Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano [concluído]

vampiregrave
Livro Raro

Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano [concluído]

Postby vampiregrave » 27 Jan 2013 00:48

Estou neste momento a tratar da conversão desta obra, com base nas seguintes fontes:
Texto Base - Wikisource
Versão Biblioteca Nacional de Portugal

Image

Título: Eurico, o Presbítero
Autor: Alexandre Herculano
Data Original de Publicação: 1844
Data Publicação eBook: 2013
Capa: Ana Ferreira
Imagem Capa: Lamia, John William Waterhouse
Revisão: Ricardo Lourenço

Versão actual: 1.00.

Alguns critérios a ter em conta:
- Procuro actualizar, sempre que possível, a designação de regiões, rios, povos ou figuras históricas.
- Mantenho as palavras originais, mesmo que tenham caído em desuso, salvo algumas excepções que podem causar uma certa estranheza durante a leitura (por exemplo, optei por "flechas" em vez de "frechas").
Last edited by vampiregrave on 19 Feb 2013 16:25, edited 10 times in total.

rip kirby
Rascunho

Re: Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano [em progresso

Postby rip kirby » 27 Jan 2013 15:54

Boas.

Tenho um Kindle, e queria saber se vão transportar para .mobi?

Boa Tarde :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 27 Jan 2013 15:58

rip kirby wrote:Boas.

É possível. Eu com EPUB já estou relativamente à vontade, quando tiver oportunidade investigo um pouco sobre o MOBI e, se não for extremamente trabalhoso, trato da conversão para esse formato também. É possível que tendo a versão EPUB, a passagem para MOBI seja mais simples também.
O único problema é que não tenho um Kindle para testar o resultado final.

rip kirby
Rascunho

Postby rip kirby » 27 Jan 2013 16:01

Eu disponho-me a ler, a ver se há algo estranho. :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Feb 2013 12:55

Terminei a revisão de todos os capítulos. Os interessados podem fazer o download desta versão aqui. Neste momento falta apenas efectuar uma leitura final, rever a secção de notas (que ainda estou a ponderar qual a melhor solução a nível de formatação), e tratar da capa.
Last edited by vampiregrave on 01 Feb 2013 22:36, edited 1 time in total.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 01 Feb 2013 14:47

vampiregrave wrote:
rip kirby wrote:Boas.

É possível. Eu com EPUB já estou relativamente à vontade, quando tiver oportunidade investigo um pouco sobre o MOBI e, se não for extremamente trabalhoso, trato da conversão para esse formato também. É possível que tendo a versão EPUB, a passagem para MOBI seja mais simples também.
O único problema é que não tenho um Kindle para testar o resultado final.

Olá, aqui deixo duas sugestões que me parecem importantes para a conversão para kindle:

1. Para converter de epub para kindle se usares a ferramenta Calibre deve ser mais ou menos automático. Eventualmente pode ser necessário algum toque ou outro, mas isso não é nada de especial. Conheço a forma de estruturação do .mobi, posso-te dar uma ajuda se precisares. Deixei já uma vez algumas dicas neste tópico.

2. Apesar de não teres um Kindle podes sempre testar o resultado final da tua conversão para .mobi, por exemplo na versão Windows ou Android da ferramenta.

Keep doing the good work ;)
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

vampiregrave
Livro Raro

Re: Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano [convertido]

Postby vampiregrave » 01 Feb 2013 16:18

pageHunter wrote:1. Para converter de epub para kindle se usares a ferramenta Calibre deve ser mais ou menos automático. Eventualmente pode ser necessário algum toque ou outro, mas isso não é nada de especial. Conheço a forma de estruturação do .mobi, posso-te dar uma ajuda se precisares. Deixei já uma vez algumas dicas neste tópico.)

Sei que sim. Mas nunca será o mesmo que um processo manual, como aquele que aplico ao EPUB. Posso perfeitamente fazer a conversão através do Calibre, não posso é comprometer-me quando à qualidade final dessa conversão.

2. Apesar de não teres um Kindle podes sempre testar o resultado final da tua conversão para .mobi, por exemplo na versão Windows ou Android da ferramenta.

É certo. E é o que faço pelo menos inicialmente quando estou a tratar dos ficheiros EPUB. Mas já pude constatar que esse teste não substitui a leitura do ficheiro no eReader, até porque uma boa parte dos problemas reside no software desses dispositivos.

Confesso, no entanto, que ainda não investiguei muito o MOBI; a conversão manual pode ser bem mais simples do que imagino.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Feb 2013 10:23

Estive a ver o Eurico no meu iBooks.

Primeiro a obra é originalmente de 1844 e não de 1984.

Depois penso que devia ter uma página de half title e depois a página de title. Na página de half title só figura o título. Na de title figura o título, o(s) autor(es), compiladores, antologistas, editores, etc. (quando aplicável) e no fundo a editora e a sede da editora, ou o local de edição/data.

Não gostei muito da fonte dos títulos. Acho que fontes serifadas nos títulos ficam feias. Mas penso que isso também é alterável em muitos ereaders.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 02 Feb 2013 17:24

Thanatos wrote:Estive a ver o Eurico no meu iBooks.

Primeiro a obra é originalmente de 1844 e não de 1984.

Não sei como raio coloquei essa data :P Assim que possível corrijo.

Depois penso que devia ter uma página de half title e depois a página de title. Na página de half title só figura o título. Na de title figura o título, o(s) autor(es), compiladores, antologistas, editores, etc. (quando aplicável) e no fundo a editora e a sede da editora, ou o local de edição/data.

Essa parte ainda está em construção. Tenho consultado alguns eBooks, e a grande maioria não apresenta muita informação, relegando talvez esse aspecto para a Metadata do eBook.

Não gostei muito da fonte dos títulos. Acho que fontes serifadas nos títulos ficam feias. Mas penso que isso também é alterável em muitos ereaders.

Sim e não. Sim podes alterar a letra, mas o programador pode forçar também um tipo de letra. Tenho de experimentar no Kobo, mas estou em crer que o tipo de letra dos títulos que fixei não pode ser alterado.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Feb 2013 23:01

Nova versão disponível. Usei a capa da Anibunny (a versão disponibilizada no fórum, mais tarde integro uma versão com melhor resolução) e terminei a secção "Notas do Autor". Testei no desktop e parece-me estar tudo bem, mas no Kobo, devido ao método de paginação que este utiliza, as hiperligações nem sempre transportam para o ponto correcto. Se alguém puder testar as notas, agradeço.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Feb 2013 23:17

Terminei a leitura. O ficheiro final pode ser descarregado aqui.
Estou apenas a trabalhar numa resolução para o bug do software Kobo, relacionado com parágrafos longos. Dentro em breve disponibilizo o eBook com a extensão kepub.epub para quem estiver interessado em testar no seu Kobo.

vampiregrave
Livro Raro

Re: Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano [concluído]

Postby vampiregrave » 18 Feb 2013 23:06

Capa final, cortesia da Anibunny:
Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Feb 2013 12:36

Vampire, tenho estado a ler e a tomar apontamentos sobre o texto (possíveis gralhas ou situações anómalas) - vou a meio (48%) e prevejo terminar ainda esta semana. É um pouco mais extenso do que esperava.

Quanto à obra em si, é o terceiro KO seguido que levo desta iniciativa - nem sem de onde elas vêm :mrgreen: . Estou a adorar o livro. :bow: Romantismo "à portuguesa" no seu melhor!
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 Feb 2013 13:05

Sam!!! Tu nunca tinhas lido o Eurico!? :o
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Feb 2013 13:59

Nem o Banqueiro Anarquista. :blush:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Obras Concluídas”