http://bd-no-sotao.blogspot.pt/2013/04/ ... tagua.htmlIsto é um Assalto
Argumento: Mariana Mortágua, Francisco Louçã
Arte: Nuno Saraiva
Design: Rita Gorgulho
184 pág., p/b, 23,5 x 15 cm, brochado, € 14,40
Bertrand Editora, Abril 2013
Um ano depois de ter lançado A Dividadura, Francisco Louçã, antigo dirigente do Bloco de Esquerda, voltou a juntar-se à economista Mariana Mortágua. O resultado é Isto é um Assalto, com desenho e ilustração de Nuno Saraiva.
O seu lançamento está previsto para a próxima quarta feira, dia 10 de Abril, pelas 18h30, na Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa, com apresentação a cargo do escritor Urbano Tavares Rodrigues.
Com chancela da Bertrand Editora, a obra, pode-se ler na contracapa do livro, "descreve o assalto que Portugal está a sofrer. Eles estão a cobrar impostos acima das nossas possibilidades, a retirar subsídios de férias e de Natal que eram as nossas possibilidades, a destruir o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública e a Segurança Social que deveriam ser a devolução dos nossos tributos. Eles querem tudo. Eles, a finança, cobram uma renda sobre o nosso futuro e ainda querem convencer-nos de que somos culpados. Por isso, em Isto é um Assalto, faz-se a conta e cobra-se a factura: verá como os bancos foram financiados pelos nossos impostos, como a austeridade e a chantagem da dívida estão a criar o maior desemprego da história do nosso país, como a troika destrói a vida das pessoas.”
Em banda desenhada e ilustrações acompanhadas de texto, são abordados temas como a vida de Portugal nas mãos do capital financeiro, a história da dívida, a crise do euro, as promessas de Passos Coelho, a política da troika, o Jogo do Monopólio e o Feiticeiro de Oz, o desfalque de D. Sebastião e o banqueiro anarquista de Pessoa, o debate da Bíblia e de Júlio César sobre a reestruturação da divida, as relações dos Espírito Santo com Salazar e a estratégia da Merkel.
Nuno Saraiva, um dos mais prestigiados ilustradores nacionais, assina a ilustração da obra, regressando aos temas da economia, que já tinha abordado em A crise explicada às crianças (Esfera dos Livros, Maio 2012), obra da autoria de João Miguel Tavares.