Livrarias que merecem destaque

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
pco69
Cópia & Cola

Re: Livrarias que merecem destaque

Postby pco69 » 28 Mar 2014 09:58

grayfox wrote:Uma ideia interessante:

Oslo abre livraria que só vende o 'Livro do Desassossego'

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior. ... cao=Livros

Como livraria, merece destaque. Como negócio em sí... :rolleyes:

Tou a pensar em abrir uma mercearia dedicada à ervilha. :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 28 Mar 2014 10:02

não me parece que o objectivo desta iniciativa seja fazer grande lucro!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Mar 2014 13:15

pco69 wrote:Tou a pensar em abrir uma mercearia dedicada à ervilha. :P

No caso dos legumes a coisa pia mais fino... Aqui no mercado há uma barraca que só vende batatas.

Quanto à livraria, imagino que haverão mil e uma edições da coisa, mil e uma línguas, mas também me parece que o fulano deve ter um plano B para meter ervilhas na mesa! :P

ADENDA: O fulano alugou o espaço por uma semana e vai ter direito a guitarra portuguesa e uma noite dedicada a Pessoa.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 13 Apr 2014 22:44

Já existe Fyodor Books no Norte e com uma nova promoção nos preços :) .

É já nesta Sexta-feira que a Fyodor Books vai iniciar um novo projeto no Mercado da Lionesa em Leça do Balio. De segunda a Sábado das 10h às 19h estaremos lá para vos receber.

Image

Mercado da Lionesa
Rua da Lionesa, 446
4465-671 Leça do Balio Leça Do Balio, Porto, Portugal

fontes: https://www.facebook.com/Lionesa.Desde1944/info
https://www.facebook.com/fyodorbooks

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 15 May 2014 16:15

Image

Nova loja na Avenida Óscar Monteiro Torres, n° 13,B,Campo Pequeno Lisboa

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 29 May 2014 16:44

Abriu uma nova livraria em Lisboa. ( que boa notícia :clap: )
Bookshop Bívar. Livros baratos, quase novos e em inglês

Leena Marjola sentia falta de livros baratos e em inglês quando se mudou para Lisboa, há dois anos. Sentiu tanta falta que decidiu ela própria abrir um negócio de livros em segunda mão. Não foi coisa que lhe tivesse passado pela cabeça quando vivia na Finlândia. "Sou uma pessoa de livros, mas a minha área é a contabilidade. Nunca tinha trabalhado nesse ramo", confessa a contabilista de 47 anos.

Spoiler! :
A finlandesa também nunca tinha estado em Portugal e foi o marido que sugeriu uma visita a Lisboa. "Ele já conhecia o país porque os pais dele moraram no Algarve nos anos 60", conta. Hippies? "Sim, o meu marido era um bocado hippie." Depois de 30 anos na Finlândia e um ano em Londres, "sempre a trabalhar demasiado, de manhã à noite", o casal decidiu mudar-se definitivamente para Lisboa. "Apaixonei-me por Lisboa", conta Leena. "E quando deixei o trabalho o meu marido disse-me que o melhor era virmos para cá para que não fosse tão fácil metermo-nos noutro trabalho", ri-se. Não resultou.

Há pouco menos de um mês, Leena Marjola abriu a sua livraria na Avenida Luís Bívar, uma zona improvável - ou talvez não tanto - para vender livros em inglês, a única coisa de que sentia falta em Lisboa - "na Fnac não há assim tantos e são caros". E porquê abrir uma loja perto de Picoas, longe da zona turística? "É que o meu target não são os turistas", esclarece. "Por isso preferi não abrir uma loja no centro da cidade. São as pessoas que vivem aqui, portugueses e estrangeiros que gostam de ler em inglês e que querem aprender mais. Quer dizer, também aceito turistas..."

A Bookshop Bívar, nome que ganhou graças à rua - "Tive sorte por ser um nome pequeno e fácil" -, ainda com poucas semanas de vida, já tem clientes famosos, como é o caso da escritora Alice Vieira, que decidiu divulgá-la na sua página de Facebook: "Juro que não tenho nenhuma comissão, mas abriu há duas semanas uma livraria só de livros ingleses e usados.
Paperbacks e outros. Baratos (se se comprar mais de um paga-se menos)", escreveu. "Ter uma livraria assim ao lado da minha casa sempre foi um sonho, esperemos que tenha vida longa."

Leena só soube que estava a cumprir o sonho de uma escritora através de uma amiga portuguesa, dona de um café em Helsínquia. "Nem sabia quem ela era. Foi essa amiga que me disse que tinha visto no Facebook e deu-me os parabéns. Eu só tinha conhecido uma senhora muito alegre e que, tal como eu, adorava livros, mas não fazia ideia que era escritora."

A livraria, com uma pequena montra de vidro que quase passa despercebida, ainda tem um ar imaculado. Talvez por Leena gostar muito de "organizar tudo", herança do trabalho de contabilidade, que de vez em quando ainda faz para fora, graças à internet. "Ainda há pouco um amigo fazia piadas no chat e dizia que achava que eu dava palmadas nas mãos das pessoas que tiravam os livros da ordem em que os tinha posto", ri-se. "Sou muito organizada."

Não é bem assim, mas ainda está tudo demasiado arrumado. A livraria é um "work in progress", diz Leena, que ainda tem caixotes por desempacotar. Grande parte dos livros foi encomendada em grandes quantidades de Inglaterra - "lá é assim, os livros são impressos em grandes quantidades e sobram", explica. Os que não são vendidos acabam por ficar em stock, muitos deles quase novos, como os que se encontram na Bookshop Bívar. "Os que estão muito danificados ponho na prateleira de baixo e vendo a um euro", diz Leena.

De Carré a Grey Na porta da livraria há um espanta espíritos que anuncia a chegada de clientes. Ainda são poucos, até porque Leena não fez publicidade à loja, mas aos poucos vão aparecendo. "O primeiro cliente levou-me os livros todos da Catherine Cookson", ri-se. Depois dele vieram outros com gostos muito diferentes. Há quem prefira "aqueles livros que não nos importamos se nos esquecermos deles na praia", outros que andam à procura de coisas específicas, biografias, por exemplo.
Por falar nisso, pegamos na biografia do Johnny Cash, com um aspecto quase novo.
Não fosse uma página estar dobrada em cima, nunca adivinharíamos tratar-se de um livro em segunda mão. Quem dobrou a página provavelmente desistiu do livro quase no início - se calhar não é muito bom, isto dos livros em segunda mão tem vantagens. Quando perguntamos o preço, Leena vai ver o preço na capa, cerca de 12 libras. "Hmmm, posso fazer a 5 euros", diz. Os preços não estão marcados e quase tudo é regateável, principalmente para os clientes que levam vários.

Há livros do John Le Carré, a colecção das "50 Sombras de Grey", livros de fantasia, bestsellers, mais uns quantos do Stephen Hawkin, livros de culinária e uma prateleira de viagens onde a Grécia domina grande parte dos guias. "A pessoa que me deu esses livros gostava muito da Grécia", esclarece Leena. Os preços dependem do estado do livro, mas geralmente não passam dos 5 euros, "mesmo para livros que na Fnac custem 17 euros".

Para já a Bookshop Bívar não compra livros em segunda mão. "A prioridade é pagar a renda e se começar a comprar livros não sei como vou sobreviver. Até porque tinha de estipular um preço e ainda tenho de investigar um bocado", explica Leena. O próximo passo é alargar a colecção de livros de crianças e expandir as prateleiras para as outras salas da livraria, que ainda estão desocupadas. "Em breve vamos ter também um clube onde vamos falar sobre livros", adianta.

E por falar em debate, quando lhe perguntamos o que acha dos ebooks torce o nariz. "Já tive um Kindle, até porque quando me mudei para Inglaterra era muito caro levar os meus livros todos, mas nunca me habituei a ele. Os ebooks são bons para estudar, as escolas é que deviam usá-los em vez de usarem manuais. Quantos deles são reciclados ou reaproveitados? Nesses casos acho que são bons."

l z l

Bookshop Bívar. Avenida Luís Bívar, 11, Lisboa. De terça a quinta, das 14h00 às 19h00; sextas e sábados das 10h00 às 17h00

Spoiler! :
Image
Image

p.s. já estou tramada :devil:

fonte: http://www.ionline.pt/artigos/liv/books ... ngls/pag/3

http://bookshopbivar.com/
https://www.facebook.com/bookshopbivar

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 21 Jan 2015 00:27

Livraria Solidária vende livros a favor da Associação de Trissomia 21 na cidadela de Cascais

Francisca Prieto, co-fundadora da Livraria Solidária Déjà Lu, com Mª Faria de Carvalho, começou por criar um blogue onde fazia leilões de livros já lidos.Tudo reverte 100% para Ass. Port. Trissomia 21

:bow: Projecto com boas pernas para andar.

Video -
http://observador.pt/videos/os-retratos ... ssomia-21/

O blogue era este http://dejalu4ds.blogspot.pt/ que passa a ter, a partir de Fevereiro, uma loja física.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 31 Jan 2016 22:57

A Fyodor books fechou :( :( :(

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 01 Feb 2016 14:06

MAGG wrote:A Fyodor books fechou :( :( :(

Bom...
Na verdade, não estava a ver como é que a coisa podia dar lucro.
E uma empresa sem lucro não dura.... :whistle:

De uma forma similar, tens a "Livraria Solidária" (post acima), mas esta conta com a vantagem de que os livros são-lhe muitas vezes oferecidos... :bbde:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Jack
Manifesto

Postby Jack » 01 Feb 2016 22:54

Mas o espaço do salão ideal não ficou sem livraria.

https://www.facebook.com/LivrariaMetamorfose/?fref=ts

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 02 Feb 2016 00:12

pco69 wrote:Bom...
Na verdade, não estava a ver como é que a coisa podia dar lucro.
E uma empresa sem lucro não dura.... :whistle:

De uma forma similar, tens a "Livraria Solidária" (post acima), mas esta conta com a vantagem de que os livros são-lhe muitas vezes oferecidos... :bbde:

Olha que muitos livros eram-lhes oferecidos ;) .

Eu sei . Já conheço a Livraria solidária ( Dejá Lu ) , já lá fui e acho que se tu lá fores ficarás também agradavelmente surpreendido ( tinham lá exemplares do Burbaker e Manara :devil: ) .

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 02 Feb 2016 00:13

Jack wrote:Mas o espaço do salão ideal não ficou sem livraria.

https://www.facebook.com/LivrariaMetamorfose/?fref=ts

Ui !!! Muito me contas Jack :D . Tenho que lá ir espreitar.

Return to “Notícias Literárias”