Obras portuguesas em domínio público

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Obras portuguesas em domínio público

Postby vampiregrave » 07 Jan 2013 18:49

O mercado de eBooks parece dar sinais de se começar a desenvolver no nosso país. No entanto, quem abraçou recentemente o formato digital, decerto se apercebeu da escassa oferta de eBooks em português, mesmo a nível de obras que pertencem ao domínio público. É sobre estas obras que gostava de pedir a vossa opinião.
Os poucos sites que permitem o download dos clássicos portugueses, disponibilizam as obras em PDF, formatos pouco apropriados para a leitura em eReaders. Nalguns casos, só é possível adquirir uma versão EPUB recorrendo a edições pagas e com DRM.
Tenho já algum conhecimento a nível de EPUB, e a minha ideia é converter algumas obras para esse formato e partilhar essas versões aqui no fórum, à semelhança do que acontece no Mobileread por exemplo.
As questões que se colocam são:
- É do vosso interesse esta iniciativa?
- Em caso positivo, que obras do domínio público (cujo texto esteja integralmente disponível num formato digital, de preferência, mas não necessariamente, em HTML) devo converter?

Fico a aguardar as vossas opiniões. :bbde:

Alguns links úteis:
Lista de escritores e obras da língua portuguesa em domínio público (Wikipedia)
Bibliotecas Digitais (Wikipedia)

Fontes
eBooks disponíveis em PT no Project Gutenberg
Biblioteca Digital Camões
Obras disponíveis no Wikisource
dominiopublico.gov.br
Biblioteca Digital da BNP

Linhas orientadoras do projecto:
1. Selecção de obras para conversão
1.1 - Elaborar lista de obras em domínio público, assim como a correspondente disponibilidade em HTML, PDF ou EPUB.
1.2 - Excluir as obras que se inserem nos seguintes critérios:
Não disponíveis em formato digital, ou disponíveis apenas versões com direitos reservados.
Já disponíveis em EPUB. Não se incluem neste critério, livros que não estejam disponíveis gratuitamente ou que, apesar de serem disponibilizados de forma gratuita, não tenham sofrido qualquer actualização ortográfica.
1.3 - Estabelecer a ordem pela qual os títulos da lista serão convertidos e actualizados (método a definir: votação no fórum? através de divulgação de uma votação em blogs/websites?).

2. Actualização ortográfica
2.1 - O método de actualização ficará ao critério de quem a efectuar. É necessário, no entanto, estabelecer qual o output necessário para facilitar a posterior conversão.

3. Conversão
3.1 - Criação de templates EPUB para prosa e poesia, de modo a facilitar futuras conversões e para estabelecer as linhas gerais pelas quais os colaboradores se devem guiar.
3.2 - Avaliar se se justifica efectuar a conversão também para formato MOBI.

4. Design capa
4.1 - Estabelecer um layout para a capa, a aplicar a todos as obras que forem convertidas.
4.2 - Para o título em conversão, seleccionar um conjunto de imagens adequadas em domínio público, de preferência de artistas portugueses. Escolha final por votação (apenas colaboradores? Aberta ao público?).

5. Teste/revisão
5.1 - Testar uma versão experimental em diversos eReaders se possível.
5.2 - Revisão final do texto. Efectuar as correcções necessárias.

6. Disponibilização de ficheiros/Divulgação projecto
6.1 - Avaliar qual a melhor forma para partilhar os livros convertidos (wiki? blog? website?).
6.2 - Divulgar a iniciativa, não só para garantir que as pessoas possam usufruir do resultado do nosso trabalho, mas também para atrair novos colaboradores.
Last edited by vampiregrave on 28 Mar 2013 18:55, edited 12 times in total.

Samwise
Realizador

Re: Obras portuguesas em domínio público

Postby Samwise » 08 Jan 2013 01:18

É do meu interesse, sim. Quanto a obras, assim de repente não quero avançar com títulos, mas vou fazer uma pesquisa para ver o que encontro "por aí".

Posso dar uma ajuda com o a conversão, também, se precisares e quiseres. :) Não tenho conhecimentos, mas aprendo depressa. :P
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 08 Jan 2013 10:05

Samwise wrote:É do meu interesse, sim. Quanto a obras, assim de repente não quero avançar com títulos, mas vou fazer uma pesquisa para ver o que encontro "por aí".

Posso dar uma ajuda com o a conversão, também, se precisares e quiseres. :) Não tenho conhecimentos, mas aprendo depressa. :P

Existem vários pontos em que o auxílio dos membros do fórum pode ser importante. A minha ideia seria dividir o processo nas seguintes etapas:

- Selecção da obra a converter
Naturalmente, obras no domínio público que não estejam disponíveis em EPUB. Poder-se-ia fazer uma lista e efectuar uma votação de modo a escolher o primeiro título.

- Capa
Estava a pensar em algo semelhante ao que a Oxford Press e a Penguin fazem, seleccionando pinturas apropriadas como imagem de capa. Não tenho jeitinho nenhum para photoshop, por isso qualquer ajuda é bem-vinda :P

- Conversão para EPUB
Desta etapa trato eu. Vou, no entanto, criar uma template para facilitar o processo. Após estabelecida a formatação a aplicar (mais um aspecto em que o vosso feedback é importante), e criado o template, posso disponibilizá-lo de forma a que quem estiver interessado em ajudar na conversão o possa fazer sem grandes dificuldades.

- Teste/Revisão
O grande problema dos eBooks, na maioria dos casos, não é tanto o formato mas sim o software dos eReaders. Assim sendo, o ideal é testar em diferentes dispositivos.

Em suma, gostava de estabelecer o design/formatação, como se de uma colecção se tratasse, de modo a facilitar a conversão das obras no futuro. Escusado será dizer que não existirá qualquer protecção nos ficheiros, e que estes poderão ser partilhados livremente.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Jan 2013 12:06

Em Portugal são 50 ou 75 anos para entrar em domínio público?

E se os herdeiros tiverem revalidado os direitos?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 08 Jan 2013 12:36

Thanatos wrote:Em Portugal são 50 ou 75 anos para entrar em domínio público?

E se os herdeiros tiverem revalidado os direitos?

70 anos. Não estou certo relativamente à possibilidade de revalidar os direitos.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Jan 2013 14:07

Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 08 Jan 2013 14:48

Thanatos wrote:Será este link útil? http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de ... C3%ADnio_público

Já tinha adicionado :P Estou a ver se encontro mais alguma coisa. A Biblioteca Nacional também disponibiliza bastantes obras, mas acho que eles digitalizam imagens dos livros (o que inviabiliza a sua utilização). Tenho de confirmar assim que puder.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Jan 2013 01:50

Tenho tido pouco tempo para dedicar a este assunto, mas a proposta parece-me meritória de várias perspectivas. Ajudarei no que for preciso, souber fazer e tiver tempo para.

Quanto às pinturas para a capa, o que tens em mente? Estas também deverão estar em "domínio público"...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Jan 2013 09:56

Samwise wrote:Quanto às pinturas para a capa, o que tens em mente? Estas também deverão estar em "domínio público"...

Sim. Algo semelhante aos Oxford World Classics:
Image

Simplifica o processo de criação de capas, e acho mais agradável do que cada livro ter uma capa bastante diferente dos restantes.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Jan 2013 17:32

Podias estar a pensar especificamente em pintura portuguesa. Mas se é para ir aos "clássicos"... :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Jan 2013 17:44

Samwise wrote:Podias estar a pensar especificamente em pintura portuguesa. Mas se é para ir aos "clássicos"... :)

Parece-me uma boa ideia. Podia-mos dar preferência à pintura portuguesa, recorrendo a obras estrangeiras apenas se não conseguirmos encontrar algo apropriado ao livro em questão.

Bem, eu de momento ando a investigar diversos autores e respectivas obras, listando a sua disponibilidade por formato (HTML, PDF e EPUB) para posteriormente seleccionarmos um grupo de livros e, através de votação, escolher o primeiro a converter.

A título de exemplo, vou colocar a lista na íntegra no primeiro post e, assim que tiver disponibilidade, vou eliminando aqueles que já estão disponíveis em EPUB (gratuitamente) assim como os que não estão disponíveis em formato digital. :bbde:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Jan 2013 17:46

Para os interessados, seguem as linhas gerais que julgo serem apropriadas:

1. Elaborar lista de obras/autores e correspondente disponibilidade em HTML, PDF ou EPUB.
2. Excluir as obras que se inserem nos seguintes critérios:
Não disponíveis em formato digital, ou disponíveis apenas versões com direitos reservados.
Já disponíveis (gratuitamente) em EPUB.
3. Seleccionar um conjunto de obras da lista final e proceder à votação de modo a apurar qual deve ser convertida.
4. Elaborar template e converter a obra seleccionada.
5. Processo análogo para a escolha de imagem de capa.
6. Teste da versão experimental em vários dispositivos.
7. Efectuar correcções necessárias.
8. Disponibilização da versão final.

Estou actualmente a trabalhar nos pontos 1, 2 e 4. A lista que coloquei no post inicial não reflecte ainda a avaliação que tenho vindo a fazer no ponto 2. :bbde:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Jan 2013 21:16

vampiregrave wrote:2. Excluir as obras que se inserem nos seguintes critérios:
Já disponíveis (gratuitamente) em EPUB.

Estou actualmente a trabalhar nos pontos 1, 2 e 4. A lista que coloquei no post inicial não reflecte ainda a avaliação que tenho vindo a fazer no ponto 2. :bbde:

Que critérios ou procedimentos usas para saber se os livros estão nessas condições?

3. Seleccionar um conjunto de obras da lista final e proceder à votação de modo a apurar qual deve ser convertida.

Qual, ou quais?

Ou é para escolher uma primeira obra para teste?

--

Onde te posso dar uma ajuda, eventualmente, será no processo de conversão, depois de teres definido os critérios a seguir. De Photoshop percebo umas coisinhas, mas é mais orientado para fotografia - dependendo das exigências em causa, logo se vê se o que posso fazer.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Jan 2013 22:33

Relativamente ao ponto 2, primeiro pesquiso o livro numa lista de websites que disponibilizam livros em Português (Wikisource, Project Gutenberg, Domínio Público, Biblioteca Digital Camões) e anoto os diferentes formatos em que este está disponível. Pesquiso também nalgumas lojas, como a da Kobo, para garantir que não têm nenhuma versão gratuita disponível. Finalmente, faço uma pesquisa normal através do Google.

O ponto 3 é mais simples. Tendo feito a investigação do ponto 2, elimino todos os livros que já estão disponíveis em EPUB da lista que consta aqui no tópico. Em seguida os utilizadores do fórum podem dar a sua opinião relativamente às obras que julgam merecedoras de ser convertidas. Tendo essas escolhas como base, julgo que bastaria fazer uma votação simples para apurar a ordem pela qual devo proceder à conversão.

A nível de ficheiro de teste, estou a converter Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano e vou converter também um de Florbela Espanca, para termos um ficheiro de referência para formatação de prosa e de poesia.

O que tenho notado é que, mesmo nos livros que já estão disponíveis, a formatação é pouco atractiva, para além de se tratarem de versões muito simples, sem qualquer biografia do autor ou introdução. Muitas também não apresentam qualquer capa. Acho, portanto, que seria óptimo não só converter os livros mas também enriquecê-los com conteúdo adicional, mas para já não passa de um objectivo secundário.

Edit: Para quem quiser dar uma vista de olhos na conversão de teste, coloquei o ficheiro EPUB numa pasta pública do Dropbox.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 14 Jan 2013 18:50

Já estão disponíveis 2 ficheiros de teste:

Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano
Livro de Sóror Saudade - Florbela Espanca

Editei o primeiro post com o link para a pasta dropbox onde estes ficheiros estão disponíveis. Não fiz qualquer tipo de revisão de texto, foquei-me apenas na apresentação do conteúdo.

Return to “Projecto Adamastor”