Autor do Mês - Regras

Todos os meses é proposto um novo autor para leitura e discussão pelos foristas.

Moderator: grayfox

grayfox
Edição Única

Autor do Mês - Regras

Postby grayfox » 15 Nov 2011 20:15

Bom, esta iniciativa nasceu espontâneamente devido a uma concentração de leituras do António Lobo Antunes, pelo que o primeiro Autor do Mês está encontrado.
Spoiler! :
No entanto acho que seria bom debater e estabelecer regras para esta iniciativa. Daquilo que eu estive a pensar propunha o seguinte:

Limite temporal de discussão
- Apesar de o autor ser do mês X, não existe limite temporal para o debater, a ideia é que ao ver quem é o autor do mês seguinte possamos acondicionar as nossas leituras para até la lermos um livro dele(a). Mas quem ja leu ha mais tempo participa na mesma, ou mesmo quem nunca leu nada.

Escolha do autor:

- como é feita - para manter o máximo de diversidade possível, levando-nos a conhecer autores que nunca pensaríamos experimentar, eu propunha que uma só pessoa voluntária escolhesse o autor para o mês seguinte. acho que se adoptarmos um sistema de voto acabamos por estar sempre a cair em autores que todos gostam ou já leram

- quem pode ser autor do mês - qualquer um? eu propunha um sistema alternado sendo que num mês seria um autor nacional e no outro um autor estrangeiro.

Que livros ler:

- aí cada um é que sabe mas talvez fosse engraçado fazer uma lista de "declaração de intenções" no primeiro post, em que, após a escolha do autor cada um exprime que livro do autor irá ler até ao mês seguinte.

coloquei em spoiler as minhas sugestoes iniciais.

Agora as regras:

- Cada mês tem um cicerone, cada um pode ser cicerone desde que o queira e o respetivo mês não esteja ainda tomado.
- O cicerone decide que autor será debatido, pode fazer uma poll ou uma discussão, mas a decisão final é sempre sua.
- Qualquer autor pode ser escolhido, mas desaconselha-se autores com apenas um livro publicado, ou com nenhum livro publicado em português.
- Preferencialmente o autor do mês deve ser decidido até ao inicio do mês anterior ao da discussão.

Lista de cicerones e autores escolhidos:

Dezembro - "combustão espontânea" - António Lobo Antunes
Janeiro - Arsénio Mata - Don DeLillo
Fevereiro - PageHunter - Julio Dinis
Março - Sharky - Bernard Cornwell
Abril - Urukai - Dinis Machado
Maio - Grayfox - Gabriel Garcia Marquez
Junho - Lady Entropy - Kim Newman
Julho - Bugman - Sophia de Mello Breyner Adresen
Agosto - Samwise - Phillip Ross
Setembro -
Outubro -
Novembro -
Dezembro -
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Re: Autor do Mês - Regras

Postby urukai » 15 Nov 2011 22:28

Concordo com tudo. Devia era fazer-se já a lista de users que vão escolher o autor de cada mês.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 16 Nov 2011 00:23

Sim, acho uma ideia interessante a escolha ser feita por um utilizador ainda que se corra maior risco de haver menor adesão. Mas vamos tentar. :rolleyes:

No entanto chamo a atenção para:

- Serem escolhidos autores que haja livros à venda para quem quiser aderir e não tenha nenhum livro do autor o possa fazer.
- Serem escolhidos autores com mais que um livro publicado.
- Tentar evitar autores que apenas consigam interessar a um grupo muito restrito de utlizadores.

Outra regra a definir é que a escolha do autor deve ser feita até no inicio do mês anterior. Ou seja, no presente caso, a escolha do autor para o mês de Janeiro deve ser feita no dia 1 de Dezembro.

O utilizador que escolher o autor deve dinamizar a discussão sobre o mesmo (eu tentarei fazê-lo em Dezembro com o Lobo Antunes). Os restantes utilizadores podem sugerir autores ao utilizador que o vai definir, mas devem evitar coagi-lo fisicamente :deadhorse:

O tempo para discussão sobre o autor do mês é... (acertaram) esse mesmo mês :friends:

A ordem dos utilizadores a escolherem o autor é por ordem de inscrição a partir de... agora (por resposta a este tópico)

Janeiro -
Fevereiro -
Março -
Abril -
Maio -
Junho -
Julho -
Agosto -
Setembro -
Outubro -
Novembro -
Dezembro -

:bbde: :bbde: :bbde:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 16 Nov 2011 00:31

Eu chamo a atenção de uma coisa: havendo "lá para baixo" tópicos de discussão sobre autores, não se está a multiplicar as capelinhas?

Na minha opinião, dava-se um mês para ir lendo e comentando e fundiam-se tópicos.
Face ao caracter espontâneo, não quero ser obrigado a alternar entre portugueses e estrangeiros! :P
Last edited by Bugman on 16 Nov 2011 00:34, edited 1 time in total.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 16 Nov 2011 00:32

Boa. Concordo com tudo também. E candidato-me já a ser o cicerone para Janeiro. :)
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 16 Nov 2011 00:48

Também gostava de participar nestas leituras. Proponho que o autor de cada mês seja adiantado pelo menos com um mês de antecedência para dar tempo a quem não tem livros do autor de os adquirir e ainda de fechar as leituras pendentes aos elementos que queiram entrar na iniciativa.

Também me proponho a escolher um autor para um mês :tu:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 16 Nov 2011 00:50

Bugman wrote:Eu chamo a atenção de uma coisa: havendo "lá para baixo" tópicos de discussão sobre autores, não se está a multiplicar as capelinhas?

Na minha opinião, dava-se um mês para ir lendo e comentando e fundiam-se tópicos.
Face ao caracter espontâneo, não quero ser obrigado a alternar entre portugueses e estrangeiros! :P

Sim, não tem de haver alternância, isto é um fórum e não um bar desse tipo. Cada um escolhe quem quiser. Quanto à outra questão. Depois da questão ter findado... pode-se sempre passar para lá os posts (digo eu).

Janeiro - Arsénio Mata
Fevereiro - PageHunter
Março -
Abril -
Maio -
Junho -
Julho -
Agosto -
Setembro -
Outubro -
Novembro -
Dezembro -

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 16 Nov 2011 00:58

Março eu faço anos, por isso alisto-me para esse mês :D

urukai
Edição Única

Postby urukai » 16 Nov 2011 01:17

Faço anos em janeiro, mas tudo bem, fico com o Abril.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 16 Nov 2011 02:06

Não querem inventar mais regras e restrições e o diabo-a-sete para retirar a espontaneidade total desta iniciativa? Ora bem, alternar entre portugueses e estrangeiros, autores que agradem ao maior número de utilizadores, escolhas no dia 1, debates de 1 a 30/31. Ah, e arranjar voluntário para dezembro de 2012... :rolleyes:

S.

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 16 Nov 2011 02:17

Eu nao sei se vou ter tempo para a iniciativa todos os meses... mas contem comigo para ser cicerone em Maio :bbde:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 16 Nov 2011 10:20

Pedro Farinha, tudo o que eu falei foram sugestões para discutir por cá, para decidir entre todos.

Vou por a lista de cicerones no primeiro post.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 16 Nov 2011 11:00

Entao simplifiquemos mais: tira-se os cicerones; as discussoes decorrem nos tópicos dos respectivos autores, ficando abertas para depois ou malta que "ouviu dizer".

Este tópico mantém-se para a salganhada da discussao sobre "o que ler".

A questao de saber no mes anterior quem vai ser o escolhido decorre, a meu ver, do que se passou com o ALA: mta gente a revelar vontade de o ler no inicio da Novembro, o autor tornou-se o autor do mes de Dezembro.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Nov 2011 11:26

Não vou participar
Nunca gostei de me sentir obrigado a ler.
Leio para me divertir. :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 Nov 2011 13:48

pco69 wrote:Não vou participar
Nunca gostei de me sentir obrigado a ler.
Leio para me divertir. :P
E sentes-te obrigado a postar? :P

Neste caso estou do lado da Tzimbi. Mas respeito as decisões do moderador.

Só não entendi a questão dos tópicos dispersos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “Autor do Mês”