o Incal - Jodorovsky + Janjetov/Moebius/Ladrönn

pco69
Cópia & Cola

o Incal - Jodorovsky + Janjetov/Moebius/Ladrönn

Postby pco69 » 14 May 2012 15:30

Image

O Incal é uma série de livros escritos por Alexandro Jodorowsky e desenhados por Janjetov (Avant l'Incal), Moebius (L'Incal) e Ladrönn (Final Incal). O sucesso inicial deve-se claramente ao conjunto Jodorowsky/Moebius. Um ao criar um universo credível e outro ao desenhá-lo.

Ontem acabei de ler o segundo livro de Final Incal e acabei assim quase toda a série (está previsto um terceiro que fechará esse ciclo) e assim achei que posso escrever umas larachas sobre a totalidade da série. :mrgreen:

Não me apetece estar a explicar o que é o Incal, podem gooooglar a coisa e encontram muitas explicações mesmo em português, pelo que vou apenas falar do que sinto sobre a série em si.

E a primeira coisa que digo é que a parte desenhada por Moebius é a pior! E depois de dizer esta heresia, passo a explicar. :devil:

Até acredito que quando saiu, (de 81 a 89), tenha sido uma obra-prima tanto ao nível do argumento como ao nível do desenho. Mas senti que o Avant L’Incal e o Final Incal têm um argumento mais aprofundado e sobretudo muito menos místico que a sequência do Incal propriamente dita.

Os cenários do Avant L’incal, são urbanos na sua maioria. O que permite a Janjetov um cenário urbano completamente marado e quase dantesco. Moebius já passa muito tempo no espaço ou em zonas ‘interiores’ místicas. Bonito, mas talvez monótono. Mas temos a parte de Ladrönn que também passeia pelo espaço.

E novamente, também fiquei a gostar mais dessa parte que da parte Moebius….
:pipoca:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Re: o Incal - Jodorovsky + Janjetov/Moebius/Ladrönn

Postby Samwise » 14 May 2012 16:25

Só conheço série original, e por isso não posso contestar a tua auto-apontada heresia, mas posso dizer que foi a BD que mais me marcou desde sempre - num altura em que o Asterix, o Lucky-Luke e Tintin eram enfiados pelas goelas abaixo aos putos da minha idade (e sem demérito para os mesmos, que muito prezo), apanhar essa colecção foi quase como abrir a Caixa de Pandora - a muitos e diversos níveis. :mrgreen:

Voltei a lê-la há uns anitos e, desta feita percebendo muito mais as nuances do que então, voltei adorar.

Não sei porquê, nunca tive grande vontade de ler as séries-sequela, sem o Moebius. É estúpido... tenho de dar um jeito nisso!
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 14 May 2012 17:51

Estou quase como o Sam com a diferença que comecei a ler as sequelas mas parei a meio, não por falta de vontade mas por falta de interesse (que não é bem a mesma coisa). Chamem-me puritano mas ele há coisas em que não gosto que mexam.

No entanto e como prezo a opinião do pco69 vou dar-lhes nova chance, até porque, salvo erro, li a prequela há um bom par de anos atrás e na altura não estava muito inclinado para BD. Fases!
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 14 May 2012 18:07

Incal foi daquelas sagas que me emprestaram, li mas já não me lembro de nada! Confesso que gostei mais do spin-off A Casta dos Metabarões com a arte de Gimenez. Pelo menos, permaneceu na memória mais tempo.

MAs depois da tua intervenção pco69, convenceste-me a querer reavaliar a saga original e a sua continuação.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 15 May 2012 13:26

Rui Ramos wrote:Incal foi daquelas sagas que me emprestaram, li mas já não me lembro de nada! Confesso que gostei mais do spin-off A Casta dos Metabarões com a arte de Gimenez. Pelo menos, permaneceu na memória mais tempo.

MAs depois da tua intervenção pco69, convenceste-me a querer reavaliar a saga original e a sua continuação.

Se fores ler a saga inicial e tiveres possibilidade, começa pelo 'Avant L'Incal', porque o Incal própiamente dito, é uma continuação directa deste :bye:

Vou inciar, hoje ou amanhã, a saga dos Metabarões que acabei por adquirir na totalidade em francês. :pipoca:

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 16 May 2012 02:58

:tu:

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 16 May 2012 10:03

Essa imagem faz-me lembrar o filme " O 5º Elemento " :mrgreen:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 May 2012 12:00

Sharky wrote:Essa imagem faz-me lembrar o filme " O 5º Elemento " :mrgreen:

A imagem é reminiscente do pimeiro quadro que abre a série Incal original, e que entretanto se tornou mítica:

Image
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 May 2012 13:21

A minha imagem é a última da série Avant L'Incal e faz exactamente a ponte para a primeira da série Incal. Que é aquela que o Samwise colocou. ^_^

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 May 2012 20:05

pco69 wrote:A minha imagem é a última da série Avant L'Incal e faz exactamente a ponte para a primeira da série Incal. Que é aquela que o Samwise colocou. ^_^

Já agora a primeira imagem da série original é também a última na mesma série. Só para contribuir para a confusão. :devil: Deve ser a tal história da roda do tempo e coiso e tal. Muito budismo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “Lançamentos e Opiniões”