Livrarias que merecem destaque

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
michele_pickel
Livro de Bolso

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby michele_pickel » 22 Nov 2008 17:48

Nightcrawl wrote:Livraria Centésima Página

Uma livraria bastante convidativa que fica perto da minha casa, e eu gosto bastante de passar por lá, 1º porque tem um atendimento fantastico e 2º porque tem de tudo um pouco, se eu quiser uma revista de BD posso ir la, se quiser um livro de poesia vou lá na mesma...

Centésima Página
A Centésima Página é uma mais do que uma livraria, é um espaço multiusos que combina o prazer da leitura com os outros prazeres da vida. As mesas de consulta convidam a parar para um café ou um chá. Fica em Braga, na Praça da Faculdade de Filosofia.
Pela proximidade com a Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, esta área é obviamente um dos destaques da livraria, bem como a poesia e a banda desenhada. Mas o sucesso da Centésima Página está para além das escolhas que exibe nas suas prateleiras.

As acções que a livraria organiza passam por espectáculos de dança infantil ou ainda os eventos gastronómicos, como é o caso das "Quartas-feiras Literárias", que se realizavam no Café Tribuna e que a livraria retoma em Outubro. Trata-se de refeições feitas a partir de receitas retiradas de livros como sejam uma sopa de nabiças de Leonardo da Vinci, uma feijoada de Vinicius de Moraes ou ainda um arroz doce segundo a receita de Eça de Queirós.

in Publico.pt

Site: http://www.centesima.com/

FiL

Já para não falar das instalações, uma maravilhoso edifício barroco.
<!--coloro:#008000--><span style="color:#008000"><!--/coloro--><a href="http://ms-scotty.deviantart.com/" target="_blank"><!--coloro:#8b0000--><span style="color:#8b0000"><!--/coloro-->deviantart<!--colorc--></span><!--/colorc--></a><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro--><!--coloro:#8b0000--><span style="color:#8b0000"><!--/coloro--> .<!--colorc--></span><!--/colorc--><br /><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--coloro:#008000--><span style="color:#008000"><!--/coloro--><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro-->...<!--colorc--></span><!--/colorc--><br />With bloody hands, I say good-bye.<br />- <i>Frank Miller</i><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--fonto:Times New Roman--><span style="font-family:Times New Roman"><!--/fonto--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><br /><a href="http://ms-scotty.deviantart.com/" target="_blank"><br /><!--fonto:Times New Roman--><span style="font-family:Times New Roman"><!--/fonto--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo--></a><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc-->

azert
Edição Única

Postby azert » 22 Nov 2008 18:27

... com um jardim onde pousam pássaros chilreantes, enquanto saboreamos uma fatia de quiche e folheamos um livro.
Image Image

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 22 Nov 2008 18:27

Hum... quanto à tema do Colombo, concordo. Bestas quadradas... ou cúbicas.

Quanto à Byblos , acho várias coisas....

Primeiro , que raio de investimento a médio prazo é este, que se vai em meses? Lojas grandes como o El Corte Ingles demoraram a ter a sua clientela e a rentabilizar o estabelecimento.

Segundo, apesar de ter encontrado, nos últimos tempos, coisas que não estava a encontrar noutros lados, acho que um ponto em que falharam redondamente foi em abrirem a loja sem metade do prometido, ou seja, com a mesma oferta que uma FNAC / Bertrand; sem o prometido robot funcional e sem o tal falado sistema de busca disponível no interior da loja... sim, aqueles monitores interactivos até são engraçados, mas tentei por duas vezes procurar qualquer coisa e desisti em pouco tempo.

Terceiro, falta de espaços para leitura - no primeiro piso tinham um banco corrido, no meio da loja; no segundo piso tinham um círculo de cadeiras no qual nunca vi lá ninguém sentado. Também no meio de uma sala, por baixo de um holofote e que pelas razões descritas eram tudo menos confortáveis.

Uma ideia boa, um espaço mal explorado. E apesar de a localização não ser das melhores, se tivessem tido a oferta prometida, talvez tivessem conseguido captar e manter a clientela.

chinaski
Encadernado a Couro

Postby chinaski » 24 Nov 2008 12:18

acrisalves wrote:Uma ideia boa, um espaço mal explorado. E apesar de a localização não ser das melhores, se tivessem tido a oferta prometida, talvez tivessem conseguido captar e manter a clientela.

Não há volta a dar à regra da localização. A localização dita a dimensão do negócio que podes ter. Isto é elementar. A byblos era um loja de aquários no deserto do sahara.

Dadupe
Manifesto

Postby Dadupe » 24 Nov 2008 12:27

Por acaso é a memória que tenho da Tema é que os funcionários são bestas quadradas. Desde uma senhora de idade até um homem que tem aspecto de ser mandão naquilo.
Já na Av. da liberdade eles tinham um quiosque e era a mesma coisa e na livraria da praça da alegria (que penso que era dos mesmos donos) o mesmo se passava. Eu escolhia sempre a concorrência sempre que podia devido a isso...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Nov 2008 14:19

Dadupe wrote:(...)
Já na Av. da liberdade eles tinham um quiosque e era a mesma coisa e na livraria da praça da alegria (que penso que era dos mesmos donos) o mesmo se passava. Eu escolhia sempre a concorrência sempre que podia devido a isso...

Se a livraria de que falas é a que penso, não era dos mesmos donos. Era a Destarte e calhava ser fornecedora de livros estrangeiros para a Tema, daí que talvez encontrasses na Tema livros com o autocolante da Destarte. A loja/armazém deles ficava na rua paralela à Praça da Alegria.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Nov 2008 14:19

Dadupe wrote:(...)

Se a livraria de que falas é a que penso, não era dos mesmos donos. Era a Destarte e calhava ser fornecedora de livros estrangeiros para a Tema, daí que talvez encontrasses na Tema livros com o autocolante da Destarte. A loja/armazém deles ficava na rua paralela à Praça da Alegria.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Dadupe
Manifesto

Postby Dadupe » 24 Nov 2008 15:14

Agora que falas era a Destarte sim, mas vi os mesmos funcionários em alturas diferentes nas duas livrarias...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Nov 2008 18:42

Dadupe wrote:Agora que falas era a Destarte sim, mas vi os mesmos funcionários em alturas diferentes nas duas livrarias...

Também é possível. Pelo que percebi a Destarte para o fim da vida já não era a mesma coisa. Vai na volta o tipo da Tema (ando há dois dias a tentar lembrar-me do nome do homem e não me vem à memória :tongue:) comprou aquilo.

No entanto tenho ideia que a livraria na Praça da Alegria já fechou. Estou enganado?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 Nov 2008 17:23

O Blogtailors tem mais umas fotos das lojas da Quasi. Quanto mais vejo aquilo mais me parece um pesadelo da Ana Salazar geneticamente entrosado com o Calatrava.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Nov 2008 17:32

Aquele aspecto de sede dos X-men, depois de lá colocados os livros, resultou num aspecto de cozinha de hotel...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Nov 2008 18:37

Durante o mês de Novembro irão abrir portas mais 4 livrarias Bertrand, localizadas nas Caldas da Rainha, Guarda, Barreiro e Olivais.

Com este acrescento, a rede actual passa a contar com 57 pontos de venda.

via Blogtailors

Dadupe
Manifesto

Postby Dadupe » 27 Nov 2008 21:18

Thanatos wrote:Durante o mês de Novembro irão abrir portas mais 4 livrarias Bertrand, localizadas nas Caldas da Rainha, Guarda, Barreiro e Olivais.

Com este acrescento, a rede actual passa a contar com 57 pontos de venda.

via Blogtailors

Numa coisa tenho de dar a mão à palmatória.
Eles fazem uma rodagem de livros extraordinária nas montras e nas estantes. Aquilo nunca está bem no mesmo sítio.
Se por um lado é bom porque vemos sempre livros novos, por outro torna-se confuso quando se quer encontrar "aquele" livro que se viu "naquele" preciso local numa estante na semana passada...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 Dec 2008 12:52

Depois do fiasco que foi a «abertura» da nova Buchholz chega-nos a notícia da reabertura da Leitura, no Porto, pertencente ao grupo Bulhosa.

Pelo menos alguém neste país entende que na abertura duma livraria mais importante que as ministras e os séquitos de bajuladores habituais é necessário ter um espaço acabado e com livros. A visitar na Rua de Ceuta.

Ler texto de João Paulo Sousa aqui.

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 16 Dec 2008 23:08

Ainda bem que já abriu a Leitura! Acho que nunca procurei um livro que não conseguisse arranjar lá. Se não têm, encomendam, e já consegui inclusivamente alguns livros dos quais só existiam edições antigas e que, muito prestavelmente, lá me desencantaram.

Acho que falta referir, no Porto, a Latina, com o busto de Camões à esquina. Não tem o glamour do interior da Lello, mas é um espaço convidativo que aprecio bastante. :smile:

Return to “Notícias Literárias”