Os custos da actual plataforma são muito reduzidos; não é por isso que resolvi iniciar este tópico. Iniciei-o devido a algo que referi à uns tempos atrás: de que forma poderíamos melhorar a oferta do projecto caso existisse financiamento?
Mas vamos por partes. Como disse, TODOS os eBooks, artigos ou outras publicações disponibilizados no âmbito do projecto serão gratuitos. Assim sendo, só vejo duas fontes de receita (exceptuando o clássico botão de donativos):
Pay What You Want
Já me tinha ocorrido a ideia, mas só agora encontrei uma plataforma relativamente simples que permite esta opção (https://gumroad.com/):
You can let customers pay whatever they want for your content using our pay-what-you-want feature by adding a ‘+’ to a product's price (for example, “$5+”). Buyers will be able to pay that amount, or more! Pay-what-you-want products often make upwards of 20% more revenue.
You can also set a product's price to "$0+." — your customers won't have to enter credit card information for free sales, and you won't be charged. It's a great way to get valuable data from your audience in exchange for giving them great content.
For pay-what-you-want products, customers will also be able to “give more” by clicking a link on their receipt. This allows them to make an additional contribution at any time after their initial purchase.
Crowdfunding
Creio que não será necessário explicar o conceito. É um método que exige objectivos claros, ao nosso alcance e, claro está, atractivos para os leitores.
No entanto, como referi, nada disto valerá a pena se não existirem benefícios. Talvez o ideal seja apontar os problemas que existem de momento:
Colaboradores - O Projecto têm um número reduzido de colaboradores, o que tem impacto directo no número de obras que podemos publicar mensalmente.
Variedade de Conteúdos - É certo que começámos com um âmbito relativamente restricto mas, de modo a atingir um maior número de leitores, creio ser necessário diversificar os conteúdos, e não me refiro apenas aos eBooks. A publicação ocasional de artigos, e a conversão de obras brasileiras são dois passos importantes nesse sentido, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Publicidade - Até agora os blogs e as redes sociais têm sido os principais meios de divulgação do projecto, mas acredito que o recurso à publicidade poderia ser uma forma importante de atingir outra audiência e até trazer outra credibilidade ao projecto.
Dos pontos referidos, só o terceiro (que é o menos importante) parece ser facilmente resolvido com financiamento. Quanto aos restantes, colocar dinheiro à mistura pode até vir a piorar as coisas, introduzindo uma desnecessária burocracia.
Gostava, portanto, de ouvir a vossa opinião/sugestões.