Rentrée do Projecto Adamastor

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Rentrée do Projecto Adamastor

Postby vampiregrave » 05 Sep 2014 10:09

Findo o período de férias, que eu próprio aproveitei para descansar, é altura de voltar à carga :mrgreen:

Primeiro, aproveito para deixar alguns indicadores para terem noção do nosso progresso até à data:
eBooks disponibilizados - 22
Downloads
Website - 15366
Kobo - 9354
Google Play - 7184

Total visualizações - 43730
Subscrições por email - 210
Subscrições Facebook - 1122

Por forma a relançar a actividade do projecto, o essencial é mesmo garantir a disponibilização de novas obras. Ao longo dos últimos meses dispersei-me um pouco, e trabalhei em várias conversões alternadamente:

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
Paisagens da China e do Japão, de Wenceslau de Moraes (com ilustrações)
, de António Nobre
Da Terra à Lua, de Jules Verne
A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis
O Gato Preto, de Edgar Allan Poe

Pelo menos as três primeiras, estão a mais de 50%. Ainda vou decidir qual a ordem em que vou atacar esta lista mas, assim que tiver algo pronto, disponibilizo para leitura final. Se estiverem a trabalhar nalguma outra, ou pretenderem dar início a um novo processo de revisão, digam qualquer coisa.

Para atingir novos patamares, para além de manter o ritmo dos lançamentos, assim como a qualidade dos nossos eBooks, será necessário encontrar formas de melhorar a divulgação do projecto. A rubrica de entrevistas, que espero retomar em breve, ajudou nesse aspecto, mas não é suficiente. Se tiveram alguma ideia interessante, não deixem de partilhar. :bbde:

Thanatos
Edição Única

Re: Réentrée do Projecto Adamastor

Postby Thanatos » 05 Sep 2014 17:39

Penso que seria de apostar na divulgação junto das escolas secundárias, para tal efeito contactando o grupo de Português e apresentando-lhes o projecto.

Se fosse possível marcar algumas sessões de apresentação do projecto junto das comunidades educativas, incluindo, pais, professores e alunos, com a presença de oradores que despertassem o interesse na cultura da Literatura de clássicos e a utilização das plataformas de leitura digital emergentes seria, no meu entender, bastante salutar, tanto para o projecto como para a cativação dum público que a bem ver será o futuro da literatura em Portugal.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 Sep 2014 22:28

Eu ainda estou "em período de férias", por assim dizer, e creio que vou estar parado mais um ou dois meses no que respeita a actividades concretas mais pesadas no Adamastor, pela atenção e dedicação que exigem (ando focado num projecto próprio sobre o "género" noir que me está a sugar o tempo todo). Depois disto ficarei disponível para começar a fazer leituras de revisão, e para começar a pensar noutra conversão por inteiro (o Menina e Moça é uma obra a considerar)

Penso contudo que é boa altura para retormar a tradução de O Gato Preto, para ver se lhe damos mais um avanço significativo.

---

A ideia do Thanatos é muito boa. Não sei é se o projecto já tem a massa crítica e o peso suficientes em termos de obras disponíveis para permitirem o tipo de divulgação em vista. Isto por um lado. Por outro, não faço a mais pequena ideia sobre a penetração da plataforma e-reading junto das escolas como instituições...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 05 Sep 2014 22:48

Thanatos wrote:Penso que seria de apostar na divulgação junto das escolas secundárias, para tal efeito contactando o grupo de Português e apresentando-lhes o projecto.

Se fosse possível marcar algumas sessões de apresentação do projecto junto das comunidades educativas, incluindo, pais, professores e alunos, com a presença de oradores que despertassem o interesse na cultura da Literatura de clássicos e a utilização das plataformas de leitura digital emergentes seria, no meu entender, bastante salutar, tanto para o projecto como para a cativação dum público que a bem ver será o futuro da literatura em Portugal.

É uma vertente que me ocorreu há algum tempo, altura em que andei até a estudar os programas de Português e as listas de leitura recomendada de cada ano. Creio que a principal barreira, é o facto de as obras principais serem estudadas na aula, como tal os pais acabam por não conseguir poupar grande coisa recorrendo às nossas edições. A apresentação em escolas ou outras instituições necessitaria de algum trabalho prévio, para divulgar o nosso trabalho.

ando focado num projecto próprio sobre o "género" noir que me está a sugar o tempo todo

Conta coisas :P

Penso contudo que é boa altura para retormar a tradução de O Gato Preto, para ver se lhe damos mais um avanço significativo.

A ver se retomamos esta semana então.

A ideia do Thanatos é muito boa. Não sei é se o projecto já tem a massa crítica e o peso suficientes em termos de obras disponíveis para permitirem o tipo de divulgação em vista. Isto por um lado. Por outro, não faço a mais pequena ideia sobre a penetração da plataforma e-reading junto das escolas como instituições...

Já se começa a debater bastante o impacto da tecnologia na educação e nas bibliotecas. Já aplicações práticas, confesso que não estou muito a par.

Bugman
Edição Única

Re: Rentrée do Projecto Adamastor

Postby Bugman » 25 Sep 2014 12:17

Giro, giro foi que esta discussão começou quando fui para férias. Retornado, li bem as duas primeiras entradas desta discussão e na diagonal as restantes.

Não prometo grandes desenvolvimentos com a revisão da Morgadinha até ao final do ano e esqueci-me lamentavelmente de trazer o meu livro de contos do Poe para ir trabalhando no Gato Preto e dessa forma tirar algum peso ao vampire. Quanto a traduzir, bora lá que um parágrafo é algo que se faz sempre depois de almoço :P .

Quanto à divulgação em Escolas parece-me uma rica ideia. O facto de disponibilizarmos apenas títulos que já se encontram em domínio público e não levarmos nada pelo serviço, penso que facilitará as discussões que possam existir. Como diz o T, é o público que pode representar o futuro do ler em português e provavelmente estará mais receptivo a fazê-lo em smartphone ou outro suporte não convencional. Em Outubro vou, por motivos semi-profissionais, estar na minha antiga escola secundária. Poderei na altura falar com a professora responsável a saber o que ela acha.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Re: Rentrée do Projecto Adamastor

Postby vampiregrave » 25 Sep 2014 12:40

Bugman wrote:Giro, giro foi que esta discussão começou quando fui para férias. Retornado, li bem as duas primeiras entradas desta discussão e na diagonal as restantes.

Caramba, não é um tópico assim tão extenso :pipoca:

Bugman wrote:Não prometo grandes desenvolvimentos com a revisão da Morgadinha até ao final do ano e esqueci-me lamentavelmente de trazer o meu livro de contos do Poe para ir trabalhando no Gato Preto e dessa forma tirar algum peso ao vampire. Quanto a traduzir, bora lá que um parágrafo é algo que se faz sempre depois de almoço :P .

A Morgadinha, se já deste uma vista de olhos no ficheiro que te enviei, vai dar um trabalhão! Quanto ao Poe, dá para ir traduzindo na mesma.

Bugman wrote:Quanto à divulgação em Escolas parece-me uma rica ideia. O facto de disponibilizarmos apenas títulos que já se encontram em domínio público e não levarmos nada pelo serviço, penso que facilitará as discussões que possam existir. Como diz o T, é o público que pode representar o futuro do ler em português e provavelmente estará mais receptivo a fazê-lo em smartphone ou outro suporte não convencional. Em Outubro vou, por motivos semi-profissionais, estar na minha antiga escola secundária. Poderei na altura falar com a professora responsável a saber o que ela acha.

Ok, qualquer novidade nesse sentido avisa :tu:

Return to “Projecto Adamastor”