Obras portuguesas em domínio público

Obras Portuguesas em Domínio Público
Samwise
Realizador

Re: Obras portuguesas em domínio público

Postby Samwise » 26 Jan 2013 19:42

vampiregrave wrote:
Samwise wrote:
vampiregrave wrote:A única questão é mesmo o nome. A não ser que alguém tenha um nome melhor, gostaria de reaproveitar "Projecto Adamastor", até porque, tudo correndo bem, os objectivos iniciais desse projecto poderão ser retomados.

Dificilmente se achará um nome melhor do que esse. ;)

É possível adicionar votações a um tópico, posteriormente à sua criação, certo? Assim cada tópico de revisão passaria também a ser o local para votar para a capa, ou para sugerir conteúdo adicional (falando nisso, ocorreu-me mais um: cronologia).

"Sim" quanto à pergunta. Pode-se inclusivamente votar dentro do tópico, de forma improvisada.

Thanatos wrote:Já agora permitam-me dar duas opiniões baseadas na minha limitada experiência enquanto interessado e colecionador de livros.

O que referes no teu primeiro ponto Sam é o que se chama no ofício de frontispiece, uma imagem do autor ou similar. Só que é usada no início do livro. Se um livro terminar em página de texto acrescentam-se em número sempre par o número de páginas necessárias em branco.

No segundo ponto o que referes chama-se colophon, Sam e pode, (já adivinhaste) vir no final do livro.

Isto são termos para livros impressos mas que se transpõem facilmente para ebooks.

Sugeri a localização dos conteúdos ao contrário... :rolleyes: Mas acho que sim, faz mais sentido seguir a orientação em vouga.

Quanto às "páginas em branco", antes ou depois, já sabem a minha opinião. :twisted: (não servem para nada - muito menos em e-books, onde nem sequer dão para colocar uma dedicatória :rotfl: - mas ao menos aí não gastam papel desnecessariamente )

vampiregrave wrote:Edit: Nunca experimentei o InDesign. Como só me interessava editar ficheiros EPUB, optei por um programa dedicado a isso mesmo. Aqui fica o link:
http://code.google.com/p/sigil/downloads/list
-

Já estou a testar o programa. Curioso, estamos a falar em HTML + CSS... Acho que me consigo habituar bem a trabalhar neste sistema. Já vi que tens cada "tipo do texto" identificado nas CSS, com formatações específicas - para mudar o espaçamento à esquerda às dedicatórias apenas tenho de mexer numa linha de código, e adicionar esta expressão: "margin-left: 2em;" :)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 26 Jan 2013 19:55

Samwise wrote:Já estou a testar o programa. Curioso, estamos a falar em HTML + CSS... Acho que me consigo habituar bem a trabalhar neste sistema. Já vi que tens cada "tipo do texto" identificado nas CSS, com formatações específicas - para mudar o espaçamento à esquerda às dedicatórias apenas tenho de mexer numa linha de código, e adicionar esta expressão: "margin-left: 2em;" :)

Sim é tudo HTML e CSS. O da Florbela não tem grandes truques, é relativamente simples. As revistas costumam dar mais trabalho; tenho algumas Dagon, Conto Fantástico e ISF convertidas se quiseres dar uma vista de olhos. De resto, sempre que posso vou cuscar a formatação dos eBooks que compro ;)
Acho que até comecei a criar um template só com exemplos de formatações, ou resoluções para problemas específicas (Dropcaps, imagens, notas de rodapé, etc.). Quando poder completo esse ficheiro.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 18:52

Ainda que secundário, também era pertinente pensar num logotipo para o Projecto Adamastor, tipo o pinguim da Penguin, algo que criaria um cunho editorial facilmente reconhecível e acrescentaria um toque de classe às edições. ^_^
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 20:17

Samwise wrote:Ainda que secundário, também era pertinente pensar num logotipo para o Projecto Adamastor, tipo o pinguim da Penguin, algo que criaria um cunho editorial facilmente reconhecível e acrescentaria um toque de classe às edições. ^_^

Já tinha pensado nisso! Mas para isso tem mesmo que ser alguém que esteja à vontade com software de edição de imagem. Ainda pesquisei um pouco por representações do Adamastor, mas parece que não abundam. Tenho um foto que ainda ponderei trabalhar para o logotipo, mas acabei por desistir :P

Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 20:48

Work in progress... (tenho pena de não perceber mais de PS... :( )

Image

(é de uma foto da estátua no Palácio da Pena :angel: )

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 20:57

Essa é bem conhecida. O desafio está em tornar perceptível a figura que o logotipo representa.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 21:04

vampiregrave wrote:Essa é bem conhecida. O desafio está em tornar perceptível a figura que o logotipo representa.

:see_stars:

Esse é um desafio para já demasiado grande para conter nesta experiência com o logo - mas uma possível solução é fazer acompanhar o símbolo com o texto "Projecto Adamastor".

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 21:21

Samwise wrote:
vampiregrave wrote:Essa é bem conhecida. O desafio está em tornar perceptível a figura que o logotipo representa.

:see_stars:

Esse é um desafio para já demasiado grande para conter nesta experiência com o logo - mas uma possível solução é fazer acompanhar o símbolo com o texto "Projecto Adamastor".

Claro. Mas também não pode ser um mostrengo irreconhecível não é :mrgreen:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 21:29

Não é propriamente o Godzilla... :P

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Feb 2013 22:48

A revisão de Eurico, o Presbítero está praticamente terminada, resta apenas tratar das notas de rodapé. A versão mais recente pode ser descarregada aqui. Aproveitei para colocar um logótipo temporário, tratar da ficha técnica e experimentar um pouco com a formatação das notas de rodapé.
Este fim de semana vou estar fora, mas aproveito para começar uma leitura final para encontrar quaisquer erros que me possam ter escapado durante a revisão.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Feb 2013 16:06

Vampire, está na hora de começar a pensar num portal para divulgar o projecto e para colocar os livros abertamente para download. Aqui no fórum pode-se sempre criar um espaço para tal, mas isso não substitui a necessidade de um site dedicado. Um blog, por exemplo, não era mal pensado, já que é de simples manutenção e actualização de conteúdos.

Além disso, ter apenas "Projecto Adamastor" dentro da ficha técnica, sem um link para o sítio qualquer, fica a soar a "incompleto".

O que achas?

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Feb 2013 16:17

Samwise wrote:Vampire, está na hora de começar a pensar num portal para divulgar o projecto e para colocar os livros abertamente para download. Aqui no fórum pode-se sempre criar um epaço para tal, mas isso não substitui a necessidade de um site dedicado. Um blog, por exemplo, não era mal pensado, já que é de simples manutenção e actualização de conteúdos.

Além disso, ter apenas "Projecto Adamastor" dentro da ficha técnica, sem um link para o sítio qualquer, fica a soar a "incompleto".

O que achas?

Já ando a ponderar essa questão há algum tempo. Para já, só estava a pensar fazer um post de apresentação no meu blog e, à semelhança do que foi feito da primeira vez, pedir a uns quantos blogs para divulgarem a iniciativa.
A minha intenção é, no entanto, criar uma plataforma especificamente para o projecto, muito provavelmente uma Wiki, porque facilita a edição de conteúdo e permite uma organização adequada (um pouco ao estilo do Project Gutenberg). O problema aqui é que não tenho grande conhecimento a este nível.

Edit: Um amigo meu criou-me uma Wiki através do MediaWiki para eu experimentar, mas ainda não percebo nada daquilo :devil:
Podíamos criar algo mais simples (através do Google sites, ou um blog como indicaste) e, mais tarde, transitar para algo mais complexo.

Edit2: Também verifiquei que o domínio projectoadamastor.pt está livre.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Feb 2013 19:32

Estive a investigar e parece que o google apps deixou de ser gratuito para contas novas... Eu tenho uma conta antiga devido ao fallingintoinfinity.com, pelo o que melhor seria eu comprar o domínio para o projecto e adicioná-lo a essa minha conta, o que me permitirá criar emails com o domínio personalizado do projecto adamastor. Um questão: .com ou .pt? Estive a ver e .com fica-me a 10 dollars enquanto que .pt fica a 22 euros...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Feb 2013 21:30

vampiregrave wrote:Uma questão: .com ou .pt? Estive a ver e .com fica-me a 10 dollars enquanto que .pt fica a 22 euros...

Ou .org, ou .pt

Pessoalmente prefiro .pt (e não me importo de contribuir para o bolo - sem problema) - mas diz de tua justiça o que consideras melhor. :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Feb 2013 21:44

Samwise wrote:
vampiregrave wrote:Uma questão: .com ou .pt? Estive a ver e .com fica-me a 10 dollars enquanto que .pt fica a 22 euros...

Ou .org, ou .pt

Pessoalmente prefiro .pt (e não me importo de contribuir para o bolo - sem problema) - mas diz de tua justiça o que consideras melhor. :)

Pelo que sei, não existe nenhuma diferença relevante entre .pt ou .com (posso estar enganado). O domínio .com (ou .org) facilita-me um pouco o processo que tenho em mente, que é o de aproveitar o facto de ter uma conta google apps antiga, associando o domínio do projecto adamastor à conta para poder criar os emails dos colaboradores e, quem sabe, criar também um site/wiki temporário a partir do google sites. O domínio eu pago sem problemas; o custo é irrisório dado que corresponde a um ano.
A nível de domínio/emails o assunto ficava resolvido mas, quanto ao site, a médio-longo prazo gostaria de encontrar uma melhor solução, mas isso passa obrigatoriamente pelo auxílio de alguém com conhecimentos de web design.

Return to “Projecto Adamastor”