Os Melhores Romances da Língua Portuguesa

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Os Melhores Romances da Língua Portuguesa

Postby vampiregrave » 23 Sep 2015 08:50

Criei recentemente uma página no website do Projecto Adamastor dedicada a esta ideia (a de criar uma votação aberta ao público, por forma a elaborar um lista dos melhores romances escritos em português), para os colaboradores estarem a par dos moldes em que pretendo implementá-la. No entanto, como uma boa parte da discussão em torno do projecto normalmente se efectua aqui no fórum, achei por bem partilhar também aqui este conteúdo:

Abrangência
Foi o tópico que gerou mais discussão entre os colaboradores: limitar, ou não, a votação a obras de autores portugueses. Ambas as opções têm as suas desvantagens, mas, pessoalmente, julgo que devíamos permitir a escolha de qualquer obra produzida por escritores lusófonos, caso contrário estaríamos a excluir uma quantidade considerável de romances de qualidade. Para além disso, tendo esta informação, seria possível elaborar listas adicionais (uma considerando apenas autores portugueses, outra apenas autores estrangeiros); já o contrário não é verdade. Desta decisão depende também o título da votação; neste capítulo aceito sugestões, já que «Os Melhores Romances da Língua Portuguesa» me parece, no mínimo, desinspirado.

Método de recolha de dados e apresentação de resultados
A recolha de dados poderá ser efectuada através de um formulário simples (ver exemplo no final desta página), admitindo dez escolhas por participante, sendo obrigatório o preenchimento de todas elas. Poderíamos também recolher alguns dados adicionais, tais como a nacionalidade ou a faixa etária em que se insere o participante se se julgar pertinente, assim como o e-mail, para envio dos resultados finais. O problema, pelo menos no exemplo apresentado, em que utilizei o Google Forms, é que provavelmente teremos de tratar os dados antes da análise, pois é muito provável a introdução de títulos incorrectos ou com erros ortográficos.

A ordenação é importante porque funcionará como ponderador para efeitos de cálculo da lista final. Não me parece, no entanto, que o peso atribuído aos primeiros lugares deva ser muito superior aos restantes; algo deste género, por exemplo:

1 + (10 – X)/10, sendo X a posição da obra na lista de dez escolhas

1.º – 1,9 pontos
2.º – 1,8 pontos
3.º – 1,7 pontos
4.º – 1,6 pontos
5.º – 1,5 pontos
6.º – 1,4 pontos
7.º – 1,3 pontos
8.º – 1,2 pontos
9.º – 1,1 pontos
10.º – 1 ponto

Assim, em termos de apresentação dos resultados, poder-se-ia elaborar dois tops distintos: um top utilizando o referido ponderador, outro sem tomar em conta a ordenação, isto é, onde nos limitamos as estabelecer as obras que foram referidas mais vezes.

Divulgação
Para obtermos resultados significativos, necessitamos de um número considerável de participações, pelo menos mais de uma centena (de preferência o dobro ou mais), pelo que a divulgação é essencial. Elaborei, com o auxílio dos outros colaboradores, uma lista de cerca de 50 websites/blogs que pretendo contactar para nos ajudarem na referida divulgação (algo que a utilização de aplicações como o Google Forms facilita, dado que posso partilhar o código do formulário). Outra possibilidade seria a criação de uma campanha no Thunderclap, que é uma plataforma que funciona basicamente como o Kickstarter mas, ao invés de se angariar dinheiro, procura-se obter apoio na partilha de dado conteúdo nas principais redes sociais.

Possíveis desenvolvimentos
Artigos
Como alguns de vocês decerto saberão, o escritor Robert McCrum elaborou para o jornal The Guardian uma lista dos 100 melhores romances escritos em inglês, tendo publicado, com periodicidade semanal, um artigo sobre cada uma das obras escolhidas. Conforme os resultados obtidos, seria interessante elaborar algo do género no Projecto Adamastor, estando a ideia, no entanto, dependente da disponibilidade dos colaboradores.

Votação restricta
Uma das ideias mais populares aquando da discussão deste tema no início do ano, foi a da criação de uma votação restricta, chamemos-lhe assim, em que entraríamos em contacto com escritores, editores, críticos, entre outros profissionais ligados à área da edição, para solicitar as suas dez escolhas e, consequentemente, elaborar outra lista, que poderia ser comparada à que for obtida através da votação aberta ao público.

O formulário de teste está na página acima referida. No entanto, se conhecerem outra plataforma melhor do que o Google Forms, estou aberto a sugestões.

pco69
Cópia & Cola

Re: Os Melhores Romances da Língua Portuguesa

Postby pco69 » 25 Sep 2015 10:37

Não consigo ver o formulário. Aparentemente só está disponível a quem tem endereço de Gmail.

Numa pesquisa rápida, dei com estas listas

http://bibliomanias.no.sapo.pt/100livros.htm
http://ler.blogs.sapo.pt/17479.html
http://lusografias.blogspot.pt/2008/03/ ... ivros.html
https://diariograsiela.wordpress.com/20 ... sao-paulo/

e note-se este post de 28 de agosto :P
http://www.e-primatur.com/blog/detalhe/11

mais lista menos lista :)
não deixa de ser meritório tentarestabelecer uma 'lista definitiva' :bye:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 25 Sep 2015 10:50

pco69 wrote:Não consigo ver o formulário. Aparentemente só está disponível a quem tem endereço de Gmail.

É o suposto para garantir que não existem múltiplas entradas da mesma pessoa. Se utilizasse outra plataforma a restrição seria semelhante, com a diferença de que quem quisesse votar teria de se registar nessa plataforma. Sendo a conta Google necessária tanto para o Gmail, Youtube, entre outros serviços amplamente utilizados, creio que a maioria dos nosso leitores já tem conta (não me digas que usas hotmail :P ).

http://bibliomanias.no.sapo.pt/100livros.htm

Esta é talvez a que se aproxima mais do resultado final que pretendo. Claro que aqui estamos a falar da decisão de apenas uma pessoa, enquanto que no Adamastor pretendo colher a opinião do máximo número de leitores possível e, eventualmente, de profissionais da área da edição. Ocorre-me que bom bom, seria, à semelhança das entrevistas, publicar artigos regularmente, em que se apresentaria as 10 escolhas de cada um desses profissionais, acompanhado pelas respectivas explicações, mas isso já me parece mais difícil.

http://lusografias.blogspot.pt/2008/03/lista-dos-melhores-livros.html

Conheço o livro, mas limita-se ao séc. XX e a obras de autores portugueses. A nossa votação será mais abrangente.

https://diariograsiela.wordpress.com/2007/09/24/os-100-melhores-livros-da-literatura-universal-segundo-a-folha-de-sao-paulo/

Esta já foge um pouco à nossa intenção, já que é internacional. Existe até um site que agrega os resultados das mais variadas listas que podem ser encontradas online: http://thegreatestbooks.org/

e note-se este post de 28 de agosto :P
http://www.e-primatur.com/blog/detalhe/11

Não só estou a par como contactei o Hugo Xavier, um dos responsáveis da E-Primatur, para lhe explicar os moldes da votação do Adamastor. Ele resolveu manter a votação dele online, porque prefere aquele formato que permite até 100 escolhas, mas disponibilizou-se para ajudar na divulgação da nossa iniciativa assim que for lançada.

não deixa de ser meritório tentarestabelecer uma 'lista definitiva' :bye:

Obrigado pela opinião :tu:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 02 Oct 2015 17:49

A votação já está disponível no website do Projecto Adamastor. Toca a votar pessoal :tu:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 18 Oct 2015 17:11

Infelizmente não tenho lido muito em português :( .

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 18 Oct 2015 21:50

MAGG wrote:Infelizmente não tenho lido muito em português :( .

Não é um exercício muito fácil, eu próprio ainda estou a ponderar as minhas escolhas. Podes sempre ajudar na divulgação :tu:

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 20 Oct 2015 23:42

Já votei :)
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 21 Oct 2015 08:37

Ignatius Wao wrote:Já votei :)

Muito obrigado. À data, temos cerca de 60 participações no total; gostaria de atingir pelo menos 200. :bbde:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Oct 2015 17:11

Eu estou-me a guardar para meados/finais de Novembro.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 21 Oct 2015 17:32

Sem problema, o prazo de meditação é alargado :mrgreen:

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 21 Oct 2015 23:27

O facto de os contos não serem aceites, obrigou-me a deixar de fora, aquele que é o meu livro favorito da "literatura em português", 64 Contos de Rubem Fonseca
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 25 Jan 2016 16:16

Cá estão finalmente os resultados do inquérito público.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 25 Jan 2016 22:02

vampiregrave wrote:Cá estão finalmente os resultados do inquérito público.

Parabéns pela iniciativa. :bow:

Dos 'premiados', li 5.
Os Maias foram lidos na escola e não deixaram grandes saudades. :bye:

Fico à espera dos resultados dos escritores :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 25 Jan 2016 23:08

Esses devo publicar para a semana que vem.

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 28 Jan 2016 00:20

Da lista dos melhores li 18, mas só gosto mesmo muito de "O Ano da Morte de Ricardo Reis", embora tenha "ali" para reler o "Grande Sertão Veredas". Nos resultados por autor, fico contente por ver os nomes de Graciliano Ramos, Carlos de Oliveira, Dulce Maria Cardoso e Rubem Fonseca. :)

Return to “Projecto Adamastor”