Céu em Fogo - Mário de Sá-Carneiro [Concluído]

Que imagem escolheria para ilustrar a capa de «Céu em Fogo»?

Poll ended at 06 Aug 2016 12:40

Female Nude Killed From Behind, de Eugene Delacroix
2
22%
Reclining Nude (Isabella), de Ernst Ludwig Kirchner
2
22%
The Selling Of The Shadow, de Ernst Ludwig Kirchner
1
11%
The Suicide, de Edouard Manet
0
No votes
Impression, sunrise, de Claude Monet
1
11%
A Boulevard In Paris, de Konstantin Korovin
3
33%

Total votes: 9

vampiregrave
Livro Raro

Céu em Fogo - Mário de Sá-Carneiro [Concluído]

Postby vampiregrave » 21 Apr 2016 09:10

Mais uma obra de um dos autores mais populares no nosso projecto. A base para o nosso texto será uma reprodução do original, assim como a recente edição da Bibliotrónica Portuguesa (já obtive a devida autorização). Em termos de edições impressas, encomendei esta colectânea da E-Primatur.

A lista dos contos/novelas incluídos:
A Grande Sombra
Mistério
O Homem dos Sonhos
Asas
Eu próprio o Outro
A Estranha Morte do Professor Antena
O Fixador de Instantes
Ressurreição

Quaisquer sugestões para imagem de capa serão bem-vindas :tu:

Breve descrição da obra
"Escritas em 1915, um ano depois de A Confissão de Lúcio, as novelas de Céu em Fogo revelam alguns dos leit-motiv caros a Sá-Carneiro: o tédio perante um quotidiano banal, e por isso insuportável, a fuga para mundos fantásticos ou quiméricos, a obsessão da morte e do suicídio como únicas soluções.
O que atrai as personagens (evidentes projecções do Autor) é o raro, o invulgar, o inesperado, o bizarro, o espantoso, o alucinatório até à loucura, mas, perante o implacável de um mundo que rejeita tosa a infracção às suas normas, todas essas aspirações trazem a marca da frustração.
Na altura da publicação, Céu em Fogo gerou um ambiente de escândalo, dividindo as opiniões dos críticos. Era a época em que a gente bem-pensante olhava, com irónico desprezo, para os recém-chegados ao mundo das letras como eram, por exemplo, Mário de Sá-carneiro ou Fernando Pessoa."

Imagens para votação

MAGG
Livro Raro

Re: Céu em Fogo - Mário de Sá-Carneiro [Em Desenvolvimento]

Postby MAGG » 26 Apr 2016 19:56

Um quadro de Turner :) .

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 05 May 2016 01:33

Sim é mesmo a esse autor a que me referia ( especialmente as opções dos pôr do sol e incêndios ).

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 05 May 2016 08:33

MAGG wrote:Sim é mesmo a esse autor a que me referia ( especialmente as opções dos pôr do sol e incêndios ).

Depois de ler todos os contos vou ver se encontro algo apropriado na obra do pintor. :tu:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 20 Jul 2016 09:59

Caríssimos, quem estiver interessado em colaborar na leitura final pode entrar em contacto comigo e eu envio o ficheiro EPUB. Dentro em breve coloco algumas imagens aqui e dou início à votação.

camorim
Rascunho

Postby camorim » 21 Jul 2016 10:24

Esta obra é de uma densidade e complexidade, pelo que resolvi deixar aqui um resumo da versão da Wook que põe tónica na temática preponderante:

"Escritas em 1915, um ano depois de A Confissão de Lúcio, as novelas de Céu em Fogo revelam alguns dos leit-motiv caros a Sá-Carneiro: o tédio perante um quotidiano banal, e por isso insuportável, a fuga para mundos fantásticos ou quiméricos, a obsessão da morte e do suicídio como únicas soluções.
O que atrai as personagens (evidentes projecções do Autor) é o raro, o invulgar, o inesperado, o bizarro, o espantoso, o alucinatório até à loucura, mas, perante o implacável de um mundo que rejeita tosa a infracção às suas normas, todas essas aspirações trazem a marca da frustração.
Na altura da publicação, Céu em Fogo gerou um ambiente de escândalo, dividindo as opiniões dos críticos. Era a época em que a gente bem-pensante olhava, com irónico desprezo, para os recém-chegados ao mundo das letras como eram, por exemplo, Mário de Sá-carneiro ou Fernando Pessoa."

Assim, sugiro as seguintes imagens:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 21 Jul 2016 12:08

É um bom resumo. Quanto às sugestões, agrada-me especialmente o estilo da última; não conhecia o autor. Vou tentar terminar a minha pesquisa o quanto antes, para adicionar mais alguma imagens e partirmos para a votação.

O eBook, fora possíveis correcções identificadas durante a leitura final, está terminado. Acabo também de receber o respectivo ISBN.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Aug 2016 12:49

Votação aberta durante cinco dias. Duas escolhas por utilizador, com possibilidade de alterar a escolha até terminar o prazo.

As minhas sugestões são as seguintes (tentando ilustrar outras vertentes que não as tratadas nas sugestões da Cláudia):

The Suicide, de Edouard Manet
Uma das temáticas recorrentes nas novelas que compõem a obra.
Image

Impression, sunrise, de Claude Monet
Parece-me que o impressionismo é apropriado. Trata-se, no entanto, da clássica sugestão em que se interpreta à letra o título, sendo talvez a que tem uma ligação mais ténue com o conteúdo do livro.
Image

A Boulevard In Paris, de Konstantin Korovin
Paris é referida e enaltecida diversas vezes, um símbolo de civilização.
Image

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Aug 2016 13:07

Para mim o Korovin ganha já a dianteira. ;)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Aug 2016 13:09

Bugman wrote:Para mim o Korovin ganha já a dianteira. ;)

Já estás a guardar um voto para lixares o esquema mais à frente não é :whistle:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Aug 2016 14:49

Olha, tenho dois votos. Se calhar guardo mesmo um! :mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 01 Aug 2016 16:16

Quando na escolha há mulheres nuas... deixa-me logo satisfeito :P
Não conhecendo a obra, e escolhendo entre duas mulheres nuas, vou pelo "nu frontal" :whistle: :D
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 01 Aug 2016 16:38

Empate :) ... kidding!

Return to “Obras Concluídas”