Bórgia - Manara e Jodorovsky

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Bórgia - Manara e Jodorovsky

Postby pco69 » 27 Dec 2012 23:10

Image


Quando o Papa Inocêncio VIII morre, um cardeal catalão, cuja família se tornará célebre, não olha a meios para se tornar Papa: trata-se de Rodrigo Bórgia. A história dos Bórgia está rodeada de mitos e é pródiga em homicídios, conjuras e traições assentes numa moral cínica e sem pudor, exemplo extremado da vida em Roma no final do século XV. Uma história que só podia ser contada pelo traço sensual de Milo Manara e pela magia das palavras Jodorowsky. Dois grandes autores, unidos neste primeiro volume de uma série que certamente fascinará todos os leitores. Um magnífico álbum que retrata as intrigas e as maquinações do Cardeal Rodrigo Bórgia, disposto a tudo para se tornar Papa.


Image


As diabólicas manipulações do catalão Rodrigo Bórgia fizeram-no subir ao trono Papal. Mas Roma é uma cidade completamente decadente, onde reinam as orgias, a imoralidade e o cinismo político e religioso. Este novo Papa, com a ajuda de Maquiavel, está disposto a tudo para engrandecer o nome e o poder dos Bórgia. Para isso, vai casar os filhos com pessoas poderosas e influentes. É Lucrécia, até então recolhida num convento, quem vai ter o papel principal ao casar com o homossexual Giovanni Sforza, sobrinho do homem mais poderoso de Milão. Ao mesmo tempo que, com o apoio do pai, mantém uma relação incestuosa com o irmão César.
Mas em Florença, Savonarola, atribui ao Papa a culpa de todos os males e fazem-se alianças políticas com o intuito de o destituir.
O clã Bórgia evoca a todos imagens diabólicas: a violência, as orgias, o despotismo, a imoralidade… mas, para além disto, o que é que realmente sabemos desta ilustre família?



Image
O caos reina na cidade de Roma, onde o papa Alexandre VI soube impor o seu poder. Mas, repentinamente, é ameaçado por dois perigos: a peste e o rei de França, Carlos VIII, que se prepara para invadir Itália.


Image

A expedição a Itália do Rei Carlos VIII de França termina em Nápoles com o afogamento do soberano nas lavas incandescentes do Vesúvio. Liberto do compromisso sacerdotal pelo seu pai, César Bórgia sonha reconquistar o país¿ A família Bórgia subsidiou a má-língua do século XV, em Itália e no restante mundo cristão, fazendo ascender ao papado dois membros desta ilustre família de reputação diabólica. O clã Bórgia foi acusado de envenenamento, fatricídio e de incesto, tornando-se o símbolo da decadência da Igreja, no final da Idade Média.


---

E temos mais uma série de BD despachada nestas férias. E desta série tenho a dizer... mehhh

Manara continua a desenhar belas mulheres. Ou melhor dizendo, uma bela mulher repetida uma data de vezes. Neste caso, na personagem Lucrécia.
Jodorosvsky continua um bom argumentista. Mas nesta obra, a sensação que me ficou, foi de... não chega a ser erótica (e muito menos pornográfica) e para ser uma boa história (numa noção de 'histórico'), precisaria de talvez mais uns albuns.

Bom.. sempre dá uma visão sobre o que foi a família Bórgia e da razão de se ter tornado num símbolo da maldade humana.... :bbde:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Return to “Lançamentos e Opiniões”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron