Fórum Fantástico

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
dracopt
Livro de Bolso

Fórum Fantástico

Postby dracopt » 24 Jul 2010 18:28

Image

Como tinha ficado prometido no ano passado, o Fórum Fantástico está de volta, de 12 a 14 de Novembro de 2010, com a sua mistura única de entretenimento e reflexão.

Esta nova edição, a realizar na Biblioteca Municipal de Telheiras, em Lisboa, marca o retorno de um conceito já estabelecido, continuando a evolução no sentido de uma maior abrangência. Tendo sido iniciado como um evento eminentemente literário, o FF tem-se alargado progressivamente também a outros media (ilustração, cinema, banda desenhada, etc.), sempre que isso faça sentido na sua intenção de se focar no género Fantástico.

As linhas mestras são mantidas, nomeadamente o incentivo à produção e estudo do género Fantástico e o contacto entre criadores, editores, críticos, académicos e público em geral. Além disso, o FF2010 será o mais eclético, um verdadeiro albergue geek!

Começamos por divulgar a fabulosa ilustração criada propositadamente pelo Pedro Marques para o cartaz desta edição do evento. Nos próximos dias serão divulgadas mais informações, nomeadamente quanto aos convidados, nacionais e estrangeiros.

http://forumfantastico.wordpress.com/

urukai
Edição Única

Re: Fórum Fantástico 2010 (12-14 Novembro, Lisboa)

Postby urukai » 24 Jul 2010 18:31

I will try to be there! :D

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 25 Jul 2010 10:16

Parabéns pelo Fórum Fantástico, vou tentar ir pois nunca fui.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 26 Jul 2010 18:56

Começamos por divulgar o nome de seis escritores cuja presença no evento está já confirmada, três nacionais e três estrangeiros. Ao longo dos próximos meses, até Novembro, serão gradualmente revelados os restantes convidados, nesta e noutras áreas, para o Fórum Fantástico 2010.

Stephen Hunt

Escritor britânico, lançou recentemente o quarto volume da sua bem sucedida série steampunk Vitoriana. A mesma série que a editora Saída de Emergência irá estrear em português, com o primeiro volume, A Corte do Ar, a lançar no Fórum Fantástico 2010 com a presença do autor.
Stephen Hunt é também o responsável pelo site de notícias SF Crowsnest, umas das principais fontes de informação sobre o Fantástico na net.

http://www.sfcrowsnest.com/author/index.php
http://www.sfcrowsnest.com/index.php

Peter V. Brett

Vindo dos Estados Unidos, Peter V. Brett originou uma sensação ao lançar a ambiciosa série A Noite dos Demónios. Iniciada com O Homem Pintado, publicado entre nós pela editora Gailivro no ano passado, este volume de cerca de mil páginas foi seguido recentemente pela publicação do seu seguimento, A Lança do Deserto. A Noite dos Demónios é actualmente de uma das mais conceituadas séries de fantasia épica.

http://www.petervbrett.com/

Ricardo Pinto

Este ano foi finalmente publicado um dos finais mais aguardados de uma série de fantasia. Trata-se de O Terceiro Deus, lançado pela Editorial Presença, que encerra a série A Dança de Pedra do Camaleão. Iniciada há doze anos, esta série de três volumes adoptou, também pelo seu processo de escrita, uma maturidade invejável.
Ricardo Pinto, nascido em Portugal, está desde os seis anos de idade radicado na Escócia, e é um autor reconhecido pelo público e pela crítica no mundo anglo-saxónico.

http://www.ricardopinto.com

David Soares

Sobejamente conhecido do público português, tanto no campo literário como no da banda desenhada, David Soares volta a lançar, após dois romances particularmente bem sucedidos, uma nova colectânea de contos, em exclusivo no Fórum Fantástico 2010.
Mais um lançamento da editora Saída de Emergência, que tem apostado na implantação de David Soares como um dos escritores maiores da literatura fantástica nacional.

http://cadernosdedaath.blogspot.com/

Afonso Cruz

Apesar de alegar em sua defesa que publica há poucos anos, o multi-facetado Afonso Cruz tornou-se rapidamente num autor de reconhecimento consensual; facto sublinhado pela atribuição este ano do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pela sua Enciclopédia da Estória Universal (publicado pela Quetzal).
Realizador de animação, escritor, músico, ilustrador, viajante e iniciado na arte de fazer cerveja, Afonso Cruz publicou também, entre outros, Os livros que devoraram o meu pai (Editorial Caminho).

http://afonso-cruz.blogspot.com/

João Pedro Duarte

Dotado de uma escrita, e de uma mordacidade, particulares, João Pedro Duarte lançou recentemente Uma Espécie de Sentido, uma «profecia humorística sobre uma sociedade matriarcal do séc. XXII». Potencialmente explosivo? Podem apostar; nesta movimentada ficção científica social, editada pela Esfera do Caos, que cativa logo nas primeiras páginas.

http://www.joaopedroduarte.net/

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 26 Jul 2010 21:14

Mnheca.. o Ricardo Pinto não era o que eu consideraria "internacional" (sim eu sei o homem é mais british que portuguese :P... still) irá haver mais nomes na lista?

urukai
Edição Única

Postby urukai » 26 Jul 2010 22:21

O Afonso Cruz foi uma agradável mas relativa surpresa. Pareceu-me um homem honesto e frontal. Alguém que sabe onde quer ir e como quer ir, o que acaba por lhe retirar um pouco a piada. Um artista, ainda para mais multifacetado como ele, quer-se imprevisível. De qualquer maneira hei-de dar uma hipótese à Enciclopédia da Estória Universal.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 27 Jul 2010 00:50

Anibunny wrote:Mnheca.. o Ricardo Pinto não era o que eu consideraria "internacional" (sim eu sei o homem é mais british que portuguese :P... still) irá haver mais nomes na lista?

Porque não? É mais reconhecido por lá do que por cá!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 27 Jul 2010 08:28

Anibunny wrote:Mnheca.. o Ricardo Pinto não era o que eu consideraria "internacional" (sim eu sei o homem é mais british que portuguese :P... still) irá haver mais nomes na lista?

Olá.
Ia haver mais um estrangeiro, bem sonante, mas infelizmente acabou de lançar um livro no seu país de origem e vai estar em tournée por lá na altura do FF.
Ou seja, os restantes nomes deverão ser nacionais. Mas estamos sempre atentos a possíveis convidados...

Rogério

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 27 Jul 2010 08:29

urukai wrote:O Afonso Cruz foi uma agradável mas relativa surpresa. Pareceu-me um homem honesto e frontal. Alguém que sabe onde quer ir e como quer ir, o que acaba por lhe retirar um pouco a piada. Um artista, ainda para mais multifacetado como ele, quer-se imprevisível. De qualquer maneira hei-de dar uma hipótese à Enciclopédia da Estória Universal.

Faz isso, e vais apanhar uma surpresa total! ;)

Abraço,
Rogério

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2010 09:32

O programa já foi anunciado.

12 de Novembro, Sexta-Feira:
14:30 – Abertura.
15:00 – Painel “Clássicos da Ficção Científica Portuguesa”, com Luís Filipe Silva, António de Macedo, João Barreiros e João Seixas.
16:00 – Painel “Nova Fantasia Portuguesa para Novos Leitores”, com Fábio Ventura, Bruno Martins Soares e Bruno Matos.
17:00 – Painel “Arte Fantástica”, moderado por Ana Maria Baptista.
18:00 – Intervalo.
18:30 – Lançamento “A Simbólica do Espaço em O Senhor dos Anéis”, com a autora Maria do Rosário Monteiro.
19:00 – Painel “Fantasia Portuguesa no Feminino”, com Madalena Santos, Inês Botelho e Susana Almeida.
13 de Novembro, Sábado:
10:30 – A Mecânica da Escrita Fantástica (I) – “Worldbuilding”, por Ricardo Pinto.
11:15 – A Mecânica da Escrita Fantástica (II) – “Invented Technology and Atmosphere”, por Stephen Hunt.
12:00 – A Mecânica da Escrita Fantástica (III) – “Characters and Characterization”, por Peter V. Brett.
14:30 – “Fórum Fantástico: 5 anos, e agora?”, à conversa com Rogério Ribeiro e Safaa Dib.
15:00 – Painel “Lisboa Fantástica”, moderado por Rui Tavares, com João Barreiros, David Soares e Octávio dos Santos.
16:00 – Cinema Fantástico Português – Curtas.
17:00 – Intervalo.
17:30 – Lançamento “A Luz Miserável”, com o autor David Soares.
18:00 – À Conversa com Ricardo Pinto, por João Seixas.
18:30 – À Conversa com Stephen Hunt, por Luís Corte-Real.
19:00 – À Conversa com Peter V. Brett, por Pedro Reisinho.
19:30 – Sessão conjunta de autógrafos.
14 de Novembro, Domingo:
10:00 – Kafeeklatsch – Blogues Nacionais do Fantástico (em local a combinar).
11:30 – A Mecânica da Escrita Fantástica (IV) – “Quando a Realidade se mistura com o Fantástico”, por David Soares.
12:15 – A Mecânica da Escrita Fantástica (V) – “Noções de Guionismo Cinematográfico para Contistas e Romancistas”, por Luís Pereira (Monomito Argumentistas).
15:00 – Sugestões de Leitura, com Ana Cristina Alves e João Barreiros.
15:30 – Painel “Banda-Desenhada”, com Filipe Melo, Nuno Duarte, Osvaldo Medina, Rui Ramos, Fil, André Oliveira e Diogo Carvalho.
17:00 – Painel “Fantástico como forma literária”, moderado por João Morales, com Afonso Cruz e João Pedro Duarte.
18:00 – Intervalo.
18:30 – Cinema Fantástico Português – Curtas.
20:00 – Encerramento.
Durante o evento estará disponível uma Feira do Livro Fantástico, gerida pela livraria Dr. Kartoon.

Para mais informações consulte o site: http://forumfantastico.wordpress.com/
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 02 Nov 2010 10:53

11:15 – A Mecânica da Escrita Fantástica (II) – “Invented Technology and Atmosphere”, por Stephen Hunt.
12:00 – A Mecânica da Escrita Fantástica (III) – “Characters and Characterization”, por Peter V. Brett.

Agora sim estou mad por o evento não ser no Porto :( Parecem as únicas sessões a ter em conta :(

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 02 Nov 2010 13:36

Thanatos wrote: 13 de Novembro, Sábado:
10:30 – A Mecânica da Escrita Fantástica (I) – “Worldbuilding”, por Ricardo Pinto.

Ani, olha que qualquer deles me interessaria mas com especial enfoque no segundo...
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2010 14:34

Eu vejo vários motivos de interesse mas provavelmente apenas comparecerei às sessões de sábado e domingo. Sexta é completamente impossível.

Penso que entre estas sessões deve haver um intervalo para o almoço: 12:00 – A Mecânica da Escrita Fantástica (III) – “Characters and Characterization”, por Peter V. Brett.
14:30 – “Fórum Fantástico: 5 anos, e agora?”, à conversa com Rogério Ribeiro e Safaa Dib.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Nov 2010 12:14

Se eu fosse mauzinho diria que faltava aí um painel dedicado à dedicação que o fandom não demonstra, mas como não sou... :twisted:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Nov 2010 12:17

Bugman wrote:Se eu fosse mauzinho diria que faltava aí um painel dedicado à dedicação que o fandom não demonstra, mas como não sou... :twisted:

Deve falar-se disso nesta conversa: 14:30 – “Fórum Fantástico: 5 anos, e agora?”, à conversa com Rogério Ribeiro e Safaa Dib.

Seja como for parece que depois do puxão de orelhas da Safaa ontem a apresentação da revista Bang! esteve mais recheada. Isto só lá vai com alfinetes e recados. :P

Hoje a ver se apanho algumas sessões dos Mensageiros das Estrelas, graças à greve.

Return to “Notícias Literárias”