Autor do Mês - Regras

Todos os meses é proposto um novo autor para leitura e discussão pelos foristas.

Moderator: grayfox

Bugman
Edição Única

Re: Autor do Mês - Regras

Postby Bugman » 21 May 2012 14:29

Outro aviso à navegação: com vista a aumentar a quota de escritoras propostas, o mês de Julho sofrerá uma mudança. Da animadora (in)cultural prevista, teremos uma grande senhora das letras. Mais detalhes no princípio de Junho, mas a malta de ciências que vá pondo os livros de português do 12º a jeito...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 May 2012 16:25

não percebi nada, mas fico ansioso :P
ando a ler o Ninguém escreve ao Coronel de Gabriel Garcia Marquez. E sim, antes que alguém (T.) pergunte, ando a ler... no sentido de que não o li de uma assentada pois so leio uns 5 minutos por dia desse livro intercalando com o 3º da First law Trilogy do Abercrombie.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 May 2012 16:38

O T deve ser Deus por estas bandas: ainda antes de falar já todos lhe dirigem a palavra! :whistle:

O que se passa é que havia dito com muita convicçao que a minha escritora para Julho, mês de leituras de praia, seria a Margarida Rebelo Pinto. Ora no outro dia olhei para a estante e encontrei aquela que será a minha "leitura de praia" e em vez de baixar a fasquia, decidi elevá-la (se pedirmos mediocridade teremos má mediocridade). Ninguém terá sequer desculpa para nao dar os seus 50 cêntimos (antes de impostos) uma vez que basta recorrer ao manual de leituras do 12º ano.

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 21 May 2012 17:28

Bugman wrote:basta recorrer ao manual de leituras do 12º ano

... ao qual peguei fogo (literalmente) no dia em que soube que tinha entrado na faculdade. :P A não ser que eu arranje uma médium que consiga ler sinais de fumo no passado n vai ser fácil.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Jun 2012 23:41

Como Julho é(ra) o mês de ir para a praia e não quero sobrecarregar ninguém com calhamaços, depois da ideia de nivelar por baixo e "recomendar" a Margarida Rebelo Pinto, decidi-me por outra autora, mas que dizia muito mais com muito menos letras.

Como pista adicional (e quem não reconhecer isto devia-se flagelar muitas vezes):

Esta é a madrugada que eu esperava
o dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Para tentar que haja um pouco mais de discussão do que os autores anteriores, o desafio será colocar um poema, ou texto, ou intervenção da referida autora todos os dias, sem que se repita. Se mais ninguém o fizer, vou tentar fazê-lo eu... :whistle:

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 11 Jun 2012 01:55

Bugman wrote: Para tentar que haja um pouco mais de discussão do que os autores anteriores, o desafio será colocar um poema, ou texto, ou intervenção da referida autora todos os dias, sem que se repita. Se mais ninguém o fizer, vou tentar fazê-lo eu... :whistle:

Bugman, eu também me voluntario para colocar um poema dela, um dos meus preferidos. :)

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Jun 2012 10:51

Reconhecidamente, não gosto de poesia, mas aplaudo a mudança de autora e a tentativa também de alterar a fórmula da iniciativa, sendo que com esta proposta também vou participar (não tenho de deixar o Roth de lado, basicamente :angel: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 20 Aug 2012 11:23

algum voluntário para escolher o autor de setembro?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Aug 2012 16:00

Eu até me voluntariava, mas o autor seria o mesmo do mês de Agosto ... :cheers:

Estou quase a terminar o Zuckerman Unbound, que será sucedido pelo Operation Shylock, A Confession de uma forma semelhante ao modo como se acende um novo cigarro noutro que está prestes a apagar-se. ^_^
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Aug 2012 18:22

eu estou quase quase no fim do IT (100 páginas + ou -) e tencionava ainda encaixar o A Conspiração Contra a América este mês.
o livro requer anterior conhecimento das movimentações politicas pré-WWII?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Aug 2012 20:37

grayfox wrote: tencionava ainda encaixar o A Conspiração Contra a América este mês.
o livro requer anterior conhecimento das movimentações politicas pré-WWII?

Não, mas quanto mais souberes da época (quer anterior, quer decorrente à WWII), melhor, como é normal acontecer em tudo o que é romance histórico (alternativo ou apenas ficcional).

Mas faço-te uma sugestão - não sei se o livro em português tem um apêndice no final, com uma descrição das principais figuras históricas retratadas e dos marcos cronológico importantes para cada uma, mas se tiver, podes começar por aí - não há spoilers porque são factos históricos, enquanto que o romance altera a linha da realidade. Sempre ficas com mais "largura de banda"... ;)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Aug 2012 21:18

tem sim :tu:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Aug 2012 12:25

Por acaso estou curioso para saber como vai ser o choque da passagem entre a escrita solta e empolgada (emocionante?) do King e o rigor austero e seco (drenado de emoções estilísticas) deste The Plot Against America. Do Roth, leste o The Human Stain, mas tem pouco a ver com o que vais encontrar aqui... :whistle:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Sep 2012 11:07

Com três já se faz uma festa.

Autor do Mês de Setembro - José Saramago

(pode ser, Gray?)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Sep 2012 12:01

por mim pode ser.

Return to “Autor do Mês”