Reunido hoje em Coimbra, o júri do concurso “10 Paixões em Forma de Romance”, selecionou “Os Maias” de Eça de Queirós, “Memorial do Convento”, de José Saramago, “Dom Casmurro”, de Machado Assis, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.
Entre os “10 Mais” escolhidos pelo júri, que integrou os escritores José Luís Peixoto e João Tordo e vários docentes da Faculdade de Letras (FLUC), figuram ainda “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo-Branco, “Aparição”, de Vergílio Ferreira, “O Delfim”, de José Cardoso Pires, “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, “A Sibila”, de Agustina Bessa-Luís, e “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena.
A minha opinião sobre este género de listas, tantas vezes redutoras, não é a melhor. No entanto, é indiscutível a sua popularidade, e admito que por vezes permitem dar algum destaque a obras e autores que merecem mais atenção. Dito isto, que acham da possível criação de um questionário, com vista a elaborar uma lista do género?
O ideal mesmo, seria algo como o que Robert McCrum está a fazer no The Guardian, construindo uma lista das 100 melhores obras escritas em inglês, com artigos publicados semanalmente acerca dos livros escolhidos, mas não creio que tenhamos forma de fazer algo semelhante neste momento.