Poesias eróticas, etc - Bocage [Em desenvolvimento]

Anibunny
Edição Única

Poesias eróticas, etc - Bocage [Em desenvolvimento]

Postby Anibunny » 09 Jan 2015 04:18

Estou a usar esta versão: https://openlibrary.org/books/OL23326049M

Já que tive de esperar até às 3 da manhã para ir levar o meu cunhado ao aeroporto, decidi dar um adiantamento a esta obra que já estava em minha casa desde o verão. (ver ponto da situação)
Question: há aqui palavras que optei por manter: manzarpo em vez de mansarpo ou sesso (estou a colocar o significado em rodapé), é preciso colocar o significado das palavras mais desconhecidas em rodapé?

Question nr 2: é necessário colocar a secção de notas?

Also estou com a Obra completa Volume VII - a edição anotada do Daniel Pires, mas so far não a tenho utilizado senão para ver o que significam algumas palavras para ver se é necessário colocar em rodapé a tradução. Ele colocou manzarpo em vez de mansarpo, mas achei a diferença tão pequena que preferi manter o original e colocar em rodapé o significado da palavra.

PONTO DA SITUAÇÃO:
- Falta rever:
Fragmento de Alceu poeta grego (3 páginas)
Arte de amar (14 páginas)
Cartas a Olinda e Alzira (46 páginas)
Sonetos (21 sonetos)
Décimas (12 páginas)
- Adicionadas as notas da edição que estavam no fim do original mas que optei por colocar no fim de cada poema para poupar ao leitor ter de ler tudo no fim.

EDIT: O ficheiro que está na Dropbox é um backup caso haja uma desgraça.
Last edited by Anibunny on 15 Jan 2015 01:30, edited 4 times in total.

vampiregrave
Livro Raro

Re: Poesias eróticas, etc - Bocage [Em desenvolvimento]

Postby vampiregrave » 09 Jan 2015 10:04

Respondendo às questões:

Anibunny wrote:Question: há aqui palavras que optei por manter: manzarpo em vez de mansarpo ou sesso (estou a colocar o significado em rodapé), é preciso colocar o significado das palavras mais desconhecidas em rodapé?

Quanto à grafia das palavras o critério que tenho adoptado na revisão de poesia é o seguinte: actualizar apenas em casos em que tal actualização não altere a prosódia, isto é, por outras palavras, não modifique a sua pronúncia ou tenha impacto na métrica, o que não acontece nos exemplos que referiste. Respeito também a pontuação, formatação e utilização (ou não) de maiúsculas. Seja feita a vontade do autor B)

Anibunny wrote:Question nr 2: é necessário colocar a secção de notas?

Se te referes a notas de revisão, ou seja, notas que não estão incluídas na edição original, fica ao teu critério. Para definições de palavras, só incluiria notas caso essa definição não exista no Priberam (é o dicionário utilizado nos eReaders Kobo; para Kindle teria de confirmar). Alguns colaboradores gostam também de clarificar certas expressões ou factos históricos; acho que isso só acrescenta valor mas, como disse, fica ao critério do revisor.

Anibunny wrote:Also estou com a Obra completa Volume VII - a edição anotada do Daniel Pires, mas so far não a tenho utilizado senão para ver o que significam algumas palavras para ver se é necessário colocar em rodapé a tradução. Ele colocou manzarpo em vez de mansarpo, mas achei a diferença tão pequena que preferi manter o original e colocar em rodapé o significado da palavra.

Ultimamente, no caso das edições críticas e tendo eu disponibilidade, costumo fazer uma comparação integral entre o texto que tratei e a edição de suporte; sempre vou aprendendo algumas coisas. Não que isso seja obrigatório, o objectivo principal da consulta de outras edições é mesmo esclarecer dúvidas e comparar a aplicação de certos critérios (daí tentarmos sempre encontrar uma edição crítica, que é, normalmente, bastante fiel ao original, e é fruto de um tratamento mais cuidado que as edições comuns).

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 Jan 2015 23:51

Outra questão a edição que estou a utilizar como texto original tem secção de notas final... é para colocar isso também?

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Jan 2015 00:28

Anibunny wrote:Outra questão a edição que estou a utilizar como texto original tem secção de notas final... é para colocar isso também?

Até agora temos incluído sempre, mas costumam ser notas do autor.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Jan 2015 12:12

Eu sou a favor do mansarpo! :twisted:

Eróticas é como quem diz, né? Onde é a votação para a capa?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Jan 2015 14:20

Thanatos wrote:Eu sou a favor do mansarpo! :twisted:

Eróticas é como quem diz, né? Onde é a votação para a capa?

Ainda nem temos sugestões e já queres votar :mrgreen:

A votação será feita neste tópico, como é costume.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 11 Jan 2015 22:24

Simples, claro, directo e sem censura ^_^

Image

Provavelmente, não estará em 'domínio público' :P

Ou este :

Image
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Jan 2015 23:15

Estou a ver que vai ser uma votação disputada :mrgreen:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 12 Jan 2015 11:03

https://www.google.pt/search?q=nude+cla ... CAYQ_AUoAQ Gostaria de algo no género :) A senhora toda desconchavada tudo à mostra é capaz de afastar as mentes mais pudicas visualmente (mas que gostam de ler as poesias, as marotas)

Return to “Obras em Conversão”