O Mandarim - Eça de Queirós [Concluído]

Votação para a capa de O Mandarim - 2ª volta

Poll ended at 22 May 2014 11:07

1 - Versão "normal"
8
80%
2 - Versão cortada
2
20%

Total votes: 10

Bugman
Edição Única

Re: O Mandarim - Eça de Queirós [Desenvolvimento]

Postby Bugman » 29 Apr 2014 21:54

Olhem, e a sugestão da Sofiushka morreu porquê?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Apr 2014 22:17

Bugman wrote:Olhem, e a sugestão da Sofiushka morreu porquê?

Não morreu, tanto que pode perfeitamente figurar na votação. Apenas acho que não é uma imagem apropriada a esta obra, tal como os trabalhos de Thomas Allom que indiquei no primeiro post, quer pela solenidade e seriedade que apresentam (e que contrasta bastante com o tom do livro), quer pela noção de que a história não se desenrola de facto em torno de um Mandarim, mesmo que esse seja o título, e mesmo que essa figura determine em certa parte os eventos do livro.

Ainda tenciono fazer mais pesquisas para ver se encontro outras imagens que sirvam.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 29 Apr 2014 22:43

Por vezes não é fácil mas, sempre que possível, devemos tentar captar a essência da obra na imagem de capa, ao invés de nos limitarmos a uma interpretação literal do título da mesma. Todo este debate em torno da capa é uma das várias formas de diferenciar as nossas edições. Isto para dizer que, todas as sugestões serão tomadas em conta, mas dando especial atenção à opinião do revisor e das pessoas que leram recentemente a obra :bbde:

Claro que o meu voto já pertence ao pudim Flan, por isso não digo mais nada :mrgreen:

Edit: Não é o Ricardo Araújo que engole pudins Flan de uma vez? Se calhar podia patrocinar esta edição :twisted:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 30 Apr 2014 10:05

É sim senhora, o chamado "Mourinho do engolir pudins".

De volta à capa, se a ideia é captar a essência da obra, a imagens da fruta (e eu voto nas tangerinas) também acabam por falhar na obra... Pelo menos se não forem cortadas à altura do joelho!

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 30 Apr 2014 10:09

Se vencer uma das imagens mais problemáticas nesse sentido, podemos pedir à Ana para fazer duas versões e debatemos essa questão com todos os colaboradores para chegarmos a consenso.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2014 10:29

Bugman wrote:De volta à capa, se a ideia é captar a essência da obra, a imagens da fruta (e eu voto nas tangerinas) também acabam por falhar na obra... Pelo menos se não forem cortadas à altura do joelho!

Não considero que isso suceda. Há inúmeras passagens que abordam o assunto, com mais frontalidade que noutras obras de Eça. Se for caso disso, posso fazer um apanhado de trechos para justificar a minha posição... :mrgreen:

Em todo o caso, penso que há uma outra questão que vai eventualmente ditar o corte em caso de escolha: o formato "ao alto" do postal. Não há espaço na capa para caber tudo, a não ser que preencham os espaços laterais com qualquer coisa (ou mesmo com "vazio") para o tornar num quadrado - mas pelo que tenho visto das abordagens da Any, ela costuma fazer antes "crops" às imagens, destacando partes destas - o que faz muito mais sentido, IMO.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 30 Apr 2014 10:49

Samwise wrote:
Bugman wrote:De volta à capa, se a ideia é captar a essência da obra, a imagens da fruta (e eu voto nas tangerinas) também acabam por falhar na obra... Pelo menos se não forem cortadas à altura do joelho!

Não considero que isso suceda. Há inúmeras passagens que abordam o assunto, com mais frontalidade que noutras obras de Eça. Se for caso disso, posso fazer um apanhado de trechos para justificar a minha posição... :mrgreen:

Em todo o caso, penso que há uma outra questão que vai eventualmente ditar o corte em caso de escolha: o formato "ao alto" do postal. Não há espaço na capa para caber tudo, a não ser que preencham os espaços laterais com qualquer coisa (ou mesmo com "vazio") para o tornar num quadrado - mas pelo que tenho visto das abordagens da Any, ela costuma fazer antes "crops" às imagens, destacando partes destas - o que faz muito mais sentido, IMO.

Perdendo a capa certo detalhe nalguns dispositivos, especialmente eReaders, se ela não fizesse crop as imagens ficariam demasiado pequenas, sendo difícil discernir quaisquer detalhes. Por outro lado, é rara a imagem em que todos os seus elementos ilustram conceitos da obra em questão, pelo que esse corte acaba por dar ênfase aos aspectos mais pertinentes. Vou dar um toque à Ana para dar uma vista de olhos neste debate :P

Se for caso disso, posso fazer um apanhado de trechos para justificar a minha posição...

Se puderes fazer isso, seria óptimo. Não tem que ser exaustivo, bastariam alguns exemplos.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 30 Apr 2014 11:09

Eu não tenho problemas em mostrar os atributos mamários da senhora, no entanto posso retirá-la de lá e focar-me só na máscara ^^

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 30 Apr 2014 16:31

Anibunny wrote:Eu não tenho problemas em mostrar os atributos mamários da senhora, no entanto posso retirá-la de lá e focar-me só na máscara ^^

Eu cá, voto nos atributos mamários :D
Mas não conhecendo a obra, abstenho-me de mais comentários ;)
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 30 Apr 2014 17:22

Acho que no contexto do Adamastor os a partir de agora denominados atributos mamários, aplicados na capa d'O Mandarim, são uma exploração de um aspecto marginal da obra. Como qualquer consulta à minha lista de leituras constatará, não me oponho por opôr. A coisa boa é que no final isto vai tudo a votos e a malta aceita (tal como aceitamos todos o próximo aumento do IVA, pese a concordância ser distinta). Por mim venham as fotos... E se conseguirem autorização para decorar a capa com pudins, bora a votos com essa também.

EDIT: acrescentei "aplicados na capa d'O Mandarim".
Last edited by Bugman on 30 Apr 2014 18:04, edited 1 time in total.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 30 Apr 2014 17:25

Bugman wrote:Por mim venham as fotos...

Olha o malandro... quer fotos e tudo :mrgreen:

Vamos ver que argumentos apresenta o Sam, da bancada pró atributos mamários.

Edit: Um pouco mais a sério. Quanto à nudez nas capas das nossas edições, não vejo qualquer problema. É certo que não agradará aos mais púdicos. É certo que alguns pensarão que é apenas uma forma reles de captar a atenção. Por mim, desde que faça sentido tendo em conta o conteúdo da obra, caso nos permita destacar das aborrecidas interpretações literais, ou lugares-comuns, acho que devemos avançar sem nos preocuparmos muito com o preconceito alheio.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 30 Apr 2014 18:08

vampiregrave wrote:Por mim, desde que faça sentido tendo em conta o conteúdo da obra, caso nos permita destacar das aborrecidas interpretações literais, ou lugares-comuns, acho que devemos avançar sem nos preocuparmos muito com o preconceito alheio.

O malandro do Sam já me está a dar trabalho para o fim de semana, logo agora que queria ir passear... Acho que, como mencionei anteriormente, esse é um aspecto puramente marginal neste conto específico. Seria um bocado como usar uma imagem de uma quinta para ilustrar a capa d'Os Maias: até ha trechos que se passam numa quinta, mas simplesmente há imagens que transmitem muito melhor o que se passa na obra.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 30 Apr 2014 18:11

Bugman wrote:
vampiregrave wrote:Por mim, desde que faça sentido tendo em conta o conteúdo da obra, caso nos permita destacar das aborrecidas interpretações literais, ou lugares-comuns, acho que devemos avançar sem nos preocuparmos muito com o preconceito alheio.

O malandro do Sam já me está a dar trabalho para o fim de semana, logo agora que queria ir passear... Acho que, como mencionei anteriormente, esse é um aspecto puramente marginal neste conto específico. Seria um bocado como usar uma imagem de uma quinta para ilustrar a capa d'Os Maias: até ha trechos que se passam numa quinta, mas simplesmente há imagens que transmitem muito melhor o que se passa na obra.

Bem, mas pelo menos estamos todos de acordo. A questão agora é mesmo avaliar se a imagem é apropriada tendo em conta o conteúdo da obra. O Sam tem estado a ultimar a versão EPUB, assim que ele terminar faço a leitura final e dou a minha opinião.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2014 20:05

Não esperava que aquela sugestão "impassiva" viesse a originar um debate destes, haha - mas considero interessante ter agora sucedido no Adamastor, porque de certa forma é uma velha questão inerente ao "mundo editorial" que volta e meia sobe à tona de água, nem sempre pelas melhores razões.

O que acho que é há uma série de pontos em discussão que entretanto se emaranharam todos uns nos outros sem ganho para o conjunto.

Por partes:

1 - Eu não estou propriamente a fazer campanha para publicar aquela imagem com a nudez explícita (isto se ela for a vencedora da votação, que é coisa que ainda está por determinar) — considero que a versão cortada (literalmente :mrgreen: ) se adequa da mesma forma à capa da obra. Não é a nudez nem as "mandarinas" em concreto que estou a querer associar à obra, é a imagem no seu todo, considerando ainda que ela exibe uma carantonha malévola e um quadro na parede que evoca motivos orientais e serpentes... . Mas por outro lado é certo que o texto realmente contém algumas referências ao sexo (sem nunca utilizar esta palavra), e aos seios femininos, sempre pela via da tentação ou das consequências práticas de nela ter caído, por mergulho de cabeça, o personagem principal. Logo mais à noite coloco alguns trechos exemplificativos. Ou seja, com ou sem corte, considero a imagem apropriada para figurar na capa do livro, porque reflete um dos temas principais da narrativa.

2 - Decorrente disto, que fique expresso que não me faz diferença o corte (embora tenhamos de "consensualizar" o sítio onde este é aplicado :twisted: ). O que me faz diferença é desconsiderar a imagem por esta eventualmente não exprimir o teor do livro. De todas as que foram aqui colocadas até agora, é a que considero mais próxima do espírito da obra. Pode haver melhores, mas eu ainda não dei com elas — e digamos que passei algumas horas à procura... Estou naturalmente espectante para ver sugestões vossas.

3 - Quanto ao aspecto marginal dos atributos mamários, Bugman, tens razão. São de facto marginais, mas, como referi no ponto 1, não foram estes em concreto que me fizeram pender para a escolha daquela imagem.

4 - Assim por alto, posso justificar cada uma das imagens que coloquei aqui: a primeira é a única que tem um Mandarim a aparecer, decréptio, e acompanhado por uma jovem mulher, que no contexto da obra será a viúva com quem Teodoro pondera casar a determinada altura; a segunda foi a uma imagem que encontrei com um motivo oriental (ainda que o título aponte para o Japão) e uma mulher desnuda — aponta para as orgias e devaneios sexuais de Teodoro; as duas seguintes são duas das paixonetas de Teodoro na narrativa, a primeira uma jovem aristocrata de Lisboa, e a segunda a "generala" e mais o seu cãozito de estimação; a quinta imagem é o "pomo da discórdia" que andamos a debater; a sexta espelha na perfeição o ambiente decadente que Teodoro encontra ao longo da viagem que faz rio acima na China, à procura do Mandarim; e finalmente a última alude às aparições de um pequeno Mandarim que assolam Teodoro ao longo do livro, e como consequência do "crime" que cometeu.

5 - Aquele pudim foi mesmo a primeira coisa em que pensei para a imagem da capa, mas aqui sou sensível ao argumento de que não transmite bem o sabor do livro. :D :D :D

6 - O Epub estará pronto até sexta, portanto, se quiserem aproveitar o formato por motivos de conveniência... ;)

-- EDIT ---

Bugman, não adies por favor nenhum compromisso ou ideia de passeio para o FDS — o Vampire concordará comigo, mas penso que não há pressa nenhuma para chegar à publicação, sendo que pelo meio ainda falta alguém fazer revisão ao meu trabalho, ou seja, a sugestão de imagens para a capa e a consequente votação podem perfeitamente aguardar mais um tempo. Digamos que o trabalho principal, que eu demorei um ano para me decidir a começar, está feito, pelo que mais semana menos semana não faz neste momento diferença nenhuma. Prefiro aguardar e poder contar com mais sugestões para a votação. :tu:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 01 May 2014 00:54

O ficheiro EPUB está praticamente concluído e, em termos de texto para leitura propriamente dita, está mesmo finalizado — pronto para quem quiser avançar. Podem descarregar a partir da respectiva pasta na Dropbox. :) Vampire, penso que podes colocar "em carteira", para se alguém estiver disponível/interessado no processo de revisão.

Entretanto tive curiosidade de conhecer que capas há para aí a circular nas edições no mercado: a pesquisa do google dá nisto.

A maioria das abordagens com algum interesse (e alguma são realmente boas) tem a arte feita "por encomenda", para ilustrar um ou vários temas presentes no livro. As outras esquivam-se com Mandarins "genéricos", motivos orientais e retratos do Eça... :whistle:

Return to “Obras Concluídas”