Samwise wrote:O que é que está em "domínio público"? Os livros ou os filmes? Deve haver muito poucos filmes portugueses em domínio público... não tenho bem a noção também, mas atendendo à "regra dos 70 anos", e se esta se aplicar ao Cinema de igual modo como para a Pintura, teríamos de achar adaptações feitas por cineastas que morreram antes de 1944 - ou que por alguma razão tenham cedido os direitos.
Samwise wrote:Não faço a mais pequena ideia (uma pesquisa rápida online produziu resultados nulos ou desoladores), mas a Cinemateca é bem capaz de ter esse tipo de registos e informações.
Jack wrote:Ambos em domínio público tenho sérias duvidas que existam. No entanto numa breve consulta ao meu repertório cinematográfico obtive os seguintes resultados:
Jack wrote:Em 2006 a cinemateca mostrou uma série de adaptações de obras de escritores portugueses.
https://www.publico.pt/cultura/noticia/cinemateca-mostra-adaptacoes-de-obras-de-escritores-portugueses-1280856
Seria bastante interessante. Mas dessa lista a única obra que está prestes a cair em domínio público é A Mogadinha dos Canaviais porque foi feita em colaboração.
No entanto fica a ideia de se criar um rubrica para este efeito. E porque não alargar a ideia às outras obras literárias portuguesas que não estão em domínio público e que foram alvo de adaptações cinematográficas? Noutra secção claro. Estou-me a lembrar dos filmes do José Fonseca e Costa, Balada da Praia dos Cães e Cinco Dias Cinco Noites, que foram reeditados recentemente e estão (ou estavam) à venda na fnac com uma promoção bastante generosa. E outros como: Uma Abelha na Chuva e O Delfim, de Fernando Lopes. E vem aí Os Maias.
Return to “Projecto Adamastor”
Users browsing this forum: No registered users and 3 guests