Cerridwen - 2011

Cerridwen
Edição Única

Cerridwen - 2011

Postby Cerridwen » 11 Jan 2011 18:26

Livros que li em 2011:
Perturbações Atmosféricas, de Rivka Galchen (9/20)
História Universal da Infâmia, Jorge Luis Borges (10/20)
O Elefante Evapora-se, Haruki Murakami (12/20)
De Profundis, valsa Lenta, José Cardoso Pires (10/20)
Os Escolhidos, Ricardo Pinto (8/20)
Dias Tranquilos em Clichy, Henry Miller (10/20)
O Tesouro, Selma Lagerlöf (16/20)
As Avós e Outras Histórias, Doris Lessing (16/20)
Love, Toni Morison (16/20)
A Sombra do Templário, Núria Masot (8/20)
Terra de Neve, Yasunari Kawabata (9/20)
As Cidades Invisíveis, Italo Calvino (10/20)
Tim, Colleen McCullough (12/20)
Uma Questão Pessoal, Kenzaburō Ōe (10/20)
A Herança de Eszter, Sándor Márai (10/20)
O Carteiro de Pablo Neruda, Antonio Skármeta (12/20)
As Noites das Mil e Uma Noites, Naguib Mahfouz (13/20)
Como Água Para Chocolate, Laura Esquível (12/20)
Zorro, Isabel Allende (16/20)
Inês de Castro, María Pilar Queralt del Hierro (12/20)
Samarcanda, Amin Maalouf (11/20)
Coraline e a Porta Secreta, Neil Gaiman (12/20)
A Mancha Humana, Philip Roth (12/20)
Desgraça, J. M. Coetzee (12/20)
Don Giovanni ou O dissoluto absolvido, José Saramago (10/20)
Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll (16/20)
Nova Iorque, Brendan Behan (12/20)
Contos Hieroglíficos, Horace Walpole (13/20)
A Morte de Ivan Ilitch, Leo Tolstoy (10/20)
Histórias Eróticas, Giovanni Boccaccio (11/20)
A Dança dos Dragões, George R.R. Martin (16/20)
Tão Veloz Como o Desejo, Laura Esquivel (8/20)
Arco-Íris, Banana Yoshimoto (10/20)
Trold - Histórias do Mar do Norte - Volume 1, Jonas Lie (13/20)

Livros que estou a ler:
Trold - Histórias do Mar do Norte - Volume 2, Jonas Lie

Na wishlist:
Os Mágicos, Lev Grossman
Aliança das Trevas, Anne Bishop
O Dardo de Kushiel, Jacqueline Carey
A Lenda de Sigurd e Gudrún, J. R. R. Tolkien
A Guilda dos Mágicos - Trilogia O Mágico Negro, de Trudi Canavan
As Crónicas dos Elfos - Lliane, de Jean-Louis Fetjaine
O Mago - Aprendiz, Raymond E. Feist
Tales from Earthsea, de Ursula K. Le Guin
A Quinta dos Animais, George Orwell
A Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
Carbono Alterado, Richard Morgan
Laços de Sangue, Pamela Freeman
Corja Maldita, Pedro Almeida Vieira
Cavalheiros da Estrada, Michael Chabon
O Grande Retrato, Dino Buzzati
Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago
Ulisses, de James Joyce
Visconde Cortado ao Meio, Italo Calvino
As Rainhas de Púrpura I - A Cortesã, Jean-Louis Fetjaine
O Caminho de Merlim, Jean-Louis Fetjaine
Onde os Últimos Pássaros Cantaram, Kate Wilhelm
Danças na Floresta, Juliet Marillier
O Último Unicórnio, Peter Beagle
Fahrenheit 451, Ray Bradbury
Neuromancer, de William Gibson
Jogos do Capricórnio, Silverberg
Anjos Pistoleiros, Paul J. Mcauley
Duna, Frank Herbert
O Verdadeiro Dr. Fausto, Michael Swanwick
O Homem do Castelo Alto, Philip K. Dick
As Serviçais, de Kathryn Stockett
Por Favor Não Matem a Cotovia, Harper Lee

Cerridwen
Edição Única

Re: Cerridwen - 2011

Postby Cerridwen » 04 Jun 2011 12:49

Perturbações Atmosféricas, de Rivka Galchen
«Quando a mulher do Dr. Leo Liebenstein, um psiquiatra nova-iorquino de 51 anos, desaparece, deixa uma única pista - uma sósia que fala e se comporta exactamente como ela, ou quase exactamente como ela. Mas Leo não se deixa enganar por este embuste e embrenha-se numa busca quixotesca do seu amor perdido. Um romance de estreia genial, que é a um tempo uma grande história de amor, comédia negra, thriller psicológico e o retrato inquietante de uma mente em ruptura. Rivka Galchen traz-nos uma obra de literatura no seu estado simultaneamente mais puro e sofisticado.»

O livro começa bem. Algumas personagens, bem construídas. Uma história que poderia ser desinteressante, não fosse a autora colocar o leitor, logo de início, perante o mistério do desaparecimento da mulher do Dr. Leo Liebenstein. Esse é o fio que prende o leitor ao livro e também o seu calcanhar de Aquiles. Ao longo do livro o mistério vai-se desvendando e como o leitor vai percebendo que afinal não é grande mistério, vai perdendo o interesse. A acção prolonga-se por demasiado tempo.

História Universal da Infâmia, Jorge Luis Borges
Da sinopse: «As narrativas reunidas neste livro foram executadas de 1933 a 1934, e, segundo o autor: «Derivam, creio, das minhas releituras de Stevenson e de Chesterton e também dos primeiros filmes de Von Sternberg e talvez de certa biografia de Evaristo Carriego.»

Li os primeiros dois ou três contos. Jorge Luis Borges escreve muito bem, mas não gostei das histórias, por isso não continuei a ler.

O Elefante Evapora-se, Haruki Murakami
Da sinopse: «Ao longo de dezassete pequenas histórias aparentemente banais, das muitas que povoam o nosso quotidiano, Haruki Murakami transporta o leitor à dimensão paralela de um imaginário delicioso e bizarro ao mesmo tempo, percorrendo um Japão que tem tanto de nostálgico como de moderno. »Muitas vezes divertidos, sempre comoventes», os dezassete contos desta colectânea são prova da extraordinária capacidade narrativa de Haruki Murakami.»

Livro de contos muito bem escritos. Alguns cativaram-me, outros nem por isso, dependendo das histórias. Haruki Murakami domina a técnica de introduzir lementos de fantasia em histórias que soam tão reais que poderia dar-se o caso de acontecerem perto de nossa casa, pelo menos essa foi a sensação com que fiquei.

De Profundis, valsa Lenta, José Cardoso Pires
Excerto: «Todavia, culpa minha, foi na memória ou na tragédia da memória que, com maior ou menor erro, concentrei o acidente vascular cerebral que acabo de redigir. Se esse enfocamento é aceitável do ponto de vista neurológico não sei, mas foi a experiência sofrida que mo ditou na interpretação forçosamente diletante em que a tentei descrever.»

Em De Profundis, valsa Lenta um homem narra sua a história após ter sofrido um acidente vascular cerebral. Foi o segundo livro que li de José Cardoso Pires, o primeiro foi Lavagante. Gostei menos deste. Apesar de achar que a história é narrada de forma genial, soube-me a pouco.

Os Escolhidos - Primeiro livro da trilogia A Dança de Pedra do Camaleão, Ricardo Pinto
Sinopse: «Neste volume, Os Escolhidos, Carnelian e seu pai, o Mestre Suuth, há muito tempo exilados do centro do mundo - Osrakum - regressam para a eleição do Imperador-Deus, a casta superior de uma sociedade hierarquicamente estruturada. Uma história de quatro mil anos que explora um complexo e hierarquizado império, polvilhada por um leve sabor oriental.»

Maçador. Presumo que seja uma boa leitura para quem sofrer de insónias.

Dias Tranquilos em Clichy, Henry Miller
Da sinopse: «Dias Tranquilos em Clichy é a evocação nostálgica e poderosa dos anos em que Henry Miller viveu em Paris, uma época que viria a ter uma influência determinante na sua vida e em toda a sua obra. São os anos em que Miller é ainda um escritor jovem e obscuro, que celebra o amor, a arte e a vida boémia na cidade que, mais do que qualquer outra, o inspira.»

Um livrinho bem escrito, mas com uma história fraquinha.

Discordo completamente do que diz na sinopse sobre ser um livro que "celebra o amor". Na minha opinião celebra é o sexo, pelo sexo.

O Tesouro, Selma Lagerlöf
Da sinopse: «Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado. Três soldados, nobres escoceses, aguardam que o seu barco desencalhe para partirem com um misterioso baú.»

Fiquei fã da Selma Lagerlöf. Para além de ser um romance muito bem escrito (sei que estou a ser repetitiva, mas acho que nos tempos que correm é importante realçar este tipo de pequenos pormenores), não foram precisas muitas páginas para contar uma história com princípio, meio e fim, com descrições de personagens e locais suficientes. A autora coloca o leitor perante temas marcantes para o ser humano como o bem e o mal, o amor e a justiça, numa obra que faz recordar os contos tradicionais.

Return to “Arquivo - 2011”