Obras portuguesas em domínio público

Obras Portuguesas em Domínio Público
Samwise
Realizador

Re: Obras portuguesas em domínio público

Postby Samwise » 10 Feb 2013 21:52

Segue então para um .com ou .org. Em termos práticos não há diferença, mas o primeiro significa "COMercial", que não é o caso (acho... :P ), pelo que penso que se adequa melhor o org.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Feb 2013 22:09

Samwise wrote:Segue então para um .com ou .org. Em termos práticos não há diferença, mas o primeiro significa "COMercial", que não é o caso (acho... :P ), pelo que penso que se adequa melhor o org.

Já comprei .org e foi ainda mais barato. Estou a tratar dos emails agora.

Edit: Já temos email - geral@projectoadamastor.org
Depois temos de ver qual a melhor opção: dar acesso a todos os colaboradores a este email, ou criar um email personalizado para cada um.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Feb 2013 23:23

vampiregrave wrote:Edit: Já temos email - geral@projectoadamastor.org
Depois temos de ver qual a melhor opção: dar acesso a todos os colaboradores a este email, ou criar um email personalizado para cada um.

Já tens lá uma mensagem. ;)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Umbrae
Manifesto

Postby Umbrae » 12 Feb 2013 00:00

Estão de parabéns pelo projecto! :tu:

Quando tiverem um site ou local de download das obras, por favor informem-me http://carlossilva.webs.com/apps/contactme/sites/show para eu divulgar no blogue. Não é um graaaaaande espaço de exposição, mas sempre pode chegar a mais algumas pessoas e para mim seria uma honra. ehehehe

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Feb 2013 00:26

Umbrae wrote:Estão de parabéns pelo projecto! :tu:

Quando tiverem um site ou local de download das obras, por favor informem-me http://carlossilva.webs.com/apps/contactme/sites/show para eu divulgar no blogue. Não é um graaaaaande espaço de exposição, mas sempre pode chegar a mais algumas pessoas e para mim seria uma honra. ehehehe

Obrigado. Não me vou esquecer. Tudo correndo bem começo a divulgação no fim do mês. O site deve demorar um pouco mais mas lá chegaremos ;)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Feb 2013 18:09

Hoje penso terminar os remendos que fiquei de fazer ao "Sóror". Fica a faltar a capa no seu modelo final, para quando a Ani tiver tempo (já deu para perceber que está soterrada de trabalho).

Vou também começar a adaptação do Charneca em Flor.

---

Estive a descarregar alguns livros portugueses a partir do Projecto Gutemberg, e apaguei-os cinco minutos depois. Não gostei da opção pelo mantenimento do texto tal como ele estava na obra que foi submetida ao OCR (e que pode muito bem ser o original), e não gostei da falta de uma capa artística qualquer, por mais pobre que fosse o design (da forma como aparecem no menu inicial do Kobo, em thumbnails, não dá para perceber de que livros se trata - posso sempre associar uma, mas o princípio prevalece).

Uma das obras que tirei foi Os Lusíadas, e de entre todo os exemplos, este era o que sofria mais com a falta de actualização da língua. Pode ser que me aventure depois para esses lados, logo se vê.

EDIT (há várias versões disponíveis online, mas não encontro nenhum EPUB em condições...)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 13 Feb 2013 20:22

Samwise wrote:Hoje penso terminar os remendos que fiquei de fazer ao "Sóror". Fica a faltar a capa no seu modelo final, para quando a Ani tiver tempo (já deu para perceber que está soterrada de trabalho).

Vou também começar a adaptação do Charneca em Flor.

O ficheiro que me enviaste parece-me bem. Falta uniformizar a página de título (incorporando, talvez, o logótipo) e a referida capa. Assim que terminares eu faço uma leitura integral.

Samwise wrote:Estive a descarregar alguns livros portugueses a partir do Projecto Gutemberg, e apaguei-os cinco minutos depois. Não gostei da opção pelo mantenimento do texto tal como ele estava na obra que foi submetida ao OCR (e que pode muito bem ser o original), e não gostei da falta de uma capa artística qualquer, por mais pobre que fosse o design (da forma como aparecem no menu inicial do Kobo, em thumbnails, não dá para perceber de que livros se trata - posso sempre associar uma, mas o princípio prevalece).

O Project Gutenberg tem o mérito de ter estabelecido um processo que facilita o trabalho de várias pessoas em simultâneo, resultando num output em diversos formatos digitais. É um contributo importante, mas o leitor comum terá pouco interesse nessas versões devido à extrema desactualização.

Samwise wrote:Uma das obras que tirei foi Os Lusíadas, e de entre todo os exemplos, este era o que sofria mais com a falta de actualização da língua. Pode ser que me aventure depois para esses lados, logo se vê.

EDIT (há várias versões disponíveis online, mas não encontro nenhum EPUB em condições...)

Nem creio que encontres. Se assim não fosse, isto é, se a disponibilidade de versões actualizadas e em formatos apropriados para leitura em eReaders e tablets fosse aceitável, não me arriscava a todo este trabalho.
Para já acho que fazemos bem em estabelecer as bases, ir definindo um workflow e começar a divulgar a iniciativa. Obras como Os Lusíadas são bastante complexas, pelo que provavelmente será necessária a colaboração de várias pessoas para acelerar a actualização/conversão.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 15 Feb 2013 11:41

Você já repararam no 'outro' projecto adamastor?
http://adamastor.sourceforge.net/
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Feb 2013 13:08

Excelente projecto.

Isto sim é serviço público.

Incrível como um grupo de marmanjos, voluntariamente e nos tempos livres, faz algo que deveria ser assegurado pelas dezenas de universidades que pululam pelo país e nada fazem pela nossa língua e literatura.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 15 Feb 2013 13:18

pco69 wrote:Você já repararam no 'outro' projecto adamastor?
http://adamastor.sourceforge.net/

Reparei e não sei se esse projecto ainda persiste. Para além disso nenhum dos domínios estava registado, pelo que não vi razão para alterar o nome desta iniciativa, até porque os objectivos são bastante diferentes.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Feb 2013 15:09

Todo o sub-fórum do "Projecto Adamastor" passou esta zona do fórum, de modo a permitir a consulta livre por parte quem não está registado o BBdE, e a correcta divulgação e "linkagem" a partir de fora. :)

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 28 Feb 2013 09:44

Samwise wrote:Todo o sub-fórum do "Projecto Adamastor" passou esta zona do fórum, de modo a permitir a consulta livre por parte quem não está registado o BBdE, e a correcta divulgação e "linkagem" a partir de fora. :)

A coisa não funciona.

Parece que quando trouxeste esta entrada, também trouxeste os seus parâmetros.

Ou seja, esta entrada, mesm o estando debaixo dos 'lançamentos e opiniões', ainda obriga a login para que seja vista. B)
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Feb 2013 12:12

pco69 wrote:
Samwise wrote:Todo o sub-fórum do "Projecto Adamastor" passou esta zona do fórum, de modo a permitir a consulta livre por parte quem não está registado o BBdE, e a correcta divulgação e "linkagem" a partir de fora. :)

A coisa não funciona.

Parece que quando trouxeste esta entrada, também trouxeste os seus parâmetros.

Yep, as permissões vieram agarradas ao fórum. :rolleyes: Já está corrigido.

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 25 Mar 2013 15:27

Já divulguei na minha página do facelivro. :mrgreen:
blheck!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 25 Mar 2013 15:42