Livrarias que merecem destaque

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 16 Jun 2005 08:55

Ler Devagar
A livraria Ler Devagar conquistou um espaço importante no panorama cultural lisboeta. E por dois motivos porque apostou nos fundos de catálogo e porque se apresentou assumidamente como ponto de encontro das esquerdas.

Numa altura em que as livrarias quase só exibem novidades, em rotação apressada, é excelente termos alguém atento aos livros discretos, desaparecidos, desconhecidos ou mesmo aparentemente esgotados no circuito normal. Para os coleccionistas (como eu), a Ler Devagar é o sítio ideal para encontrar aquele romance de Maria Ondina Braga ou aquele livro de poemas de Mário Dionísio que faltavam na biblioteca caseira. Mas a livraria tem também uma boa selecção de estrangeiros, com destaque para autores nas áreas do surrealismo, dadaísmo, situacionismo e esquerdismos de toda a espécie. Há igualmente livros de arte, de teatro, de ciências sociais, muitas revistas, uma secção de discos. O visitante pode folhear calmamente a sua saborosa descoberta enquanto toma um café ou se estende num sofá.

Depois, a Ler Devagar promove lançamentos, visionamentos, debates, exposições, workshops. Nem todos possuem tendência marcadamente política, mas sempre contribuem para arregimentar alguma esquerda com vocação cultural, que aproveita para comprar clássicos marxistas ou curiosidades canhotas. Não que a Ler Devagar se mostre sectária mesmo um assumido direitista (como eu) pode frequentar com gosto e proveito a livraria, que até exibe nas estantes alguns direitistas extremos (Evola, Jünger, Cioran). É, em suma, uma livraria alternativa, inspirada em cooperativas como a resistente Abril em Maio (mas muito mais ampla, mais ecuménica e em local mais aprazível). Lembremos que a própria FNAC francesa começou como cooperativa trotskista.

A Ler Devagar está situada num espaçoso piso térreo à entrada do Bairro Alto. A localização não podia ser mais apropriada nem o interior mais agradável. Acontece que o novo proprietário do prédio pretende que o espaço fique vago nos próximos meses. E não é fácil encontrar outro espaço igualmente amplo e central.

In Diário de Notícias

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Samwise » 16 Jun 2005 09:45

Neste local costuma haver... de vez em quando... uns "cadernitos" chamados "Hyperdrivezine"... :lol:

Trabelhei numa empresa lá mesmo ao lado durante uns anos.

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 20 Jun 2005 08:32

A livraria Ler Para Querer funciona num espaço próprio da Livraria Ler Devagar. É a concretização de um projecto da arqueóloga Mafalda Borges Coelho e da linguista Catarina Magro, que há cerca de um ano decidiram lançar um espaço especializado em literatura infanto-juvenil, para preencher o que consideraram ser uma lacuna em Lisboa, à excepção, na altura, da secção infantil da Barata em Campo de Ourique. [Agora existem também as livrarias História Com Bicho (Barcarena), Pequeno Herói (Lisboa) e Salta Folhinhas (Porto)].

A oferta não é apenas dos dois mil títulos criteriosamente seleccionados, "escolhemos os livros um a um, em termos de textos e ilustrações, e organizamo-los de forma a que os clientes se orientem". A empresa, que se define vocacionada para a promoção do livro e da leitura, também organiza feiras do livro, sessões de leitura e dramatização de contos infantis, além de visitas de autor. E às quartas-feiras, pelas 18.00, faz-se silêncio no livraria para se ouvir contar histórias.

in Diário de Notícias

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 13 Jan 2006 21:07

É improvável que hoje a Livraria Lello seja visitada por figuras da mesma estirpe de Guerra Junqueiro, Aurélio da Paz dos Reis, Afonso Costa ou Abel Botelho, que, há exactamente um século, fizeram do acto inaugural uma das mais concorridas sessões públicas da história do Porto no século XX.

Da autoria de Xavier Esteves, o "formoso templo ao divino culto da emoção e da ideia" atraiu ao edifício da Rua das Carmelitas uma multidão de entusiastas do livro ou simples curiosos, rendidos "à riqueza de tons do grande vitral, ao recorte gracioso das janelas, à balaustrada da galeria ou à fachada em estilo neogótico", como descreveram os jornais da época.

Todavia, se a concorrência crescente a a dispersão de iniciativas inviabilizam o regresso ao passado, o fascínio exercido pelo local que já foi apelidado de "a mais bela livraria do Mundo", esse, mantém-se.

"Respeitar o passado, injectando modernidade", é a fórmula pela qual se rege Antero Braga, o empresário do sector que, há 11 anos, se dispôs a travar a decadência do espaço, ao encetar obras de remodelação.

Precursora ao longo do seu rico historial - iniciativas, hoje vulgares, como o 'cartão fidelidade' ou os cafés-literários realizaram-se pela primeira vez entre nós na livraria portuense -, a Lello não se quer contentar com o estatuto de ícone cultural e turístico da cidade. "A qualidade do atendimento e o stock vasto são dois dos alicerces do nosso trabalho", garante Antero Braga, ciente de que "continua a haver um público que não se fica pelos 'best sellers'".
In Jornal de Notícias

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 13 Jan 2006 21:10

Utopia: Ponto de paragem obrigatório, a livraria de Herculano Braga é um reduto de liberdade por excelência, ou não fizesse dos livros de cariz alternativo a sua oferta principal, ainda que não exclusiva. (Rua da Regeneração, nº 22 - Porto).Index

Inaugurada há dois meses, destaca-se na oferta livreira pela excelência das condições, ideais para fruir um livro enquanto se ouve uma banda-sonora a preceito. (Rua D. Manuel II - Porto).

Poetria: Livraria temática de poesia e teatro, não se limita à venda de livros. Sessões de lançamento e tertúlias poéticas fazem parte do cardápio regular de iniciativas. (Rua das Oliveiras, 72 - Porto. )

Académica: A devoção pelos livros nutrida por Nuno Canavez detecta-se mal se entra das montras elaboradas às prateleiras que recusam a ditadura do 'best seller', o espaço é um convite à descoberta. (Rua dos Mártires da Liberdade, nº 10 Porto)

Pulga: Além dos livros com a chancela das Edições Mortas, a Pulga (liderada pelo poeta e editor António da Silva Oliveira) disponibiliza títulos que só a muito custo se encontram nas livrarias comerciais. (Centro Comercial Itália - Rua Júlio Dinis, Porto).

Garfos & Letras: Que a literatura também pode ser um hino aos sentidos, eis uma verdade evidente nesta loja vocacionada para a vertente gastronómica. (Rua Cândido dos Reis, nº 18 - Porto).

Clube Literário: A existência curta não invalida que o Clube Literário do Porto se distinga pela dinâmica, dos lançamentos aos recitais, passando pelos colóquios. (Rua Nova da Alfândega, nº 22 - Porto).

In Jornal de Notícias

ApoK
Enciclopédia
Posts: 798
Joined: 31 Dec 2004 11:55
Location: Porto
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby ApoK » 14 Jan 2006 00:29

Pois é a Livraria Lello é qualquer coisa de fabuloso. Tem uma aura que lhe infere vida própria, respira-se cultura naquele lugar. O edifício é lindíssimo e o interior revestido de livros dão ao espaço um ar de verdadeiro antro literário. Para os amantes do livro é um local a não perder aquando de uma visita ao Porto.

Estão lá afixados alguns quadros com assinaturas de muitos famosos, entre os quais destaco um contrato de venda dos direitos de publicação d'Os Maias assinado pelo próprio Eça de Queiróz... podemos passar meia hora a olhar para aquela folha de papel...
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 04 Jul 2006 11:10

Num artigo publicado no The Guardian, Jeremy Mercer apresenta uma listagem das dez melhores livrarias do mundo e diz:

As livrarias são santuários. São lugares para perder-se e escapar das duras exigências da vida, encontrar formas de sonhar e novas fontes de inspiração. Amo todos os livreiros; quem ajuda a propagar a palavra está a fazer um trabalho nobre. As minhas livrarias favoritas são as dos independentes e dos excêntrico que funcionam com paixão, enamorados dos livros...

1. Atlantis Books, Santorini, Grécia
2. Shakespeare and Co, 37 rue de la Bucherie, Paris.
3. Bookartbookshop, 17 Pitfield St, Londres.
4. Clovis Press, 229 Bedford Avenue, Brooklyn, Nova Iorque.
5. Calder Bookshop, 51 The Cut, Londres.
6. La Bouquinèrie, 88 La Canebiere, Marselha.
7. City Lights, 261 Columbus Avenue, San Francisco.
8. This Ain't The Rosedale Library, 483 Church Street, Toronto.
9. Abbey Books, 29 rue de la Parcheminerie, Paris.
10. Compendium Books, 234 Camden High Street, Londres.

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Samwise » 04 Jul 2006 12:48

Interessante...

Três delas são em Londres.

No site da "Shakespeare and Co", vejam lá estas sugestões, organizadas pelo staff local: http://www.shakespeareco.org/staff_picks.htm

Gostei deste nome para uma livraria: "This Ain't The Rosedale Library"...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 08 Jul 2006 10:01

A livraria Pára e Lê, situada em Vila Praia de Âncora, é essencialmente um pequeno espaço de tertúlia, onde os amigos se encontram para dialogar e partilhar as letras e os livros . É um espaço de família e afectos literários, onde os livros não são o usual mero objecto comercial. No escaparate podemos encontrar o bom gosto e a boa qualidade da literatura contemporânea.

Página da Livraria Pára e Lê

Fonte: Blogue A Casa dos Sonhos do Sono

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 31 Jul 2006 16:18

A Livraria Livrododia, situada em Torres Vedras, na Avenida General Humberto Delgado e na Praça Machado Santos, vende livros, edita e organiza actividades culturais. Segundo um texto colocado no seu Blogue, durante este ano os responsáveis pela livraria:

- sorriram muitas vezes ao ver entrar novos clientes na livraria
- encheram as prateleiras com novidades folhadas
- animaram a cidade de Torres Vedras com a vinda de autores
- colocaram a poesia na rua
- lançaram novos autores e ilustradores na edição
- ressuscitaram o Jaime Batalha Reis
- promoveram os autores da terra
- fizeram acreditar que ir a uma livraria ainda pode ser um acto de cultura
- aprenderam mil e uma maneiras mais para fazer aquilo que já tínhamos ideia de saber
- conheceram pessoas que vão ficar para sempre
- continuam a sonhar e a perseguir o livro perfeito para cada um dos seus clientes.

LivrodoDia.pt - Espaço Virtual da Livraria

Blogue:Livraria Livrododia - O Blogue

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby Cerridwen » 17 Dec 2006 16:23

Fundada em 1998 por Fanny Denayer, uma cidadã belga que se deixou conquistar por Portugal e por Coimbra, a livraria Dr. Kartoon foi, durante mais de 8 anos, uma referência da bd em Portugal, tendo passado pela livraria grandes nomes da bd internacional, como François Schuiten, Sfar e Etienne Schréder e também autores nacionais, cuja história se cruza com a da loja.

Não só os que por lá passaram em sessões de autógrafos, como José Carlos Fernandes, Miguel Rocha e David Soares, mas também nomes como os de Relvas, Daniel Maia e Ricardo Ferrand, que trabalharam também na livraria, em contacto directo com os seus leitores.

Com o regresso à Bélgica da Fanny este Outono, Coimbra, que acabava de ver a sucursal local da BdMania encerrar as portas, arriscava-se a ficar sem nenhuma livraria de bd. Foi esse panorama negro que levou um grupo de apaixonados pela bd nas suas mais diversas formas, a juntar-se numa empresa - a Andróides, Lda. - que agora toma conta da livraria, prosseguindo com o trabalho, sem deixar de introduzir um cunho pessoal e uma dinâmica que se vinha perdendo.
Fonte: Bedeteca

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby acrisalves » 17 Jan 2007 13:26

LIVROS EM SALDO - Ler Devagar na ZDB
(de 21 de Dezembro a 20 de Janeiro 2007)
4ª a Sábado das 18 às 24 horas

Livros a 0,50€, a 1€, a 2€, a 5€ e a 10€

A LER DEVAGAR vai saldar a preços sem concorrência a totalidade do seu stock.

Para além dos milhares de livros em saldo com preços entre os 50 cêntimos e os 10 euros, todos os outros títulos e os CDs serão vendidos a preços de custo, com descontos entre os 20 e os 50%. As novidades que estiverem sujeitam à lei do preço fixo terão descontos de 10%.

Vá até lá, comprove e compre:

CDs, álbuns, ficção, ensaio, história, ciências sociais, artes, dicionários, viagens, livros antigos e livros raros, edições exclusivas, primeiras edições.

Sá-Carneiro, Rilke, Pessoa, Óscar Wilde, Virgínia Wolff, Goethe, Beaudelaire, Sade, Almada Negreiros, Stendhal, Ovídio, Kafka, Poe, Gorki, Salazar, Artaud, Eça, Camilo, Engels, Boris Vian, Karl Kraus, Stirner, Jorge de Sena, Resende, Debord, Jorn,

Saramago, Lopes-Graça & etc.

________________________________________

Livraria Ler Devagar reabre na sexta-feira
16.01.2007 - 18h25 Lusa

A livraria Ler Devagar, que durante seis anos foi um dos mais concorridos espaços de animação cultural do Bairro Alto, em Lisboa, reabre na próxima sexta-feira, anunciou hoje à Lusa José Pinho, fundador da livraria.

A livraria fechou em 2005 quando os proprietários do edifício onde estava instalada decidiram fazer obras e transformá-lo num condomínio.

A nova Ler Devagar, com uma área de 80 metros quadrados, será "uma livraria especializada em Literatura (autores portugueses e estrangeiros) e Filosofia" e "um local de encontros, concertos, lançamentos e conferências", afirmou José Pinho. A livraria deverá continuar no Bairro Alto.

Reabertura com recital da pianista Vera Prokic

A reabertura da Ler Devagar será assinalada com um recital da pianista Vera Prokic.

A livraria estará aberta até às 02h00 da madrugada todas as quintas-feiras, sextas e sábados, e às quartas-feiras fechará à meia-noite.

Durante seis anos, a Ler Devagar acolheu centenas de debates, lançamentos de livros, encontros com artistas, recitais de poesia, sessões de música e exposições.

Publico

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby acrisalves » 26 Feb 2007 22:31

Última vez que lá fui , estava na Galeria Ze dos Bois, mas a senhora disse a um cliente que já tinham aberto lá em baixo. Pelo que entendi, sim, já re-abriram.


Return to “Notícias Literárias”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron