Disponibilização noutras plataformas (Kobo, Scribd,etc.)

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Disponibilização noutras plataformas (Kobo, Scribd,etc.)

Postby vampiregrave » 08 Oct 2013 09:06

Comecei recentemente a submeter os eBooks do projecto no Kobo Writing Life, de modo a disponibilizá-los gratuitamente na Kobobooks. De momento já é possível efectuar o download de "Eurico o Presbítero". Antes de começar a divulgar no website como nas redes sociais, vou ainda fazer alguns testes tanto no meu Kobo Glo como no software para PC. Para quem quiser dar uma vista de olhos, vou adicionando aqui os links para download:

Projecto Adamastor - Clássicos
Scribd

Algumas notas:
Vantagens
- Sincronização entre dispositivos com app Kobo.
- Possibilidade de efectuar o download por wireless.
- Preview de notas de rodapé.
- Subtitulos em rodapé.

Desvantagens
Perdem-se algumas formatações, nomeadamente tipos de letra. Notei também que é necessário desactivar a opção "Justificado", caso contrário a opção sobrepõe as definições originais de alinhamento de texto.

vampiregrave
Livro Raro

Re: Disponibilização noutras plataformas (Kobobooks, Scribd,

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 16:48

Bem, dentro em breve todas as obras estarão disponíveis na Kobobooks. Tive um pequeno problema com os ISBN's que já está resolvido. Enquanto aguardo a disponibilização, tenho vindo a investigar outras plataformas. Já investiguei as seguintes:

Amazon - Não permite disponibilizar eBooks gratuitamente.
iBookstore - Permite conteúdo gratuito mas, para fazer upload dos eBooks é necessário um software que só é compatível com Mac OSX...
Sony Reader Store - Só disponível para empresas.
Google Books - Portugal não é elegível.

Estou agora a verificar estes:
Scribd
Issuu
Nook Press
Lulu

Já fiz alguns uploads para o Scribd. Confesso que não percebo nada daquilo :P O preview de ficheiros EPUB também não me parece muito famoso porque não coloca breaks entre secções. Se houver por aqui algum utilizador desta plataforma, pode dar uma vista de olhos aqui:
http://pt.scribd.com/collections/436840 ... -Classicos

Os outros dois não sei se vale muito a pena, já que o Nook (eReader) só está disponível nos EUA, e o último também é muito direccionado para o mercado em inglês.

OpenBook
Panfleto

Postby OpenBook » 11 Oct 2013 17:39

vampiregrave wrote:Amazon - Não permite disponibilizar eBooks gratuitamente.

Tens a certeza? Estão lá livros, até portugueses, com preço marcado a 0€.

Thanatos
Edição Única

Re: Disponibilização noutras plataformas (Kobo, Scribd,etc.)

Postby Thanatos » 11 Oct 2013 17:47

Qual é o software do Mac? Se for o iBook Creator posso fazer o upload.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 17:54

OpenBook wrote:
vampiregrave wrote:Amazon - Não permite disponibilizar eBooks gratuitamente.

Tens a certeza? Estão lá livros, até portugueses, com preço marcado a 0€.

Não estou certo de como esses livros lá foram parar, mas através do Kindle Direct Publishing não é possível. Quando muito, podes, para promover um eBook, colocá-lo de borla durante 5 dias. Mas existem ainda outra complicações, como esta:

Public Domain and Other Non-Exclusive Content
Some types of content, such as public domain content, may be free to use by anyone, or may be licensed for use by more than one party. We will not accept content that is freely available on the web unless you are the copyright owner of that content. For example, if you received your book content from a source that allows you and others to re-distribute it, and the content is freely available on the web, we will not accept it for sale on the Kindle store. We do accept public domain content, however we may choose to not sell a public domain book if its content is undifferentiated or barely differentiated from one or more other books.

A minha ideia é disponibilizar no maior número de plataformas, sem qualquer tipo de DRM. Acho que essa liberdade é um dos factores diferenciadores do projecto.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 17:54

Thanatos wrote:Qual é o software do Mac? Se for o iBook Creator posso fazer o upload.

iTunes Producer.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Oct 2013 18:00

Já vi que é free. Como será o processo de conversão? Na info que li agora só menciona música.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 19:02

Thanatos wrote:Já vi que é free. Como será o processo de conversão? Na info que li agora só menciona música.

Julgo que permite ficheiros EPUB, mas também é certo que deve existir um processo de conversão, por menor que seja, já que isso acontece em todos os serviços que tive a oportunidade de testar até agora.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Oct 2013 19:22

vampiregrave wrote:
Thanatos wrote:Já vi que é free. Como será o processo de conversão? Na info que li agora só menciona música.

Julgo que permite ficheiros EPUB, mas também é certo que deve existir um processo de conversão, por menor que seja, já que isso acontece em todos os serviços que tive a oportunidade de testar até agora.

Suponho que investigaste esta questão, previamente, e deste-a como possível: http://www.apple.com/itunes/affiliates/

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 19:27

Thanatos wrote:
vampiregrave wrote:

Suponho que investigaste esta questão, previamente, e deste-a como possível: http://www.apple.com/itunes/affiliates/

Não vi esse programa. Investiguei apenas a criação de uma conta "Free Books Account":
https://itunesconnect.apple.com/WebObje ... bookSignup

Segundo a descrição:
Free Books Account

A Free Books Account allows you to offer books for free on iBooks. If you set up a Free Books Account, and later decide you have books you'd like to sell, you will need to create a Paid Books Account to do so.

Requirements
Digital rights to the books you would like to offer
An Apple ID for use on the iTunes Store with a valid credit card
on file.This Apple ID cannot be associated with another application
or iTunes Connect account.
A valid email account
A Mac computer with OS X v10.6 or later.

Quanto a programas de afiliados, em geral as restrições são menores, até porque é do interesse das plataformas.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Oct 2013 19:38

Os requisitos para essa conta livre não me parecem demasiado onerosos. Só não gosto da necessidade dum Apple ID com cartão de crédito... <_<

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Oct 2013 19:46

Thanatos wrote:Os requisitos para essa conta livre não me parecem demasiado onerosos. Só não gosto da necessidade dum Apple ID com cartão de crédito... <_<

Só me dei conta do requisito do Mac OSX após ter criado tudo o resto. Cheguei a associar um cartão MB Net ao iTunes.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 24 Oct 2013 09:26

Já anunciei oficialmente a disponibilização dos eBooks do projecto em ambas as plataformas. Podem encontrar os links no post inicial mas, no caso da Kobobooks, devido às recentes actualizações de layout, o link pode não funcionar correctamente consoante o browser que utilizem; nesse caso, a forma mais simples de visualizar todos os eBooks, é pesquisar por um deles e na página correspondente, na informação do produto, clicar em "Imprint - Projecto Adamastor - Clássicos".

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Dec 2013 16:45

O Google Play Books já permite aos utilizadores portugueses a disponibilização de eBooks na sua loja. Vou testar e, tudo correndo bem, adiciono todos os nossos títulos, à semelhança do que aconteceu para a Kobobooks e o Scribd.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 13 Dec 2013 09:45

Após algumas complicações, lá consegui disponibilizar um título para teste:
https://play.google.com/store/books/det ... QBAJ&hl=en

Também no Google Books:
http://books.google.pt/books/about?id=y ... edir_esc=y

Correndo tudo bem, começo a tratar das restantes obras. Não estou é a conseguir encontrar nenhum filtro que me permita linkar apenas os títulos do projecto, apesar de até ter definido uma colecção (Projecto Adamastor - Clássicos).

Edit: Para não variar, tinha que existir alguma parvoíce... é necessário associar um método de pagamento para adicionar os eBooks, mesmo que gratuitos, à conta Google Play. A experiência de leitura em browser parece-me satisfatória. Não tenho forma de testar em tablets/smartphones.

Edit2: Lá vou eu estragar o negócio ao pessoal que colocou edições a 2-3 euros :mrgreen:

Return to “Projecto Adamastor”