Livro de Sóror Saudade - F. Espanca [concluído]

Samwise
Realizador

Re: Livro de Sóror Saudade - Florbela Espanca

Postby Samwise » 30 Jan 2013 13:06

vampiregrave wrote:Sim, tinha-me esquecido dessa página, só reparei ao pegar numa edição dos Sonetos que tenho em casa. Quanto ao título, sendo "soror" e "sóror" equivalentes, mantive o que consta na versão da BNP, presumindo que o título dessa versão é o original. Se bem que tenho de admitir que no Eurico, sempre que me deparo com situações semelhantes (frecha-flecha, destra-dextra), costumo optar pela versão em uso corrente, julgo que contribui para a fluidez da leitura.

Vou manter o "Soror" sem acento nesta primeira parte, e com acento quando colocar a transcrição da versão BNP, fazendo depois menção ao assunto numa nota explicativa qualquer - julgo que é o mais correcto.

Nesta primeira volta, a ideia é pegar no teu texto e comparar com aquilo que tenho no livro - suponho que deve haver relativamente pouca coisa para corrigir.

Quero ainda tratar de sugestões para os frontispiece e colophon.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Re: Livro de Sóror Saudade - Florbela Espanca

Postby vampiregrave » 30 Jan 2013 13:39

Samwise wrote:Quero ainda tratar de sugestões para os frontispiece e colophon.

Temos de estabelecer um template para a ficha técnica. Vou pensar no assunto.

O exemplo da Wikipedia parece-me porreiro:
http://www.wolframscience.com/nksonline ... irstview=1

Samwise
Realizador

Re: Livro de Sóror Saudade - Florbela Espanca [em progresso]

Postby Samwise » 04 Feb 2013 12:21

Terminei a "actualização" do texto, mas quero fazer uma segunda passagem para ver se não me escapou nada.

Há um termo que é usado de forma diferente ao longo da obra, tendo por base o livro em papel que trouxe da biblioteca. Nalguns poemas aparece grafado como "Teem", noutros como "Têm". Na transcrição da BNP aparece sempre como "Têm". Optei por colocar tudo neste "formato".

Estive à procura nas notas editoriais de alguma informação sobre esta escolha e não há nada que se refira ao caso directamente. Alguém faz ideia de como tratar esta situação?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Feb 2013 13:00

Sinceramente não vejo razão para a utilização desses dois termos. Creio que a uniformização que indicaste é o melhor caminho.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Feb 2013 14:35

Terminei a segunda revisão ao texto. Ainda dei por um punhado de situações a corrigir. :)

Ao todo, devo ter alterado/corrigido/actualizado cerca de 40 pontos, entre faltas de pontuação, palavras alteradas, palavras inexistentes, actualizações de vocabulário, aspas mal colocadas, acentuação, dedicatórias em falta, etc. - a lista é longa. Nunca pensei que numa obra tão pequena houvesse tantos descuidos. :rolleyes:

Penso ter a edição terminda ainda hoje. Vou colocar a capa da Ani, fazer a ficha técnica (com base na tua, Vampire) e fechar o livro com uma citação da autora.

Já sei qual é a obra em que vou pegar de seguida: o Charneca em Flor *, também da Florbela. De ler e reler, começo a apreciar verdadeiramente a sua poesia, e a conseguir compreender as subtilezas alegóricas daquilo que escreve (e que às vezes não são subtilezas nenhumas). Bendito Projecto Adamastor. :bow:

* É nele que consta esta Senhora Poesia

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 10 Feb 2013 14:57

Samwise wrote:Terminei a segunda revisão ao texto. Ainda dei por um punhado de situações a corrigir. :)

Ao todo, devo ter alterado/corrigido/actualizado cerca de 40 pontos, entre faltas de pontuação, palavras alteradas, palavras inexistentes, actualizações de vocabulário, aspas mal colocadas, acentuação, dedicatórias em falta, etc. - a lista é longa. Nunca pensei que numa obra tão pequena houvesse tantos descuidos. :rolleyes:

Daí a importância do projecto, dado que não nos limita-mos a converter os textos actualmente disponíveis para outros formatos. Mesmo n'O Banqueiro Anarquista encontrei uma série de erros.

Samwise wrote:Penso ter a edição terminda ainda hoje. Vou colocar a capa da Ani, fazer a ficha técnica (com base na tua, Vampire) e fechar o livro com uma citação da autora.

Óptimo. Depois dou uma vista de olhos. Para já estou a usar as capas disponibilizadas aqui no fórum. A Ani quando tiver disponibilidade deve tratar de umas versões com melhor resolução. Coloquei também, nas versões mais recentes, a indicação da licença Creative Commons.

Samwise wrote:Já sei qual é a obra em que vou pegar de seguida: o Charneca em Flor *, também da Florbela. De ler e reler, começo a apreciar verdadeiramente a sua poesia, e a conseguir compreender as subtilezas alegóricas daquilo que escreve (e que às vezes não são subtilezas nenhumas). Bendito Projecto Adamastor. :bow:

De momento, é essa a "recompensa" dos colaboradores. Descobrir novos autores, estudar o seu estilo com mais atenção. Acho que nos permite apreciar a obra em que estamos a trabalhar de uma forma que dificilmente conseguiríamos através de uma leitura mais superficial.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Feb 2013 15:56

vampiregrave wrote:Coloquei também, nas versões mais recentes, a indicação da licença Creative Commons.

Vou já ver isso.

Samwise wrote:De momento, é essa a "recompensa" dos colaboradores. Descobrir novos autores, estudar o seu estilo com mais atenção. Acho que nos permite apreciar a obra em que estamos a trabalhar de uma forma que dificilmente conseguiríamos através de uma leitura mais superficial.

Sem dúvida. Senti isso de leitura para leitura. Sinceramente, não me estava nada a ver a gostar dos poemas - peguei no livro mais por uma questão de perceber o que estava envolvido em termos de trabalho e como reajiria ao seu processamento. Era uma tarefa que adivinhava secante. E afinal... :clap:

Samwise
Realizador

Re: Livro de Sóror Saudade - F. Espanca [revisão concluída]

Postby Samwise » 10 Feb 2013 23:39

Concluí a primeira versão do eBook, e já enviei para o "chefe", para ele dar uma vista de olhos. Ainda há aspectos que quero corrigir, melhorar.

Em resumo:

- Na capa - Ani, isto é o teu departamento: a falta de opacidade fica bem num ecrã retro-iluminado e colorido, mas no e-reader fica apagada em demasia. Se puderes, quando tratares das versões 768x1024, não apliques nenhum filtro do género. A capa do Eurico lê-se bem melhor.

- Ficha técnica - é necessário uniformizar o alinhamento do texto para que fique igual em todos os eBooks. Para além disso, no Sóror reduzi o tamanho da font na área dos common-rights, nas CSS, para 85% - creio que essa parte fica melhor sem tanto protagonismo.

- Nas citações iniciais, gostaria de criar algum um espaço logo no início da página. Assim como está, a composição na página fica desequilibrada.

- Coloquei todas as dedicatórias alinhadas à direita - segui o exemplo do livro que trouxe da Biblioteca, e parece que resulta melhor assim.

- Reduzi o espaçamento de linha antes e depois dos títulos dos poemas. Desta forma, os poemas com dedicatória passam a caber todos na mesma página. A emendar: este espaçamento alternativo só deve ser aplicado aos poemas onde há dedicatórias.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Feb 2013 09:57

Samwise wrote:- Na capa - Ani, isto é o teu departamento: a falta de opacidade fica bem num ecrã retro-iluminado e colorido, mas no e-reader fica apagada em demasia. Se puderes, quando tratares das versões 768x1024, não apliques nenhum filtro do género. A capa do Eurico lê-se bem melhor.

Compreendo o que queres dizer. Como tens um Kobo, também deves ter reparado que talvez seja melhor delinear a capa, porque ela não ocupa a totalidade do ecrã.

Samwise wrote:- Ficha técnica - é necessário uniformizar o alinhamento do texto para que fique igual em todos os eBooks. Para além disso, no Sóror reduzi o tamanho da font na área dos common-rights, nas CSS, para 85% - creio que essa parte fica melhor sem tanto protagonismo.

Na ficha técnica acho que o que faz mais sentido é o alinhamento à esquerda. Quanto à redução de tamanho, concordo e vou implementar nos eBooks que já criei.

Samwise wrote:- Nas citações iniciais, gostaria de criar algum um espaço logo no início da página. Assim como está, a composição na página fica desequilibrada.

Aqui o problema é que o ficheiro pode ser lido em dispositivos de tamanhos diferentes, e pelo que sei, a propriedade vertical-align não funciona numa boa parte dos eReaders. Assim sendo, só mesmo criando uma classe para a citação e estabelecer uma margem (margin-top).

Samwise wrote:- Coloquei todas as dedicatórias alinhadas à direita - segui o exemplo do livro que trouxe da Biblioteca, e parece que resulta melhor assim.

Parece-me bem.

Samwise wrote:- Reduzi o espaçamento de linha antes e depois dos títulos dos poemas. Desta forma, os poemas com dedicatória passam a caber todos na mesma página. A emendar: este espaçamento alternativo só deve ser aplicado aos poemas onde há dedicatórias.

O problema aí é que cabem todos na mesma página em dadas definições (tamanho, espaçamento, margens). Mas, claro está, é impossível garantir o mesmo resultado nestas condições. Se for possível manter o poema inteiro numa página, sendo este legível, é o ideal.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Feb 2013 12:40

vampiregrave wrote:Como tens um Kobo, também deves ter reparado que talvez seja melhor delinear a capa, porque ela não ocupa a totalidade do ecrã.

Não reparei nisso. Não ocupa por causa de alguma desproporcionalidade vertical X horizontal do kobo em relação aos 768 x 1024? Ou foi a Any que não tratou com essas proporções?

Na ficha técnica acho que o que faz mais sentido é o alinhamento à esquerda.

Também me parece melhor. Vou tratar disso.

Samwise wrote:- Nas citações iniciais, gostaria de criar algum um espaço logo no início da página. Assim como está, a composição na página fica desequilibrada.

Aqui o problema é que o ficheiro pode ser lido em dispositivos de tamanhos diferentes, e pelo que sei, a propriedade vertical-align não funciona numa boa parte dos eReaders. Assim sendo, só mesmo criando uma classe para a citação e estabelecer uma margem (margin-top).

Talvez uma classe específica para a primeira linha da citção com essa característica.

O problema aí é que cabem todos na mesma página em dadas definições (tamanho, espaçamento, margens). Mas, claro está, é impossível garantir o mesmo resultado nestas condições. Se for possível manter o poema inteiro numa página, sendo este legível, é o ideal.

Certo - isto depende sempre das preferências do leitor (pessoa). Por isso fiz em função das minhas. :mrgreen: E ficou bem legível, já que eu não sou muito de ler em formatos minúsculos.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Feb 2013 13:07

Não reparei nisso. Não ocupa por causa de alguma desproporcionalidade vertical X horizontal do kobo em relação aos 768 x 1024? Ou foi a Any que não tratou com essas proporções?

A Any ainda não tratou de novas versões mas esta situação vai sempre acontecer, pelo menos da forma como implementei. Escolhi 768x1024 de modo a garantir uma boa definição na maioria dos dispositivos e não para corresponder exactamente ao tamanho do ecrã do Kobo. Actualmente, o epub está programado para ajustar a capa à altura do ecrã (que é o que acontece), no entanto, como não escolhi especificamente a medida do ecrã do Kobo, sobram sempre umas margens laterais. Como metade da capa é branca, a imagem de capa parece que fica mergulhada num mar branco :mrgreen: Daí eu sugerir o delineamento.

Estranho é o facto do Kobo adaptar a capa quando a aplica como screensaver. Se descobrisse uma forma para forçar esse comportamento, resolvia-se o problema.
Se bem que este software da Kobo é só chatices. Actualmente há um bug com parágrafos longos, que resulta em quebras de página aleatórias...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Feb 2013 17:55

vampiregrave wrote: Actualmente, o epub está programado para ajustar a capa à altura do ecrã (que é o que acontece), no entanto, como não escolhi especificamente a medida do ecrã do Kobo, sobram sempre umas margens laterais. Como metade da capa é branca, a imagem de capa parece que fica mergulhada num mar branco :mrgreen: Daí eu sugerir o delineamento.

Já percebi o que estás a dizer - e foi algo que até agora não me tinha feito qualquer confusão (continua a não fazer, mas já fiquei ciente de que acontece e já não me consigo alhear dessa "aparência" :D ). Ter as mesmas proporções do screensaver modo de espera/desligado era de facto o ideal, mas penso que isso significaria poder também apresentar texto até aos limites físicos da borda de plástico que está por cima do ecrã. Que é possível, é. Tecnicamente, fica demonstrado pelo screensaver, mas não estou a ver essa opção ficar disponível no modo de leitura em futuras actualizações firmware. A questão dos parágrafos sim, essa não.

Quanto à delimitação em torno da capa, para não parecer que os elementos estão a flutuar num mar branco, :mrgreen: , só testando para ver como fica. É como disse, não me faz confusão - talvez porque esteja inconscientemente preparado para as diferenças de estar a ler num eReader.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Feb 2013 18:35

Samwise wrote:
Quanto à delimitação em torno da capa, para não parecer que os elementos estão a flutuar num mar branco, :mrgreen: , só testando para ver como fica. É como disse, não me faz confusão - talvez porque esteja inconscientemente preparado para as diferenças de estar a ler num eReader.

Também não me faz grande impressão, mas pode causar problemas quando a imagem de capa tiver tons mais claros julgo eu. Quanto aos parágrafos, vou testar uma resolução, mas envolve renomear o ficheiro para nome_do_ficheiro.kepub.epub (para forçar o eReader a ler o ficheiro como se fosse um eBook da Kobobooks); ou seja, para solucionar esta questão, seria preciso disponibilizar uma versão epub específica para eReaders Kobo...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 18 Feb 2013 23:11

Capa final, cortesia da Anibunny:
Image

Return to “Obras Concluídas”