A Ruiva - Fialho de Almeida [Concluído]

Que imagem escolheria para a capa de «A Ruiva»?

Poll ended at 12 Jul 2014 10:51

Jeune fille coiffant ses cheveux, de Renoir
4
44%
Death and the Maiden (1915), de Egon Schiele
5
56%

Total votes: 9

Samwise
Realizador

Re: A Ruiva - Fialho de Almeida [Em Desenvolvimento]

Postby Samwise » 09 Jul 2014 22:19

Bugman wrote:A primeira conjuga. A menos que aches que se desvia da temática, o que não creio, ou do título, o que evidentemente não o faz, conjuga ambas.

A primeira conjuga o quê ao certo? (era essa a minha questão) Não só não conjuga nada, como a única aproximação possível em relação à obra é mesmo o título. Como referi atrás, usar esse quadro ou esta imagem na capa era igual.

Não acho que se desvie ou que se aproxime da temática. Não tem nada por onde se possa relacionar com a temática. Nada.

Também não tem nada a ver com a personagem, que é escanzelada e desmazelada. :gen068:

Já o segundo quadro relaciona-se: 1) com o ser/estar da personagem, 2) bastante com uma parte da narrativa, 3) com o tom decadente e miserabilista da obra (que é quase como um Dickens desprovido de humor, nas suas descrições da pobreza social e moral), e 4) com o título.

Gostava de ouvir a tua opinião sobre este segundo quadro, acerca do que o "despromove" na tua consideração em relação ao primeiro. :pipoca:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Jul 2014 22:33

Também me parece mais apropriada a segunda: distancia-se do título, mas ilustra muito melhor a temática do conto.
Acaba por ser um dos problemas da votação, dado que não estamos a restringir o voto apenas a quem leu a obra. Por outro lado, se assim fosse, quantos poderiam votar :mrgreen: ?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Jul 2014 22:35

Mas o Bugman leu-a, ainda por cima... :P :P :P

(leste, não leste? :X )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Jul 2014 22:38

Samwise wrote:Mas o Bugman leu-a, ainda por cima... :P :P :P

(leste, não leste? :X )

Leu.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 10 Jul 2014 00:53

Ora bem, eu não tendo lido a obra "ainda" selecionei a segunda opção porque a mesma apresentava uma flexibilidade estética maior para compor a capa pela Anybunny. Se fosse necessário só aparecer uma cabeça ruiva na capa a artista gráfica fazia uns passes de mágica Photoshop/ zoom e pumba estaria pronta.
A primeira imagem é menos dotada para a magia gráfica.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Jul 2014 10:20

MAGG wrote: fazia uns passes de mágica Photoshop/ zoom e pumba estaria pronta.

:mrgreen: :tu:

Samwise wrote:
Já o segundo quadro relaciona-se: 1) com o ser/estar da personagem, 2) bastante com uma parte da narrativa, 3) com o tom decadente e miserabilista da obra (que é quase como um Dickens desprovido de humor, nas suas descrições da pobreza social e moral), e 4) com o título.

... 5) a obra é narrada pelo (médico que fez a autópsia *) à Ruiva - dado apresentado no final da obra.

I rest my case. Pumba! :P

* EDIT - Isto na verdade é uma interpretação bastante livre de minha parte, porque não se fala nem em autópsia nem em médico... apenas as circunstâncias que rendilham o último parágrafo podiam apontar para a curiosidade profissional de um médico sobre um cadáver que lhe tenha passado pelo bisturi.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Jul 2014 00:05

Bom, pelo menos está a ser uma segunda volta participada e renhida.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Jul 2014 07:48

É impressão minha ou a escolha da imagem de capa está mais complicada que a conversão?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 11 Jul 2014 08:25

Samwise wrote:(...)
(...)

Derivando desta opinião do Samwise, considerando que ele leu a obra e eu não, tendo consideração pelas próprias opiniões do referido ^_^ , alterei o meu voto passando a votar na segunda opção. :bye:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Jul 2014 08:36

Thanatos wrote:É impressão minha ou a escolha da imagem de capa está mais complicada que a conversão?

Tem sido uma tendência ultimamente :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Jul 2014 01:04

pco69 wrote:
Samwise wrote:(...)
(...)

Derivando desta opinião do Samwise, considerando que ele leu a obra e eu não, tendo consideração pelas próprias opiniões do referido ^_^ , alterei o meu voto passando a votar na segunda opção. :bye:

Noted. :friends:

Mas considera por igual que o Bugman também leu este mesmo livro e tem uma opinião (aparentemente) oposta à minha, e, já agora, à do Vampire... ^_^

Eu não consigo digerir uma capa de aspecto bonito num livro de aroma tão regularmente sórdido e "pantanoso" quanto este (isto sem colocar aqui a qualidade literária da prosa ao barulho).

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Jul 2014 11:39

Eu li o livro sim senhora, já há algum tempo. Sinceramente ainda tenho fresca a discussão que tivemos a propósito d' O Mandarim. Na altura as minhas preocupações eram mais de ordem com a imagem do projecto, mas não deixei de notar que a propostas do Sam são um bocado interpretativas. Pessoalmente, e destaco aqui o pessoalmente, acho que uma capa não deve ser tão interpretativa como o Sam se propõe. No caso d' O Mandarim a escassez de imagens assim o obrigava, no caso d' A Ruiva, não me parece que seja assim.

A primeira imagem dá-nos uma Ruiva, de classe social indistinta (ao contrário de uma proposta anterior, em que a classe contrariava a Ruiva da obra). A imagem que o Sam defende já levanta o véu para um dos aspectos da obra, mas sem uma ligação imediata. Nesse sentido surgem as ligações que eu referia anteriormente.

O carácter interpretativo de quem propõe as imagens estão patentes no facto de os três fulanos que leram a obra terem visões diferentes sobre o que pode ser a capa. Pode ser claramente que houve diferentes situações que causaram impacto no leitor. Daí as discussões que o T ressalva (e as d' O Mandarim foram bem mais acentuadas e demoradas).
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Jul 2014 14:19

Bugman wrote:Eu li o livro sim senhora, já há algum tempo. Sinceramente ainda tenho fresca a discussão que tivemos a propósito d' O Mandarim. Na altura as minhas preocupações eram mais de ordem com a imagem do projecto, mas não deixei de notar que a propostas do Sam são um bocado interpretativas. Pessoalmente, e destaco aqui o pessoalmente, acho que uma capa não deve ser tão interpretativa como o Sam se propõe. No caso d' O Mandarim a escassez de imagens assim o obrigava, no caso d' A Ruiva, não me parece que seja assim.

A primeira imagem dá-nos uma Ruiva, de classe social indistinta (ao contrário de uma proposta anterior, em que a classe contrariava a Ruiva da obra). A imagem que o Sam defende já levanta o véu para um dos aspectos da obra, mas sem uma ligação imediata. Nesse sentido surgem as ligações que eu referia anteriormente.

O carácter interpretativo de quem propõe as imagens estão patentes no facto de os três fulanos que leram a obra terem visões diferentes sobre o que pode ser a capa. Pode ser claramente que houve diferentes situações que causaram impacto no leitor. Daí as discussões que o T ressalva (e as d' O Mandarim foram bem mais acentuadas e demoradas).

Pessoalmente, considero bastante úteis e estimulantes estes debates pré-e-enquanto-votação. ^_^

Quando estou a votar sem ter lido uma obra, não posso colocar ponderação nenhuma em factores interpretativos como faço nos outros casos, mas quando o posso fazer, então essa ponderação passa a ter um peso acentuado nas minhas escolhas - admito e penso que é a forma como me sinto mais "justo" em relação a uma escolha.

No caso de o Mandarim, concordo na íntegra com a tua mini-análise.

Quanto a esta votação em concreto, penso apenas que a identificação imediata que referes só se coloca em relação ao título, porque que no restante, e decorrente da leitura, essa identifição cedo se esfumaria.

Ainda assim, penso que há por aí umas quantas capas que levariam a debates muito mais acessos em torno da sua adequação à obra, caso os votantes as tivessem lido... :whistle: :P

vampiregrave
Livro Raro

Re: A Ruiva - Fialho de Almeida [Concluído]

Postby vampiregrave » 18 Jul 2014 10:49

Acabo de disponibilizar o eBook no nosso website, podeis divulgar à vontade :P :

Image

Anibunny
Edição Única

Re: A Ruiva - Fialho de Almeida [Concluído]

Postby Anibunny » 18 Jul 2014 11:18

Ainda acho que ficava melhor uma selfie minha em bikini... mas vocês lá sabem, a gente trabalha com o que tem XD

Return to “Obras Concluídas”