Templates e linhas gerais [em desenvolvimento]

vampiregrave
Livro Raro

Re: Templates e linhas gerais [em desenvolvimento]

Postby vampiregrave » 18 Feb 2013 22:23

Outro aspecto que convém mencionar: a ortografia adoptada. Dentro do que já aqui foi discutido, o Acordo Ortográfico de 1945.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 May 2013 09:47

Resultados da primeira votação que coloquei no blog (autores com obras já disponíveis no projecto a bold):

Gostaria de ver convertidas obras de:

Autor - N.º Votos - %
Eça de Queirós----------31---26.96%
Fernando Pessoa---------14---12.17%
Cesário Verde-----------10---8.7%
Florbela Espanca--------10---8.7%

Júlio Dinis----------------9---7.83%
Almeida Garrett---------8---6.96%
Antero de Quental-------8---6.96%
Camilo Castelo Branco---8---6.96%
Alexandre Herculano-----7---6.09%
Bocage------------------7---6.09%
Guerra Junqueiro--------3---2.61%

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 17 May 2013 16:35

Uma questão que já ando a ponderar há algum tempo, e sobre a qual gostaria de saber a vossa opinião:

Pronomes de tratamento: abreviaturas e utilização de maiúsculas.

Ao analisar versões de diferentes obras/editoras ao longo destes últimos meses, verifiquei que são adoptados diversos critérios no que diz respeito à utilização de maiúsculas nos pronomes de tratamento. Seguem-se alguns exemplos:

1. Pronome seguido de cargo e nome próprio
2. Cargo
3. Cargo seguido de nome próprio
4. Pronome seguido de nome próprio

Abordagem 1
Sr. Padre António
o padre
Padre António
Sr. António

Abordagem 2
sr. padre António
o padre
padre António
sr. António

Abordagem 3
Sr. padre António
o padre
padre António
Sr. António

Abordagem 4
senhor padre António
o padre
padre António
Sr. António

N'A Ilustre Casa de Ramires adoptei a abordagem 4. Como optei por apresentar a minúscula "os nomes de cargos, postos ou dignidades hierárquicas, sejam quais forem os respectivos graus, bem como os vocábulos que designam títulos", reduzi ao mínimo a utilização de abreviaturas (só abreviei Sr. e Sr.a quando seguidos de nomes. Pronomes como V. Ex.a ou Il.mo optei também por apresentá-los por extenso, embora tal decisão tenha mais a ver com certas complicações que a utilização de superescrito causa em certos dispositivos).
Qual das abordagens escolheriam? :bbde:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 May 2013 17:31

Que te indica o teu prontuário vampiregrave?

Penso que cargos ou funções devem aparecer sempre grafados com inicial maiúscula.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 18 May 2013 14:42

Thanatos wrote:Que te indica o teu prontuário vampiregrave?

Penso que cargos ou funções devem aparecer sempre grafados com inicial maiúscula.

Não tenho nenhum muito recente, até porque esses já adoptam o novo acordo, mas o que possuo aponta para o uso de minúsculas nos cargos. As grámaticas que por aqui tenho também não indicam a utilização de maiúscula nos cargos. Na grande maioria das obras que tenho lido também tenho visto esse critério aplicado, com excepção da abordagem 1 que coloquei no post anterior.

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 09 May 2014 15:30

vampiregrave wrote:As directrizes seguidas pelos revisores do Project Gutenberg, tanto a nível de revisão como de formatação:
http://www.pgdp.net/c/faq/proofreading_ ... uguese.php
http://www.pgdp.net/c/faq/formatting_gu ... uguese.php

Isto porque tive dúvidas relativamente à formatação de pontuação adjacente a texto em itálico. O Chigago Manual of Style aponta para um caminho diferente do adoptado no PG:
The typographic treatment of punctuation adjacent to a variant font (italic or boldface within roman text, for instance) should be governed by both appearance and meaning. Generally, punctuation marks are printed in the same style of font of type as the word, letter, character, or symbol immediately preceding them.

PG Guidelines
Referimo-nos a sinais de formatação como <i> </i>, <b> </b>, <sc> </sc>, <f> </f>, or <g> </g>. Coloque a pontuação fora destes sinais, excepto se a formatação se aplicar a toda a frase ou parágrafo, ou se a pontuação em si fizer parte da frase, título ou abreviatura que estiver a formatar. Se a formatação se prolongar por vários parágrafos, coloque os sinais em cada parágrafo.

Os pontos que sinalizam uma palavra abreviada como no título de um jornal como o Phil. Trans., fazem parte do título, devendo, por isso, ser incluídos na formatação, assim: <i>Phil. Trans.</i>.

Pessoalmente tenho adoptado o primeiro critério; convém decidir qual devemos utilizar de modo a não serem aplicados critérios diferentes nos eBooks do projecto.

Profissionalmente, é a 2ª que costuma ser utilizada (é que faz mais sentido). É semalhante à utilização de pontuação dentro e fora e aspas.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 May 2014 15:33

Sim, discutimos recentemente esta questão aqui. Passamos a adoptar o segundo critério (do PG) a partir de agora. Assim que houver oportunidade, revejo estes casos nas obras já publicadas.

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 09 May 2014 15:36

vampiregrave wrote:

Não tenho nenhum muito recente, até porque esses já adoptam o novo acordo, mas o que possuo aponta para o uso de minúsculas nos cargos. As grámaticas que por aqui tenho também não indicam a utilização de maiúscula nos cargos. Na grande maioria das obras que tenho lido também tenho visto esse critério aplicado, com excepção da abordagem 1 que coloquei no post anterior.

Do Livro de Estilo do Público,

"Inicial minúscula (observações)
(...)
4. Os nomes de cargos, postos ou dignidades hierárquicas, sejam quais forem os respectivos graus, bem como os vocábulos que designam títulos, qualquer que seja a importância destes: rei Juan Carlos, director-geral do Ensino, barão do Rio Branco, marechal Spínola. Usamos, contudo, com inicial maiúscula Presidente da República Portuguesa e Papa. "

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 May 2014 15:38

miriuska wrote:
vampiregrave wrote:

Do Livro de Estilo do Público,

"Inicial minúscula (observações)
(...)
4. Os nomes de cargos, postos ou dignidades hierárquicas, sejam quais forem os respectivos graus, bem como os vocábulos que designam títulos, qualquer que seja a importância destes: rei Juan Carlos, director-geral do Ensino, barão do Rio Branco, marechal Spínola. Usamos, contudo, com inicial maiúscula Presidente da República Portuguesa e Papa. "

O problema está em casos em que temos pronome de tratamento seguido de um cargo:

Sr. padre António

Fica esquisito...

Return to “Obras em Conversão”