Apresentação da colecção Génesis

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Apresentação da colecção Génesis

Postby vampiregrave » 08 Nov 2014 13:48

Como sabem, dentro em breve lançaremos uma nova colecção estritamente dedicada à Ficção Especulativa. Aproveitando parte do texto que consta no nosso Guia do Colaborador, preparei um texto de apresentação, a publicar pouco antes de lançar o primeiro eBook. Se julgarem necessário incluir mais alguma coisa, é dizer :P

Apesar de o Projecto Adamastor ter tido início em Março de 2013, o debate que lhe deu origem remonta a finais de 2010. Nessa altura, tínhamos como objectivo a criação de um repositório de Ficção Especulativa portuguesa, por forma a recuperar obras que, ao longo dos anos, foram sendo esquecidas devido à falta de reedições, ou menosprezadas por se inserirem em géneros julgados menores, como a Ficção Científica, o Horror ou o Fantástico.

Por falta de colaboradores para avançar, pela ausência dos meios necessários à digitalização das obras e por termos chegado à conclusão que o público-alvo seria bastante restrito, essa ideia acabou por cair por terra.

Volvidos mais de dois anos, em Janeiro de 2013, o debate acerca do Projecto Adamastor renasceu, mas, desta feita, com contornos bem mais alargados: a disponibilização de clássicos da literatura portuguesa em formato digital, sem qualquer restrição de género literário, com o objectivo de atingir um público mais vasto sem abandonar totalmente a ideia original. Tal alargamento do âmbito permitiu-nos aproveitar o excelente trabalho efectuado pelos colaboradores do Project Gutenberg, e usufruir do catálogo de digitalizações da Biblioteca Nacional de Portugal, que veio a tornar-se na nossa principal fonte de textos-base.

Foi nestes moldes que o Projecto Adamastor nasceu. No entanto, a vontade de recuperar e tornar acessíveis obras de Ficção Especulativa persistiu, como atesta a edição de títulos como A Confissão de Lúcio, O Defunto e Os Canibais, vontade essa que resultou agora na criação de uma nova colecção, intitulada Génesis.

A colecção Génesis englobará Ficção Especulativa escrita em português, incluindo obras contemporâneas, com um layout de capa próprio, por forma a distingui-la da colecção base dedicada aos clássicos. O primeiro lançamento será Lisboa no Ano 2000, de Melo de Matos, que, como vem sendo hábito, será disponibilizado gratuitamente em formato EPUB e MOBI, não só no nosso website mas também nas plataformas Kobobooks, Google Play e Scribd.

Esperamos que esta nova colecção seja do agrado dos nossos leitores e, como sempre, estaremos ao dispor para ouvir a vossa opinião.

pco69
Cópia & Cola

Re: Apresentação da colecção Génesis

Postby pco69 » 08 Nov 2014 20:45

Do meu agrado, será de certeza.
E começa bem, pois a 'Lisboa do ano 2000' será uma óptima 'aquisição' para mim :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Re: Apresentação da colecção Génesis

Postby vampiregrave » 10 Nov 2014 09:37

pco69 wrote:Do meu agrado, será de certeza.
E começa bem, pois a 'Lisboa do ano 2000' será uma óptima 'aquisição' para mim :P

Ora ainda bem. Já estou a tratar do próximo (Lisboa no Ano Três Mil, de Cândido de Figueiredo). Por falar nisso, acho que vou criar uma lista dos títulos em consideração para a Génesis, para o pessoal poder dar sugestões, não só de obras no domínio público, mas também títulos contemporâneos para eu contactar os autores por forma a avaliar a possibilidade de obter autorização para as publicar.

Return to “Projecto Adamastor”