.com/forum/inde ... pic=29.240

o tomo que inclui os livros 4 e 5 da série Adéle Blanc Sec está previsto para comercialização em Abril ou Maio (está a ser impresso em coedição).

Em relação à questão da opção de editar os tomos 19 e 21 do Valérian (e de não os editar agora em capa dura): é verdade que as opções eram/são variadas - a colecção vir a ser, uma dia, publicada na integra numa colecção ASA/PÚBLICO; a colecção vir a ser, um dia, publicada parcialmente numa colecção ASA/PÚBLICO, os títulos em falta serem publicados, exclusivamente em capa dura, numa edição unicamente ASA... Resumindo, podia propor, ou não propor, a inclusão destes títulos nesta colecção.

Decidi propô-los porque:
- Há livros desta colecção que são raros e não se encontram disponíveis, mas há outros que ainda são relativamente fáceis de encontrar a preços "atraentes".
- Esta série acabou: os autores anunciaram que não a continuarão. Estes dois álbuns eram, em meu entender, os dois mais importantes que faltavam aos leitores portugueses que acompanharam a série durante anos;
- Achei que, pela sua qualidade, esta série merecia ser conhecida de novos leitores e por isso que seria desejável uma edição na colecção ASA/Público.
- Tinha a hipótese de dar aos novos leitores e aos seguidores da série uma tradução portuguesa cuidada e simultaneamente a preço acessível (não tenho de memória o preço de cada lvolume da colecção Incontornáveis, mas não vai chegar aos 8 Euros);

Em relação à edição cartonada:
-Só podia fazer uma pequena tiragem em edição cartonada se fizesse os tomos 19 e 21 em conjunto (ou seja, seguindo a estrutura do livro tal como vai sair com o jornal).
- Achei que os coleccionadores da série devem ter a oportunidade de a vir a poder continuar e coleccionar nos moldes em que tinham coleccionado até aqui: álbuns separados, pois não faria sentido (para um coleccionador) ter um álbum duplo cartonado com os títulos 19 e 21.

Decidi que não faria o álbum cartonado duplo nestas condições, remetendo para mais tarde uma decisão em relação à capa dura destes dois tomos. E continuo com muitas outras opções e ideias para a reedição desta série... basta que haja "um dia". E um dia é sempre uma grande oportunidade.

Em relação ao Largo Winch:

Considero-a, pessoalmente, uma grande série. As duas histórias escolhidas são as que serviram de base ao filme cuja ante-estreia ocorreu em Angoulême no passado mês de Janeiro.

Em relação ao Murena:

Tal como no caso do Adéle, a edição cartonado inclui os dois livros, mas estudámos a lombada de forma a que (pelo menos é essa a minha convicção) comparativamente aos outros da colecção, o livro não fique "deslocado" na prateleira.

Fiquem bem.

Maria José M. Pereira

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 24 Mar 2011 12:21

Valérian

Autor: Mézières e Christin
Data de Publicação: 2011
Editora: ASA/Público
Páginas: 104
ISBN: 978-989-23-1299-6

Image
A Asa em colaboração com o Publico irá lançar uma nova colecção de Banda Desenhada composta por 12 volumes. Uma colecção genérica que poderá interessar a um publico diverso e não a amantes do género, já que a colecção será em capa mole e em volumes duplos. Com um preço apelativo, parece que foi criada para o publico que acha "graça" aos quadradinhos mas que não conhece muitos mais livros para alem dos da Disney e que até gostaria de ler algo mais, mas que nem sabe muito bem o que escolher. Nesta óptica, que parece-me que foi o intuito da colecção, temos um conjunto muito interessante e diversificada, sem ser demasiadamente cara, temos a possibilidade de entrar no mundo da BD (supostamente) pela mão dos melhores.

O primeiro volume da colecção, trata-se do Valérian e Laureline de Chrisitn - Méziéres. Um volume duplo composto pelo 1º e 3º livro da trilogia "In Search of the Lost Earth", ou para quem conhece a colecção toda o volume 19 (À Beira do Grande Nada) e 21 (O Abretempo), volumes estes que fecham a colecção.

E aqui tenho já de deixar o meu descontentamento com esta edição editorial. Um disparate! Publicar um volume duplo de livros intercalados. Para um não aficionado do género perde o interesse, pois comprou um livro lê o primeiro volume e apercebe-se que tem de parar a meio, comprar o segundo volume que a asa publicou em capa dura por cerca de 12€, para depois poder seguir para o terceiro. Uma imbecilidade. Para os amantes do género, será deveras desinteressante ter na estante uma colecção quase completa em capa dura e ter no final um volume duplo intercalado. Sinceramente não consigo perceber a decisão editorial, mesmo depois de ter já lido algumas explicações pouco capazes, para a mesma.

Sobre a obra, e tendo lido apenas o 19 e o 21 (ou seja, não comprei o tal volume em capa dura em falta), gostei das personagens e da bicharada criada pelos autores como os Shingouz e outros. Image É uma obra de ficção-cientifica em que seguimos as aventuras de Valérian e Laureline que acontecem em tempos e galáxias diversas. Mesmo para os que se assustam sempre que se fala em ficção-cientifica podem perfeitamente ler esta obra que é leve e muito divertida. Com um sentido de humor divertido e leve, e em que as personagens tem uma personalidade bem definida, é uma obra que facilmente poderá apaixonar quem menos espera. No meu caso gostei, mas não me apaixonei.

Podem encontrar toda a informação sobre a colecção no Leituras de BD

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 28 Mar 2011 12:03

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 2

O Gato do Rabino

Autor: Joann Sfar
Páginas: 144
ISBN: 978-989-23-1300-9

Image

O segundo volume editado pela ASA em colaboração com o Público, é da autoria de Joann Sfar, um artista responsável pela adaptação de O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry (mais informação em LerBD) e/ou da serie Donjon (também já editada por cá) entre muitas outras. Autor premiado e conhecido como um dos mais importantes no panorama Franco-Belga, irá também adaptar esta mesma obra - O gato do Rabino, ao cinema animado.

O volume é constituído por 3 tomos: "O Bar-Mitzvá", "O Malka dos Leões" e "O Êxodo". Sobre a obra posso dizer que adorei a personagem principal: o gato do Rabino. Um gato que após comer o papagaio da casa, passa a falar e assim começa a opinar sobre tudo. Com todo o seu sarcasmo e com o seu sentido de humor refinado, consegue divertir-nos durante todo o livro. Esta obra é uma forte crítica contra o falso moralismo e o fanatismo religioso. Ataca directamente o judaísmo, possivelmente por ser o que o autor conhece melhor por ser Judeu, contudo adaptaria-se a qualquer religião nos seus pontos essenciais.

Muito para ler

Image

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 31 Mar 2011 11:34

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 3

XIII Mistery

Autores: O Mangusto - Xavier Dorison (argumento) & Ralph Meyer (desenho)
Irina - Corbeyran (argumento) e Berthet (desenho)
Data de Publicação: Março 2011
Páginas: 108
ISBN:

Image

O Mangusto

A bordo do navio Lady Bee, batido por ondas fortes e submetido a um grande temporal, é aguardada a chegada de XIII, que deve recuperar o dinheiro da sua viagem. Mas o homem que chega não é aquele de quem se estava à espera. Depois de ter eliminado, um a um, todos os elementos da tripulação, relata a sua história pessoal a Kim Rowland, que foi feita prisioneira a bordo, assim como a sucessão de acontecimentos que o transformaram no Mangusto.

Irina

Depois da descoberta dos mistérios e zonas de sombra do passado do Mangusto, um dos grandes adversários de XIII, ficamos a saber um pouco mais da história de vida da enigmática Irina, desde a sua infância num orfanato até às acções clandestinas nos Estados Unidos, passando pela sua formação no seio da polícia política soviética. Tudo começa quando Júlia e a sua amiga Irina são acordadas a meio da noite para se dirigirem a um controlo sanitário de surpresa no orfanato onde vivem...

XII é uma série de 19 volumes escrito por Jean Van Hamme e com desenho de William Vance, bastante conhecida em França, com apenas 10 volumes editados em Portugal, 9 pela Meribérica e 1 pela ASA.
Conta a história de um assassino profissional com amnésia que tenta descobrir o seu passado e a sua identidade enquanto se vê envolvido no assassinato do presidente dos Estados Unidos. XIII Mistery conta-nos as histórias de personagens secundárias da série principal: Mangusto e Irina.

Sem dúvida o mais interessante até agora, XIII Mistery, mostra-nos dois assassinos puros e duros, onde ficamos a conhecer o passado de cada personagem e o que os levou a se tornarem assassinos. Em Mangusto temos um desenho muito bom e uma história bastante menos interessante, enquanto que em Irina, temos um traço muito mais comum e onde a história nos cativa mais. Não serão histórias que nos surpreendem pela originalidade. Temos passados difíceis, juras de vingança e necessidade de muito dinheiro, o que são afinal os temas mais comuns nestas histórias. Foi no entanto a única história que me deu vontade de comprar os outros volumes - o que já fiz - e onde fiquei com vontade de conhecer mais sobre as personagens e sobre o misterioso XIII.

Image
Imagens de As Leituras do Pedro

Ver mais em As Leituras do Pedro

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 31 Mar 2011 13:27

Por motivos de total desrespeito pelos aficionados portugueses deixei de comprar edições nacionais. Aimda hoje espero a conclusão de mais de uma dezena de séries da Meribérica, da Bertrand, da Vitamina Bd, da Devir..

No entanto reconheço que a ASA tem feito um bom esforço. Para mim está em probation.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 31 Mar 2011 13:42

Thanatos wrote:Por motivos de total desrespeito pelos aficionados portugueses deixei de comprar edições nacionais.
(...)
.

Mas tu não eras um dos que diziam que se não comprarmos, eles depois não editam o resto das séries :mrgreen:

nota) também tenho algumas séries de bd, penduradas :X

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 31 Mar 2011 13:43

E onde é que digo que não comprava?

Deixei de comprar, que é diferente. ;)

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 07 Apr 2011 11:45

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 4

Adéle Blanc-sec

Autor: Tardi
Data de Publicação: Março 2011
Páginas: 111
ISBN: 978-989-23-1302-3

Image

O quarto livro dos incontornáveis da Banda desenhada, editada pela ASA/Púlico, contem "O Sábio Louco" e "O Demónio dos Gelos". "O Sábio Louco" consiste no terceiro volume de Adèle Blanc-Sec, volume este já editado pela Bertrand assim como o volume 4, mas cuja continuação, volume 5, ainda falta editar. Uma escolha deveras estranha, reeditar um volume solto, quando se poderia continuar com algo inedito. O "O Demónio dos Gelos" consiste num inedito a preto e branco com um volume apenas.

Em Janeiro de 1912, Paris treme de frio. Adele Blanc-Sec sente-se perseguida na rua e agride violentamente Robert Esperandieu. Afinal, o pobre homem apenas queria convidar uma "rapariga tão bonita" para ver uma coisa extraordinária: dar vida a um homem•macaco com 300 mil a 400 mil anos que estava conservado em turfa gelada, algures na Sibéria...

O Demónio dos Gelos, que completa este álbum, é uma deliciosa história dos "verdes anos" de Jacques Tardi. A aventura inclui ingredientes que viriam a tornar-se recorrentes com o passar dos anos: sábios loucos, um misterioso monstro tentacular, pessoas congeladas e maravilhas científico-tecnológicas são algumas das peças com que Tardi tece a malha narrativa desta paródia tragicómica inspirada pelas Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Mas esta não é a única presença tutelar da história, desenhada a preto e branco, cujo traço faz lembrar intencionalmente o ilustrador Gustave Doré. Nesta exposição de uma particular visão do mundo – a perversão generalizada dos homens e os seus comportamentos intrinsecamente demenciais – iria Tardi ancorar; nos anos seguintes, uma parte essencial da sua obra, bem traduzida nas narrativas que têm os horrores da Primeira Grande Guerra Mundial como tema central...
Carlos Pessoa em Kuentro2

Image
O Sábio Louco

A leitura do primeiro volume - O Sábio Louco - foi bastante chata e desinteressante, se por um lado o desenho de toda a envolvencia (monumentos, carros e maquinaria) perde-se em pormenores minuciosos e até bem bonitos, as personagens são por vezes esboços que parecem inacabados e com rostos demasiado semelhantes entre si. Por outro lado a história é bastante desinteressante para alguem que não leu os volumes que se encontram para tras ("Adèle e o Monstro" e "O Demónio da Torre Eifel").

O segundo volume é bem pelo contrário, uma maravilha a nível de desenho, um trabalho fabuloso a preto e branco que demonstra claramente estarmos perante um autor que sabe desenhar. A história não será excelente, mas pelo menos "engraçada".

Image
O Demónio dos Gelos

Mais Informação e Imagens em World of Banda Desenhada eKuentro2 - O blog do BDJornal

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 12 Apr 2011 15:42

Não tem a ver directamente com a parceria ASA/Público, mas tem a ver com a Adele Blanc-Sec.

Divulgado num fórum aqui ao lado :mrgreen: (http://www.centralcomics.com/forum/inde ... pic=27.330) a edição em capa dura do Adéle Blanc-Sec - Tomo 3 que conterá os livros 4 e 5 da versão original francesa.

Portanto, para quem tem os primeiros quatro editados pela Bertrand, ou os primeiros três da Witloof, ou mesmo para os que apenas têm este (volume 3 dos originais) editado por esta parceria, creio que é uma boa noticia. :bow:

Com um bocado de sorte, pode ser que a ASA acabe por editar a série na sua totalidade :whistle:

1. Adele et la Bete [Adele And The Beast] (1976)
2. Le Demon de la Tour Eiffel [The Demon Of The Eiffel Tower] (1976)
3. Le Savant Fou [The Mad Scientist] (1977)
4. Momies en Folie [Mummies On Parade] (1978)
5. Le Secret de la Salamandre [The Secret Of The Salamander] (1981)
6. Le Noye a Deux Tetes [The Drowned Man With Two Heads] (1985)
7. Tous des Monstres [Everyone A Monster] (1994)
8. Le Mystere des Profondeurs [The Mystery of the Depths] (1998)

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 12 Apr 2011 16:12

O Buda Azul

Autor: Cosey
Páginas: 143
ISBN: 978-989-23-1303-0

Image

O Buda Azul – Tomo 1

Um jovem inglês, residente na Índia nos anos 1960, foge para não ir parar às escolas de Inglaterra. Desloca-se clandestinamente no camião conduzido pelo motorista tibetano da família Cardboard. Mas acaba por ser vítima de um despiste na neve ao evitar um vulto parecido com o Yéti que surge no caminho. É recolhido pelos residentes de um mosteiro tibetano onde faz amizade com Chogyam e Namgyal e descobre outra filosofia de vida. A insaciável curiosidade de “Porridge” vai levá-lo até Lhal, uma jovem guardiã do Buda Azul.

O Buda Azul – Tomo 2

O ataque e destruição do mosteiro tibetano pelas tropas chinesas separam Gifford e Lahl, quinta reencarnação de um mestre tibetano e guardiã do fabuloso e mítico Buda Azul. Nos 13 anos seguintes o jovem inglês procura incansavelmente a sua amada, que parece ter desaparecido sem deixar rasto. Entretanto, os dirigentes comunistas chineses decidem preparar o aparecimento público de uma falsa Lahl, industriada para servir os seus propósitos. Isso atrai a atenção do herói e o reencontro de ambos está prestes a realizar-se...

Público

O quinto volume da série Os Incontornáveis da Banda Desenhada - O Buda Azul - foi o que mais me "encantou", o mais completo. Um volume constituído por dois tomos os únicos que compões esta história. Não será necessário ler nada antes, pelo meio ou depois, o que obviamente satisfaz o leitor que tem assim oportunidade de ler uma história do início ao fim (ao contrário dos outros livros da colecção que estão para trás). O desenho é bom e as cores realçam a história. Inicialmente talvez se estranhe um pouco o colorido das páginas, mas rapidamente nos habituamos, tornando-se uma mais valia. O que mais me agradou foi o seu contexto histórico, passa-se no Tibete, aquando da ocupação chinesa e dá-nos uma panorâmica dos acontecimentos à altura. A contextualização da mesma é feita na medida certa, obviamente sem ser imparcial, conseguindo envolver o leitor na luta tibetana e no amor impossível das personagens principais - Gifford um jovem inglês e Lahl a guardiã do Buda Azul.
Um livro completo e uma história completa, com um enredo interessante e bom desenho.

Image
Imagem de: Kuentro2

Mais informação em: A Dignidade da Diferença e em A minha biblioteca de Banda Desenhada

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 07 Jun 2011 14:31

Image

Aqui à dois dias, li este livro, que na realidade, são os três primeiros volumes da série.

Gostei do desenho e da forma como a história é contada. O gato, pertence a um rabino e de tanto o acompanhar enquanto este estuda os vários temas da religião judaica, acaba por saber tanto da religião quanto o seu dono.

Às tantas, come um papagaio e com isso, começa a falar. E quer á força fazer um BarMitzva (http://en.wikipedia.org/wiki/Bar_and_Bat_Mitzvah). Vão falar com o rabino do rabino que não concorda com a coisa.

Ao acompanhar o gato, acompanhamos a familia e aprendemos coisas sobre a religião judaica. São judeus da Argelia dos inicios do século, quando a Argélia ainda era pertença da França. Dá também para aprender um pouco de história.

É um livro interessante. Estou com uma certa curiosidade se a ASA irá publicar os dois albuns remanescentes. :pipoca:
http://www.bedetheque.com/serie-2313-BD ... abbin.html

Return to “Lançamentos e Opiniões”