Guia de Edição

vampiregrave
Livro Raro

Re: Guia de Edição

Postby vampiregrave » 26 Mar 2015 09:52

Bugman wrote:Então... Dia lá no caso dos termos blá blá blá, Dum, doutro, donde. Também já vi algures que nos p'ras se deve escrever pra (muito contra o meu "saber").

No caso da Morgadinha posso fazer isso daqui para a frente (vou sensivelmente a 30%), porque até agora já apaguei os teus comentários que estão para trás (não todos, só os referentes a vírgulas em excesso, vírgulas em falta e, lá está, estas contracções/desdobramentos).

Ok, estava a fazer confusão. A questão ramifica-se em dois pontos:

- Elisões por apóstrofo para as quais existe contracção correspondente - Aqui temos vindo a actualizar para a contracção, respeitando as variantes do original, ou seja, se na mesma obra aparecer, por exemplo, «d'um» e «de um», actualizamos o primeiro caso para «dum» e mantemos o segundo conforme o original.

- Elisões para as quais não existe contracção correspondente - O exemplo mais comum que me ocorre: d'amor. Aqui temos duas opções:
(1) Desenvolver: «de amor».
(2) Manter a elisão: «d'amor».
Até à data, a opção mais comum no projecto tem sido a primeira. O que proponho aqui é passarmos a optar pela segunda.

Quanto à Morgadinha, se quiseres, quando chegares sensivelmente a 50%, podes criar um Word com a parte que reviste e eu começo logo a minha passagem. Sempre é melhor que começar só quando terminares, dada a dimensão da obra.

Return to “Critérios de Edição e Revisão”