Sinopse
O Que Fazem Mulheres (1858), por sua vez, é centrado em duas personagens femininas, que são retratadas de forma ambígua pelo narrador camiliano. O romance conta a história de Ludovina, moça bela, de procedência genealógica fidalga, porém sem dote. Era cortejada por Ricardo de Sá, que a considerava uma mulher “abaixo dos [seus] cálculos. Lisonjeia um amante, mas não pode satisfazer as complicadas necessidades dum marido” (CASTELO BRANCO, 1983, p. 1249). Desmascarado por Angélica, mãe da moça, Ricardo resolve deixá-la; com isso, Ludovina, instada pelo pai, Melchior Pimenta, e convencida por sua mãe, resolve deixar-se casar com João José Dias, um brasileiro de torna-viagem rico, porém velho, feio e excessivamente gordo.
No decorrer da trama, João José Dias começa a ter acessos de ciúmes, até que encontra um charuto no quintal de sua casa, o que para ele fica sendo a prova final do adultério, e tenta matar o homem que julgava ser o amante de sua esposa. António de Almeida, no entanto, era amante de Angélica, e depois descobrimos ser o verdadeiro pai de Ludovina. A moça, contudo, resolve assumir a culpa pela sua mãe, apesar de o brasileiro ter descoberto a verdade, tendo enlouquecido de remorsos por julgar ter assassinado um homem injustamente. Almeida, porém, não havia morrido, e, a pedido de Ludovina, abandona a sua mãe. A moça cuida do marido até o seu restabelecimento, e depois resolve acompanhar a sua mãe ao convento – para a opinião pública, no entanto, era Angélica que estava acompanhando a filha adúltera. No capítulo final, denominado “Suplemento”, o narrador heterodiegético encontra Marcos Leite, o amigo que lhe contara a história. O rapaz conta como encontrou Ludovina no convento e se apaixonou por ela, tendo sido ignorado nas suas investidas. No final, Marcos Leite fica indignado pelo fato de a moça, após a morte de sua mãe, ter voltado aos “braços asquerosos” do marido.
Imagens para votação
Self-portrait with Cigar, de Rik Wouters
Um charuto, atirado para o quintal da casa de José Dias, acaba por ganhar extrema importância, dado que este o encontra e toma como prova do adultério da esposa, trazendo-o consigo durante grande parte do romance; uma fixação quase doentia.

The Ball, de Julius LeBlanc Stewart
Porque a opinião pública é o móbil do romance, e também porque é devido a um baile que os ciúmes de José Dias o levam a cortar o vínculo com a sociedade.
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The Unequal Marriage, de Vasily Pukirev
Um detalhe da cara da noiva (José Dias é bastante diferente do noivo da pintura) parece-me apropriado, ilustrando uma certa resignação a um destino indesejado.

Vanity, de Auguste Toulmouche
Porque é também a vaidade, o desejo de exibir riqueza perante os demais, que leva aos casamentos por conveniência, pese embora a redundância.

Um charuto, atirado para o quintal da casa de José Dias, acaba por ganhar extrema importância, dado que este o encontra e toma como prova do adultério da esposa, trazendo-o consigo durante grande parte do romance; uma fixação quase doentia.

The Ball, de Julius LeBlanc Stewart
Porque a opinião pública é o móbil do romance, e também porque é devido a um baile que os ciúmes de José Dias o levam a cortar o vínculo com a sociedade.
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The Unequal Marriage, de Vasily Pukirev
Um detalhe da cara da noiva (José Dias é bastante diferente do noivo da pintura) parece-me apropriado, ilustrando uma certa resignação a um destino indesejado.

Vanity, de Auguste Toulmouche
Porque é também a vaidade, o desejo de exibir riqueza perante os demais, que leva aos casamentos por conveniência, pese embora a redundância.
