Março 2012/ Bernard Cornwell

Todos os meses é proposto um novo autor para leitura e discussão pelos foristas.

Moderator: grayfox

Sharky
Edição Única

Março 2012/ Bernard Cornwell

Postby Sharky » 01 Mar 2012 12:20

Image

Informação sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_Cornwell

O livro que escolhi deste autor para a leitura do mês chama-se " Agincourt ".

EDIT:
O livro que tenho chama-se mesmo " Agincourt " e não " Azincourt ".
Last edited by Sharky on 02 Mar 2012 14:44, edited 2 times in total.

grayfox
Edição Única

Re: Março 2012/ Bernard Cornwell

Postby grayfox » 01 Mar 2012 12:49

se calhar também vou ler esse por ser stand-alone. mas primeiro tenho de tratar do autor de fevereiro!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 01 Mar 2012 13:02

Oba, posso participar? Tenho as Warlord Chronicles na fila, era uma boa altura para pegar nelas! ^_^

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Mar 2012 13:17

Sharky wrote:O livro que escolhi deste autor para a leitura do mês chama-se " Agincourt ".

O meu chamar-se-ia Azincourt... :P (Estou a trollar!)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 01 Mar 2012 13:23

Sofiushka wrote:Oba, posso participar? Tenho as Warlord Chronicles na fila, era uma boa altura para pegar nelas! ^_^

Podes pois :tu:

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 13 Mar 2012 01:47

Bom, decidi começar pelo stand-alone Gallows Thief que tinha aqui e foi péssima ideia. Amanhã deixo aí a minha crítica indignada. :rolleyes:
Entretanto, vou mesmo pegar nas Warlord Chronicles que é para não ficar de mal com o homem :angel:

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 13 Mar 2012 10:26

Eu cá não ando com grande pachorra para leituras pesadas no momento :( Tenho andado com a biografia do Bear Grylls, que é light light, e tenho aproveitado para ver umas séries que trazia em atraso.

Mas até ao final do mês a vontade irá eventualmente aparecer e irei pegar num livro deste senhor :whistle:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 13 Mar 2012 10:41

Nunca participei no 'Autor do mês' pelo que esta será uma estreia. Não estou a ler nem vou ler livros dele este mês, mas como é um autor dos meus favoritos, sinto-me capaz de botar discurso.

Já li uns quantos da série Sharpe, a trilogia da guerra dos 100 anos (A demanda da relíquia), a trilogia do Rei Artur e o Stonehenge.

Todos são romances históricos com aparente boa base de pesquisa e com o que nós leitores gostamos. Boas personagens principais e bons sidekicks! E partindo do princípio que o autor sabe do que está a falar, são bem informativos sobre os vários períodos em questão. :tu:

Sharpe é um militar do tempo das guerras napoleónicas que é promovido desde simples soldado até ao posto de Coronel. Não sei se haverá algum soldado real dessa época que o tenha conseguido, pois o hábito era que as promoções normalmente eram compradas e se não estou enganado, mesmo promovidos por bravura ou outra razão, a promoção deveria ser paga.

Thomas (Thomas of Hookton) é a personagem principal da série Em demanda da relíquia, passada durante o período da guerra dos 100 anos, mais propriamente, durante a expedição do exército inglês sob o comando do rei Eduardo III a França e durante algumas das batalhas dessa expedição como por exemplo a batalha de Crécy.

Derfel Cadarn é a personagem principal da trilogia relativa ao Rei Artur. Nesta trilogia, somos levados a ver Guinevere e sobretudo Lancelot como…. Muito menos perfeitos que aquilo a que estamos habituados. É na minha opinião, uma das melhores séries sobre a lenda Arturiana, sem qualquer lado sobrenatural mas com muita emoção humana.

Stonehenge.. Relata a construção da primeira parte da famosa estrutura, extrapolando as razões da decisão da sua construção e demonstrando a forma como os megalitos foram transportados desde distâncias enormes até ao local onde foram colocados.

:cheers:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 13 Mar 2012 11:35

Já vou quase a meio do livro " Agincourt " e até agora estou a gostar das descrições/situações/traições e a crueldade fria e dura de todo o ambiente criado há volta da história. No meio disto tudo o autor ainda cria diálogos engraçados entre os personagens, o que me agrada.
Tem sido uma leitura calma porque me está a dar um gostinho daqueles B)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Mar 2012 13:37

pco69 wrote:Derfel Cadarn é a personagem principal da trilogia relativa ao Rei Artur. Nesta trilogia, somos levados a ver Guinevere e sobretudo Lancelot como…. Muito menos perfeitos que aquilo a que estamos habituados. É na minha opinião, uma das melhores séries sobre a lenda Arturiana, sem qualquer lado sobrenatural mas com muita emoção humana.

Stonehenge.. Relata a construção da primeira parte da famosa estrutura, extrapolando as razões da decisão da sua construção e demonstrando a forma como os megalitos foram transportados desde distâncias enormes até ao local onde foram colocados.

A ausência do lado sobrenatural nas Warlord Chronicles (Traduçao livre "As crónicas do Senhor da Guerra") nao será bem como dizes. Ele está lá, do princípio ao fim, mas feito de uma forma que nos leva até ao como os homens viviam o sobrenatural no seu dia-a-dia e o dilema que a Via Antiga tem perante a Via Nova que o Cristianismo representa. A demanda, uma vez colocada sobre Derfel Cadarn, até poderia ser a demanda pelo sobrenatural. Nao me alongo para nao estragar leituras. Quanto ao seu lugar na lenda arturiana, acho que nao é dos melhores, acho que será mesmo a melhor versao da lenda arturiana, misturando magistralmente dados históricos com os ficionados para no final nos deixar com uma história que com toda a sua fantasia, podia muito bem ter acontecido!

Stonehenge é para mim o mais perfeito romance de Cornwell. O facto de reportar a uma altura em que há poucos registos e muita especulaçao sobre porquês, sobre o quê e sobre como e quando, concede a Cronwell pena livre para juntar toda essa névoa de conhecimento a uma imaginaçao selvagem e nos premiar com um romance que poderia ser um "best of Cornwell". Stonehenge é simultaneamente uma maldiçao e uma bençao! É o livro perfeito para quem começa a ler Cornwell ser arrebatado para o romance histórico-fantástico, mas depois de se ler Stonehenge qualquer livro dele sabe a pouco, o que parece um contra-senso dado o gosto do autor por séries longas.

Entretanto, aguardo com entusiamo a chegada de Death of Kings, a continuaçao das Saxon Chronicles (de cuja série recomendo os três primeiros livors).

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 16 Mar 2012 16:59

Et voilá, o meu desabafo acerca do Gallows Thief :P
Entretanto este fim de semana já devo terminar o The Winter King, do qual estou a gostar imenso!

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 24 Mar 2012 16:52

E pronto, acabei agorinha mesmo de ler Excalibur, o último das Warlord Chronicles.
Só tenho a dizer isto: :bow:
(E também isto: :cry: )
Ah, isto também.

E termino assim a minha participação no autor do mês. Vou agora voltar para Westeros, que quando saí de lá as coisas estavam complicadas.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 25 Mar 2012 19:10

Entre ontem e hoje despachei o Death of Kings. Não sei se as baixas expectativas (face ao que fora The Burning Land) contribuiram para isso, mas é capaz de ser o melhor livro até ao momento das Saxon Chronicles!

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 25 Mar 2012 22:55

Pronto :( tentei resistir mas vocês já me puxaram para o Cornwell. O que é melhor as Saxon Chronicles ou as Crónicas de Artur ?

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 25 Mar 2012 23:12

Warlord Chronicles, é conciso e tem mais liberdade criativa. As Saxon Chronicles têm dois muito bons volumes de abertura, o 3º e o 4º ficam mais fraquinhos e o 5º é um pouco "aborrecido". O 6º é muito bom, ao nível dos primeiros dois ou de um Stonehenge, mas a série está ainda em aberto.
Last edited by Bugman on 27 Mar 2012 12:43, edited 1 time in total.

Return to “Autor do Mês”