A Ruiva - Fialho de Almeida [Concluído]

Que imagem escolheria para a capa de «A Ruiva»?

Poll ended at 12 Jul 2014 10:51

Jeune fille coiffant ses cheveux, de Renoir
4
44%
Death and the Maiden (1915), de Egon Schiele
5
56%

Total votes: 9

miriuska
Panfleto

Re: A Ruiva - Fialho de Almeida [Em Desenvolvimento]

Postby miriuska » 28 Mar 2014 23:19

Publiquei o seguinte na página Lisboa Desparecida, de MAriva Tavares dias:
"Olá, faço parte do Projecto Adamastor e andamos à procura de fotos/imagens da Lisboa de 1880, nomeadamente de ilhas operárias ou da porta do carro do hospital de São José para ilustrar A Ruiva, de Fialho de Almeida. Têm de ser imagens de domínio público. Têm algum material que nos possa ajudar? Obrigada

Alguns dados: uma pintura de Lisboa encardida e recalcada, e dos barros industriais desprotegidos e selvagens do fontismo [Fontes Pereira de Melo]; cadáver a preto e branco de uma jovem não muito bonita mas com uma bela cabeleira ruiva; C. vive numa ilha operária clandestina, para os lados da Ajuda."

Aguardo resposta, mas se alguém descobrir alguma coisa neste sentido para o projecto, óptimo.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 29 Mar 2014 00:59

Vou ver se encontro alguma coisa. Creio que a BNP também tem arquivos fotográficos.

Edit: Existe funcionalidade de pesquisa no arquivo municipal (têm é marca de água, possivelmente teríamos de requisitar autorização).
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sa ... ?filter=AF

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 31 Mar 2014 12:26

Terminei ontem a comparação com a versão do Círculo de Leitores. Mais umas achegas. Vou agora espero que para a leitura final desta revisão. Será que quem reviu alguma das obras do Eça poderia fazer a leitura final antes da conversão? São autores da mesma época e possivelmente analisou algumas das questões que me surgem.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Mar 2014 12:31

miriuska wrote:Terminei ontem a comparação com a versão do Círculo de Leitores. Mais umas achegas. Vou agora espero que para a leitura final desta revisão. Será que quem reviu alguma das obras do Eça poderia fazer a leitura final antes da conversão? São autores da mesma época e possivelmente analisou algumas das questões que me surgem.

Coloca os ficheiros no Dropbox então. Eu faço a conversão para EPUB e uma leitura integral. Envio também email geral para verificar se mais alguém está interessado em colaborar nesta última fase.

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 31 Mar 2014 15:11

vampiregrave wrote:
miriuska wrote:Terminei ontem a comparação com a versão do Círculo de Leitores. Mais umas achegas. Vou agora espero que para a leitura final desta revisão. Será que quem reviu alguma das obras do Eça poderia fazer a leitura final antes da conversão? São autores da mesma época e possivelmente analisou algumas das questões que me surgem.

Coloca os ficheiros no Dropbox então. Eu faço a conversão para EPUB e uma leitura integral. Envio também email geral para verificar se mais alguém está interessado em colaborar nesta última fase.

Ainda não está pronto. Quando estiver eu largo tudo no sítio certo e passo a bola. Obrigada.

miriuska
Panfleto

Re: A Ruiva - Fialho de Almeida

Postby miriuska » 25 Apr 2014 23:53

Mais sugestões:

http://www.wikipaintings.org/en/edgar-d ... the-mirror
Image
«No fundo do espelhinho estanhado, a sua figura iluminada pela vela de sebo tinha uma curva nítida e delicada. Sorriu-se para mostrar os dentes, pequeninos e miúdos, de gatazinha branca. E dilatou-se num vasto contentamento interior: era bela, de uma compleição tenuíssima e nervosa, toda feita de anemias.»

e ainda

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
Image
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
Image

Ainda não desisti de fotografias/gravuras de época de Lisboa, mas entretanto ficam estas

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 26 Apr 2014 10:59

Editei o post para incluir as imagens. O problema das últimas duas será, eventualmente, a resolução. É também necessário requisitar autorização para as utilizar.

Uma pesquisa por «ardina» no arquivo municipal devolveu alguns resultados interessantes (ia jurar que já tinha falado deste arquivo algures, parece-me uma das melhores fontes possíveis para imagens de Lisboa antiga). Um exemplo:

Edit: Uma pesquisa por outras palavras-chave óbvias, como cemitério ou hospital, também retorna uma quantidade considerável de resultados.

Image

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 27 Apr 2014 11:53

vampiregrave wrote:Vou ver se encontro alguma coisa. Creio que a BNP também tem arquivos fotográficos.

Edit: Existe funcionalidade de pesquisa no arquivo municipal (têm é marca de água, possivelmente teríamos de requisitar autorização).
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sa ... ?filter=AF

Grande achado! Acho que aqui temosnais material. Obrigada

miriuska
Panfleto

Postby miriuska » 27 Apr 2014 12:09

vampiregrave wrote:Editei o post para incluir as imagens. O problema das últimas duas será, eventualmente, a resolução. É também necessário requisitar autorização para as utilizar.

Uma pesquisa por «ardina» no arquivo municipal devolveu alguns resultados interessantes (ia jurar que já tinha falado deste arquivo algures, parece-me uma das melhores fontes possíveis para imagens de Lisboa antiga). Um exemplo:

Edit: Uma pesquisa por outras palavras-chave óbvias, como cemitério ou hospital, também retorna uma quantidade considerável de resultados.

Image

Mais umas:
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x- ... 1&Tipo=PCD

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/xa ... 1&Coluna=1

São é fotos a preto e branco e mais tristes, desoladas. Não sei se o tal banho a laranja para dar a ideia da ruiva aqui resulta.
Se calhar a ruiva ao espelho (Degas) acaba por ser a mais adequada. Ficam as ideias, logo se vê na votação.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 27 Apr 2014 14:15

Selecciona então 2-3 das que encontraste, que tenham melhor resolução e que te pareçam adequadas. A votação normalmente tem 5-6 opções. Eu fico-me pelas duas que apresentei inicialmente.
Claro está que, no caso destas do arquivo, teremos de obter autorização prévia para o seu uso.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Apr 2014 14:22

Boas,

Uma questão: o que têm os ardinas a ver com o enredo de A Ruiva em concreto?

Agrada-me a pintura de Degas mas, face à sinopse que li da história, parece-me demaisado ... "luminosa"...

Entretanto vou preparar umas sugestões para colocar aqui, mesmo não conhecendo o teor da história nem as suas "essências".

EDIT - aqui estão:

Madame Poupoule at Her Dressing Table (1989), de Henri de Toulouse-Lautrec
Image

The Embrace (1917), de Egon Schiele
Image

Cemetery Entrance (1925), de Caspar David Friedrich
Image

Kügelgen' Tomb (1922), de Caspar David Friedrich
Image

-- E ainda a que me parece, assim à distância, a mais apropriada face aos temas/personagens:

Death and the Maiden (1915), de Egon Schiele
Image
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 27 Apr 2014 23:08

Por mim: Madame Poupoule at Her Dressing Table

Se não se usar a dos portões do cemitério, é favor transferir para o tópico da Morgadinha. ;)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Apr 2014 08:52

Viva a fartura :P Bem, assim sendo vou começar a editar o post original com as imagens que vão a votação. Vou reduzir a minha sugestão a apenas uma imagem. Peço-vos que, das que sugeriram, seleccionem 2-3, para não termos mais imagens que votos :mrgreen:

Eu ainda não li na íntegra, vou fazê-lo assim que a Miriam tiver terminado a revisão, mas deixo aqui uma análise que pode ajudar:
http://andersonpimenta16.blogspot.pt/20 ... alise.html

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Apr 2014 09:23

Por mim iam a votos o Renoir, o Degas e o Toulouse-Lautrec.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “Obras Concluídas”