srd - 2011

srd
Dicionário

srd - 2011

Postby srd » 26 Jan 2011 16:27

Lista de livros 2011:

Janeiro
- Fome, Knut Hamsun
- O caçador de almas, John Darnton
- O atalho dos ninhos de aranha, Italo Calvino
- A herança de Eszter, Sandor Marai
- Pan, knut Hamsun
- As serviçais, Kathryn Stockett

pco69
Cópia & Cola

Re: srd - 2011

Postby pco69 » 26 Jan 2011 17:57

srd wrote:Lista de livros 2011:

Janeiro
- Fome, Knut Hamsun
(...)
- As serviçais, Kathryn Stockett

Qual a tua opinião destes dois? :bbde:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 27 Jan 2011 12:28

srd, SEIS livros em Janeiro??? :blink: O que anda o M. a fazer? Dormir? Ah, andas a abusar do Atarax... :devil:

S.

srd
Dicionário

Postby srd » 27 Jan 2011 12:43

O título é o espelho do livro, no caso de "Fome". Um jovem escritor chega a Oslo - na altura Kristiania - no final do séc. XIX, escreve artigos não solicitados para um jornal local e umas vezes é publicado outras vezes (a maioria) não, quando o jornal aceita publicar o artigo ganha "uns trocos" que lhe permite pagar a renda, comer ... depois a premissa é simples se não escrever não consegue comer, mas se não comer não consegue escrever. Ora ele escreve, ora não escreve, ora vagueia pela cidade. Não é uma história com muito enredo e/ou acção, no entanto é uma história totalmente centrada na personagem e no seu dia-a-dia, contudo não é uma história que pretenda a nossa compaixão e/ou piedade pois o autor deixa claro logo no início que a personagem sofre porque decidiu sofrer, mais devido à sua arrogância intelectual que outra coisa. Não é possível retirar qualquer análise social ou política da altura embora o autor fale de miséria, mas fá-lo mergulhando nas profundezas de um indivíduo (que não é padrão). Respondendo à tua questão eu gostei muito deste livro. (A edição da Cavalo de Ferro tem o prefácio de Paul Auster que aconselho a ler no fim do livro, como eu fiz).

Quanto às "Serviçais" é a história de 3 mulheres: uma branca e duas negras que se juntam para escrever uma história, isto em 1962, no Mississípi. É uma história bem contada que consegue nos situar bem no tempo devido a detalhes tais como a marcha de Martin Luther King ou a morte de Kennedy que aparecem como "pano de fundo" por serem a manchete de jornal. Dentro desta época/tema eu continuo a preferir "Por favor não matem a cotovia", mas este é um page-turner, a história está bem contada e bem conseguida alternando entre as personagem no seu ponto de vista, mas continuando no tempo (não me parece que seja uma fórmula fácil mas a autora conseguiu muito bem, muitas vezes recorrendo ao telefone e ao diálogo directo entre as 3 personagens), eu também gostei muito deste.

Penso que respondi à tua questão. ^_^

SD

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 27 Jan 2011 12:49

srd wrote:(...)
Penso que respondi à tua questão. ^_^

SD

Responde perfeitamente :tu:
Só mais uma questão.
Percebi que (pelo menos nestes dois livros) consegues expor bem a tua opinião sobre os livros que lês.
Porque não as partilhas no tópico de opiniões? :friends:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

srd
Dicionário

Postby srd » 27 Jan 2011 12:52

Tzimbi wrote:srd, SEIS livros em Janeiro??? :blink: O que anda o M. a fazer? Dormir? Ah, andas a abusar do Atarax... :devil:

S.

:laugh:
6 é um número giro! :P , mas alguns livros são "piquenos" ;)
Para além disso, foi isso mesmo, o M. esteve doente e só conseguia descansar sentado (e claro, ao colo) ... pelo que não recordo de ter estado tanto tempo sentada e de ter descansado tão pouco ... e devo dizer que se a TV é uma treta durante a noite, durante o dia é 10 vezes pior .... logo .... (o único problema é que depois ficava com os braços cansados <_< ). Felizmente ele já está bom, por isso agora é brincar mais e ler menos. :P
SD

srd
Dicionário

Postby srd » 27 Jan 2011 13:06

pco69 wrote:Porque não as partilhas no tópico de opiniões? :friends:

Já o fiz em tempos. O ano passado não deu para fazer (em nenhum lado - com honrosas excepções) pois foi um ano atribulado, já tinha ponderado voltar a fazê-lo, mas ainda não consegui dar conta de todos os tópicos que tenho aqui por ler :( , quando me colocar em dia volto a colocar por aqui as minhas opiniões ;) , e assim não "corro o risco" de estar a abrir um tópico desnecessariamente, se entretanto for vendo um tópico aberto de algum livro que já tenha lido não deixo de comentar. :)
SD

Return to “Arquivo - 2011”